Os astrónomos da missão espacial Neowise descobriram que dois corpos celestes estão se aproximando rapidamente da Terra, informou a NASA.
O primeiro objeto descoberto, o cometa C/2016 U1 Neowise, foi detectado pela primeira vez em 21 de outubro, e chegará ao ponto mais próximo do Sol em 14 de janeiro.
No que diz respeito ao segundo objeto, o 2016 WF9, os cientistas ainda não verificaram sua origem e se se trata de um cometa ou de um asteroide. Os especialistas afirmam que o objeto se assemelha a um cometa devido à sua órbita, mas parece não possuir a nuvem característica de pó e gás que define um cometa.
Mas o que se sabe é que esse objeto alcançará a órbita da Terra em 25 de fevereiro e se aproximará do nosso planeta a uma distância de 51 milhões de quilômetros (100 vezes mais que a distância entre a Terra e a Lua). O 2016 WF9 tem um quilômetro em diâmetro e que foi observado em 27 de novembro deste ano.
Nenhum destes objetos espaciais representa perigo para a Terra.
Os dois corpos celestes foram descobertos no âmbito da missão Neowise (NEO Wide-Field Infrared Survey Explorer), usando um telescópio de observação do espaço exterior com ondas infravermelhas.
O telescópio esteve em funcionamento de 14 de dezembro de 2009 até 17 de fevereiro de 2011, quando sua transmissão foi desligada.
Em agosto de 2013, a NASA decidiu reativar o WISE para uma nova missão de três anos, com a finalidade de procurar asteroides que podem, eventualmente, colidir com a Terra.
Ciberia // NASA / Sputnik News