Michael Reynolds / EPA

O presidente eleito, Donald Trump, sequer olha na cara do presidente, Barack Obama. O clima foi tenso.

O presidente eleito, Donald Trump, sequer olha na cara do presidente, Barack Obama. O clima foi tenso.

O atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recebeu na quinta-feira na Casa Branca o presidente eleito, Donald Trump, como parte da transição de poder após a vitória do republicano na eleição de terça-feira.

Os dois se reuniram durante 90 minutos para discutir os detalhes sobre a transição de poder. Trump assumirá o governo no próximo dia 20 de janeiro.

O atual presidente, Barack Obama, se comprometeu a fazer “todo o possível” para ajudar Trump “a ter sucesso”. “Porque se você tem sucesso, então o país terá sucesso”, disse Obama a Trump.

Já o presidente eleito Donald Trump disse que “foi uma grande honra” se reunir com Obama e que por ele o encontro “poderia ter durado muito mais tempo”. O republicano acrescentou que espera receber conselhos do democrata no futuro.

Apesar do tom cordial de ambos, algumas fotos registradas na Casa Branca chegam a indicar um certo incômodo entre Obama e Trump, que trocaram duras críticas durante a campanha presidencial. Assessores deixaram escapar que o tom não foi tão cordial como divulgado oficialmente pela Casa Branca. Havia grande tensão entre os dois presidentes.

Donald Trump chamou Obama de “o pior presidente da história”; e Barack Obama afirmou que Trump não era “preparado para o cargo”.

O empresário de Nova York, agora presidente eleito, questionou repetidamente a legitimidade da nacionalidade de Obama, que nasceu no Havaí.

Foto de funcionários da Casa Branca chateados viraliza

Uma foto que representa funcionários desolados da Casa Branca está circulando no Twitter entre os democratas, que afirmam que a foto foi tirada do momento em que os funcionários da Casa Branca viram Trump chegar para a reunião com Obama, na quarta-feira (9).

Pelos vistos, a foto foi compartilhada inicialmente por uma mulher, que alegadamente se chama Emma Kennedy, de Londres.

“Por ora, todos nós somos estes funcionários da Casa Branca a assistirem como Obama está saudando Trump na qualidade do próximo presidente”, tweeteou ela na quarta-feira, anexando uma foto.

Depois que seu post viralizou, muitas pessoas começaram a usar a imagem para tweets deles, descrevendo-a como uma foto de funcionários desolados da atual administração a assistirem o início do encontro entre Obama e Trump.

Na realidade, a foto foi tirada quando o atual presidente estava discursando no Rose Garden no dia anterior, parabenizando Trump pela vitória. É bem evidente que Trump não estava presente durante este evento.

Afirmações que se espalharam por toda a rede foram logo desmistificadas pelo repórter sênior da Casa Branca no jornal norte-americano Politico, Edward-Isaac Dovere, que testemunhou o encontro entre Trump e Obama.

“Esta foto foi tirada ontem, quando Obama estava discursando sobre os resultados. Não hoje. Eu estou agora fora do Salão Oval, todos estão aqui à espera também”, disse ele.

DEIXE UM COMENTÁRIO: