Sim, há igrejas para ateus; e são cada vez mais

O declínio constante da religião no mundo ocidental está atualmente se revertendo no crescimento das chamadas igrejas ateístas.

De acordo com o Pew Research Center, os “religiosamente não filiados” são agora o segundo maior grupo religioso na América do Norte e na maior parte da Europa.

Stephen Bullivant, professor da St Mary’s University, em Londres, descobriu que mais de metade da população do Reino Unido não se identifica como sendo religiosa. “A ascensão dos não religiosos é indiscutivelmente o principal ponto da história religiosa britânica nos últimos 50 anos”, refere na introdução de seu relatório, intitulado A População Sem Religião da Grã-Bretanha.

Ao mesmo tempo, tem havido um crescimento no número de igrejas ateístas, que visam reproduzir grande parte da atmosfera do serviço da igreja, mas sem a religião.

Ao The Economist, Phil Zuckerman, professor de sociologia e estudos seculares do Pitzer College, na Califórnia, disse que o “pequeno grupo de pessoas que perdeu a fé em um ser sobrenatural ainda quer o espírito comunitário e as normas comportamentais que acompanham a experiência religiosa”.

Mas, afinal, o que são?

As igrejas ateístas assumem algumas das características de uma congregação religiosa, como o companheirismo, mas não crê em nenhuma divindade ou ser sobrenatural.

A igreja para ateus mais difundida nos últimos tempos é a Sunday Assembly – sob o lema “viva melhor, ajude com frequência, admire-se mais” – e foi criada em Londres, em 2013, pelos comediantes Sanderson Jones e Pippa Evans.

A maioria das pessoas que frequentam essas igrejas ateístas sente uma “maior satisfação com a vida”, graças ao poder da participação fortemente estimulado durante as reuniões.

Alain De Botton, um dos participantes da Sunday Assembly, defende que a nova geração religiosa deve tomar o lugar do sacerdócio. No entanto, apesar de apoiar o conceito de igrejas ateístas, considera que “nunca deveria ser chamado assim, porque ‘ateísmo’ não é uma ideologia em torno da qual nos reunimos”.

“É muito melhor chamá-lo de humanismo cultural“, defende o filósofo.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Realmente, a denominação como igrejas ateístas é extremamente equivocada, mas é compreensível porque ela advém de pessoas que não são ateias ou ainda para que se possa “traduzir” para quem é religioso, usando um termo que lhes são familiar. Isso porque os religiosos tem muita dificuldade em compreender um ateu, o que não acontece no sentido contrário. Alguns até aceitam, mas não conseguem entender e acreditam mesmo que seja um problema, um defeito, um desvio ou ainda que o ateu pode ser “curado”.
    Partindo dessa incompreensão, surge muito preconceito e inclusive, exclusão social. Neste sentido, imagino que esse agrupamento ateísta ofereça aos que participam sentimentos de conforto, pertencimento, identificação e sociabilização, sem que a descrença seja um problema, o que é fundamental para qualquer ser humano viver bem.

  2. A RELIGIÃO, PROMETE O PARAÍSO AOS SEUS FERVOROSOS, MAS FICA DIFÍCIL GARANTIR A ENTREGA….AGORA OFERECE PROSPERIDADE IMEDIATA, BONS EMPREGOS E O MILAGRE DA BOA AVENTURANÇA……
    FOGE DE UMA PROMESSA E CAI EM OUTRA…ACABAM DESACREDITANDO….O PARAÍSO É UMA QUIMERA….VIVER ETERNAMENTE SEM FAZER NADA,,,,NÃO LEVAMOS NOSSO CÉREBRO…..NÃO TEREMOS LEMBRANÇA DE NADA….FICAR SEM FAZER NADA..NÃO COME..NÃO DORME…NÃO DESCANSA…E NUMA MULTIDÃO DE BILHÕES DE PESSOAS…..COMO ENCONTRAR UM DOS NOSSOS?;;;
    JÁ QUE MORRE, 16 PESSOAS POR SEGUNDO NO MUNDO!!!!!!

  3. HOJE, HÁ MUITO MAIS SINCERIDADE ENTRE OS ATEUS DO QUE ENTRE OS RELIGIOSOS….CONFIAMOS MAIS NOS ATEISTAS DOS QUE NOS RELIGIOSOS QUE SÃO UM EXEMPLO DE FALSIDADE…

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Tiroteio deixa morto e vários feridos em Washington

Uma pessoa morreu e várias outras ficaram feridas em um tiroteio ocorrido na noite desta quinta-feira nas ruas de Washington, D.C., conforme relatou a imprensa local. Até o momento, são poucas as informações disponíveis sobre o …

Nada de ETs: escurecimento da estrela mais estranha da galáxia poderia ter outra explicação

Astrofísicos teriam desvendado misterioso escurecimento da estrela de Tabby após levantarem hipótese de ação alienígena e de cometas. Trata-se da estrela mais estranha da Via Láctea. Desde o fim do século XIX, a estrela de Tabby …

Ex-ditador da Tunísia Ben Ali morre aos 83 anos na Arábia Saudita

O ex-presidente da Tunísia Zine Ben Ali, 83 anos, morreu nesta quinta-feira. Ben Ali sofria de câncer e estava hospitalizado há uma semana, informou seu advogado Mounir Ben Salha. O ex-ditador tunisiano vivia exilado em Jeddah …

A luta pela vida de bebê com doença rara que recebeu doações de quase 1 em cada 10 belgas

Quase um em cada dez belgas colaborou com a campanha de um casal para arrecadar 1,9 milhão de euros (cerca de R$ 8,6 milhões) e salvar a vida de seu bebê. Pia, de nove meses, tem …

Fukushima: absolvidos três ex-dirigentes da empresa Tepco

Três ex-dirigentes da empresa Tepco foram absolvidos nesta quinta-feira (19), por um tribunal de Tóquio, que determinou que não podem ser considerados culpados pelas consequências da catástrofe nuclear ocorrida em Fukushima em 2011, após um …

Israel vive impasse político após eleição sem vencedor claro

Resultado oficial confirma que nenhum partido conseguiu obter maioria e indica cenário complicado para a formação de coalizões estáveis. Proposta de governo de unidade nacional levanta dúvidas sobre futuro de Netanyahu. Um dia após as eleições …

Rússia e China criarão frota de satélites que darão Internet rápida à Terra

Em projeto conjunto, Rússia e China irão desenvolver uma frota de satélites que deverá fornecer Internet rápida ao nosso planeta. A notícia foi dada pelo vice-premiê russo, Maksim Akimov, durante fala a jornalistas. De acordo com …

Vídeos de OVNIs são reais, afirma Marinha dos EUA

Os três vídeos feitos pelos militares dos EUA, que mostram imagens de “fenômeno aéreo não identificado”, são verdadeiros, de acordo com declarações da Marinha do país obtidas pelo The Black Vault, um site dedicado a …

DNA preservado em museu ajuda a identificar maior anfíbio do mundo

Um anfíbio recém-identificado é possivelmente o maior do planeta. Pesquisadores chegaram a essa conclusão com o auxílio do DNA coletado em um espécime que está preservado em um museu. Atingindo quase dois metros de comprimento, a …

Primeira relação sexual de uma a cada 16 americanas é sem consentimento

Um estudo publicado pela Associação Americana de Medicina mostrou que uma a cada 16 jovens do país teve a primeira relação sexual sem consentimento. A pesquisa também mostra os efeitos negativos a longo prazo deste …