Sim, há igrejas para ateus; e são cada vez mais

O declínio constante da religião no mundo ocidental está atualmente se revertendo no crescimento das chamadas igrejas ateístas.

De acordo com o Pew Research Center, os “religiosamente não filiados” são agora o segundo maior grupo religioso na América do Norte e na maior parte da Europa.

Stephen Bullivant, professor da St Mary’s University, em Londres, descobriu que mais de metade da população do Reino Unido não se identifica como sendo religiosa. “A ascensão dos não religiosos é indiscutivelmente o principal ponto da história religiosa britânica nos últimos 50 anos”, refere na introdução de seu relatório, intitulado A População Sem Religião da Grã-Bretanha.

Ao mesmo tempo, tem havido um crescimento no número de igrejas ateístas, que visam reproduzir grande parte da atmosfera do serviço da igreja, mas sem a religião.

Ao The Economist, Phil Zuckerman, professor de sociologia e estudos seculares do Pitzer College, na Califórnia, disse que o “pequeno grupo de pessoas que perdeu a fé em um ser sobrenatural ainda quer o espírito comunitário e as normas comportamentais que acompanham a experiência religiosa”.

Mas, afinal, o que são?

As igrejas ateístas assumem algumas das características de uma congregação religiosa, como o companheirismo, mas não crê em nenhuma divindade ou ser sobrenatural.

A igreja para ateus mais difundida nos últimos tempos é a Sunday Assembly – sob o lema “viva melhor, ajude com frequência, admire-se mais” – e foi criada em Londres, em 2013, pelos comediantes Sanderson Jones e Pippa Evans.

A maioria das pessoas que frequentam essas igrejas ateístas sente uma “maior satisfação com a vida”, graças ao poder da participação fortemente estimulado durante as reuniões.

Alain De Botton, um dos participantes da Sunday Assembly, defende que a nova geração religiosa deve tomar o lugar do sacerdócio. No entanto, apesar de apoiar o conceito de igrejas ateístas, considera que “nunca deveria ser chamado assim, porque ‘ateísmo’ não é uma ideologia em torno da qual nos reunimos”.

“É muito melhor chamá-lo de humanismo cultural“, defende o filósofo.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Realmente, a denominação como igrejas ateístas é extremamente equivocada, mas é compreensível porque ela advém de pessoas que não são ateias ou ainda para que se possa “traduzir” para quem é religioso, usando um termo que lhes são familiar. Isso porque os religiosos tem muita dificuldade em compreender um ateu, o que não acontece no sentido contrário. Alguns até aceitam, mas não conseguem entender e acreditam mesmo que seja um problema, um defeito, um desvio ou ainda que o ateu pode ser “curado”.
    Partindo dessa incompreensão, surge muito preconceito e inclusive, exclusão social. Neste sentido, imagino que esse agrupamento ateísta ofereça aos que participam sentimentos de conforto, pertencimento, identificação e sociabilização, sem que a descrença seja um problema, o que é fundamental para qualquer ser humano viver bem.

  2. A RELIGIÃO, PROMETE O PARAÍSO AOS SEUS FERVOROSOS, MAS FICA DIFÍCIL GARANTIR A ENTREGA….AGORA OFERECE PROSPERIDADE IMEDIATA, BONS EMPREGOS E O MILAGRE DA BOA AVENTURANÇA……
    FOGE DE UMA PROMESSA E CAI EM OUTRA…ACABAM DESACREDITANDO….O PARAÍSO É UMA QUIMERA….VIVER ETERNAMENTE SEM FAZER NADA,,,,NÃO LEVAMOS NOSSO CÉREBRO…..NÃO TEREMOS LEMBRANÇA DE NADA….FICAR SEM FAZER NADA..NÃO COME..NÃO DORME…NÃO DESCANSA…E NUMA MULTIDÃO DE BILHÕES DE PESSOAS…..COMO ENCONTRAR UM DOS NOSSOS?;;;
    JÁ QUE MORRE, 16 PESSOAS POR SEGUNDO NO MUNDO!!!!!!

  3. HOJE, HÁ MUITO MAIS SINCERIDADE ENTRE OS ATEUS DO QUE ENTRE OS RELIGIOSOS….CONFIAMOS MAIS NOS ATEISTAS DOS QUE NOS RELIGIOSOS QUE SÃO UM EXEMPLO DE FALSIDADE…

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Netanyahu é indiciado por corrupção pela Justiça israelense

A Justiça de Israel acusou nesta quinta-feira (21) o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, por uma série de crimes de corrupção, aprofundando ainda mais a crise política no país. O procurador-geral israelense, Avichai Mandelblit, indiciou o …

Processo de impeachment contra Trump deixa Ucrânia em posição difícil

Em meio a inquérito nos EUA, presidente Zelensky se vê num dilema: se confirmar pressão de Washington, perde a boa vontade de Trump. Se desmentir, arrisca fechar a porta para uma futura Casa Branca sob …

Caso Marielle: Moro defende Bolsonaro e fala em 'fraude' para envolver nome do presidente

  O ministro da Justiça, Sergio Moro, defendeu nesta quinta-feira o presidente Jair Bolsonaro (PSL), cujo nome nas últimas semanas esteve vinculado ao assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do seu motorista, no Rio de …

Príncipe Andrew vira centro de escândalo sexual

O príncipe Andrew do Reino Unido comunicou nesta quarta-feira (20/11) que decidiu se afastar da vida pública após o agravamento da controvérsia em torno de seu envolvimento com o milionário americano Jeffrey Epstein, acusado de …

Brasil é o maior hub de fintech da América Latina

O Brasil é o maior país da América Latina — tanto em massa quanto em população — e ocupa uma posição influente no cenário global. Depois dos Estados Unidos, o Brasil lidera a lista do …

Entomólogo dos EUA acredita ter identificado fósseis de insetos em Marte

O entomólogo William Romoser, professor emérito da Universidade de Ohio (EUA), analisou fotos captadas por rovers da NASA em Marte e afirma ter achado nelas fósseis de insetos. Romoser analisou detalhadamente estruturas parecidas a abelhas, bem …

China se irrita com decisão americana sobre Hong Kong e convoca diplomata

Pequim convocou nesta quarta-feira (20) um diplomata do alto escalão dos Estados Unidos após a adoção na terça-feira (19), pelo Senado americano, de um texto que apoia os "direitos humanos e democracia" em Hong Kong. Os …

Porteiro que citou Bolsonaro no caso Marielle recua em novo depoimento

O porteiro que citou o presidente Jair Bolsonaro nas investigações sobre a morte da vereadora Marielle Franco e do motorista, Anderson Gomes, depôs nesta terça-feira (19/11) à Polícia Federal e recuou da versão que havia …

Anistia Internacional denuncia mais de 100 mortes em protestos no Irã

ONG relata uso de munição real contra manifestantes e diz que total de mortos pode ser ainda maior. Presidente e líder supremo dizem que país teve êxito ao lidar com distúrbios provocados por inimigos externos. A …

Áustria decide sobre polêmica do destino da casa onde nasceu Hitler

Por enquanto, parece ter se encerrado a polêmica sobre qual destino dar à residência onde nasceu Adolf Hitler. O edifício, que fica na Áustria, se tornará uma delegacia de polícia, segundo anunciou o governo austríaco …