A NASA apresentou seu plano para destruir o asteroide do fim do mundo

Detectar e destruir: esse é o novo plano da NASA para afastar asteroides potencialmente perigosos da Terra. A agência espacial norte-americana acredita que pode destruir asteroides ou qualquer outro objeto espacial indesejado.

Na quarta-feira (20), o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia dos EUA divulgou um relatório no qual descreve como é possível proteger a Terra de asteroides que representem um perigo real para a Humanidade, de acordo com a AP.

Segundo o especialista da NASA, responsável pela defesa planetária, Lindley Johnson, os cientistas já descobriram 95% de todos os objetos na proximidade da Terra com diâmetro superior a um quilômetro. No entanto, alerta que os objetos espaciais não precisam ser grandes para terem uma força destrutiva – assim como aconteceu quando caiu o meteorito de Chelyabinsk, em 15 de fevereiro de 2013.

O diâmetro desse meteorito era de apenas 20 metros, mas liberou um poder explosivo equivalente a 500 mil toneladas de TNT, 30 vezes a energia liberada pelas bombas nucleares lançadas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, em 1945.

De acordo com o relatório, se um desses meteoritos caísse diretamente sobre uma cidade populosa, mataria milhões de pessoas.

No entanto, o assunto implica várias dificuldades. De acordo com Johnson, para prevenir a ameaça proveniente da queda de um asteroide ou meteorito, é necessário saber com antecedência quando o corpo celeste chegaria à Terra, e seu local de impacto.

Nesse caso, será possível construir uma nave especial para interceptar o asteroide ou evacuar a população do local da sua possível queda. Além disso, o especialista destaca que há numerosos objetos perigosos, que voam em torno do Sol e se aproximam de nós do lado iluminado pela luz do dia.

Projeto HAMMER

A NASA já tinha divulgado um plano, conhecido como HAMMER, para destruir objetos espaciais potencialmente perigosos. Esse plano consiste em enviar uma nave até o asteroide, para que ela penetre no objeto perigoso e detone uma carga nuclear, destruindo-o.

O plano deveria ser aplicado se o asteroide não fosse detectado a tempo. Caso possa ser detectado, os cientistas também enviarão a nave, mas com uma carga convencional.

O HAMMER – Hypervelocity Asteroid Mitigation Mission for Emergency Response – é fruto da colaboração entre a Administração Nacional de Segurança Nuclear dos EUA, a NASA e os departamentos de energia de duas empresas norte-americanas. Até o momento, o plano  continua apenas um projeto, não tendo sido construída ainda a nave.

Existe ainda outro projeto elaborado pela NASA e pelo Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, que prevê ações necessárias para afastar asteroides que sejam grandes demais para serem destruídos –  trata-se do Teste de Reorientação de Asteroides Duplos (DART). O DART será a primeira missão da NASA que prevê o ataque contra um asteroide para mudar a trajetória de seu voo.

Esses planos são, na prática, retratados em filmes de ficção científica como Armagedon, com Bruce Willis, ou Impacto Profundo, com Morgan Freeman. Em ambos os casos, a Humanidade reage à chegada iminente do “meteorito do fim do mundo” enviando ao seu encontro uma nave (ou duas, no caso de “Armagedon”) com a missão de destruí-lo.

Mas, pelo menos na ficção científica, esse conceito não é propriamente novo. Há quase 40 anos, o filme Meteor, com Sean Connery, já explorava a ideia de enviar uma nave espacial carregada de armas nucleares ao encontro de um asteroide potencialmente apocalíptico.

Ciberia // Sputnik / ZAP

COMPARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Gente , sabemos o quanto a NASA é mentirosa, quanto tempo vem nos escondendo assuntos importantíssimos e agora vem como a protetora da humanidade, cuidado , eles do governo oculto não só querem eliminar milhões de humanos da face da terra como tb. detonar bombas atômicas. Prestem atenção e não acreditem sem antes verificar a real necessidade DISTO.

  2. Há um perigo óbvio de usar explosivos para destruir os asteroides; os fragmentos dos asteroides. Uma explosão não mudaria muito a rota, tampouco anularia a energia cinética dos pedaços grandes. Logo, não vejo como uma boa solução. Na minha opinião, NASA, ESA, ROSCOMOS E JAXA e CNSA deveriam trabalhar juntas em um bólido com propulsão de fissão nuclear. Basicamente, acelerar uma pequena quantidade de urânio com laser, em seguida submetê-lo a um feixe de maser para desestabilizar o núcleo quando o urânio estiver saindo pelo escape em forma de cone, cuja proteção das paredes seria um brutal campo eletromagnético. Em um processo contínuo, poderia produzir alguns Giga Joules, que agindo em uma orientação perpendicular em relação à direção da energia cinética, por um certo tempo, poderia desviar grandes objetos. Se não fosse essa natureza humana reprovavel, poderiam trabalhar juntos nisso fora, em uma base lunar. Assim poderiam estar trabalhando no desenvolvimento de naves interestelares e na proteção da nossa casa. Mas como disse Karl Sagan, até agora tivemos sorte, mas podemos estar escolhendo nosso destino pela pequenês de nossas mentes.

  3. Sinto muito mas é bíblico Está escrito que cairá do céu uma estrela (asteroide)chamada absinto é que destruirá uma terça parte da terraTudo passa menos as palavras do senhor

  4. Não sendo chato como os críticos, a Nasa presta um favor ao pesquisar se pode desviar ou tentar desviar bólidos espaciais.

  5. É muito engraçado a quantidade de bobagens que se escreve aqui! “Sinto muito mas é bíblico” kkkkk. Tá faltando alguém citar os Illuminati.

    • PODE ser um sinal bíblico, não quer dizer que é. E é bíblico SIM. Em apocalipse fala que uma nave vai destruir o asteróide, porém esse vai virar muitos pedaços que cairão na terra e farão a tão famosa chuva de asteróides. Tome o seu rumo.

  6. De uma coisa eu sei que tem mesmo um asteroide vindo em rota de colisão com nosso planeta tem sim sem sombra de dúvida,só não estão alermando para n virar um pandemônio.

  7. Gente vai sim cair sobre a terra um grande asteroide e não e só a NASA que confirma isso a Bíblia também veja só:
    Apocalipse 8: 10 ao 11
    O terceiro anjo tocou a trombeta , e caiu do céu sobre a terra a terça parte dos rios e sobre as fontes da água uma grande estrela ardendo como tocha. O nome dessa estrela é absinto e a terça parte das águas se tornou em absinto e muitos dos homens morreram por causa dessas águas por que se tornaram amargas.

  8. Nunca irão conseguir pois DEUS é todo poderoso e quem não adorar a deus senhor dos senhores rei dos reis não estará no livro da VIDA e irá para o inferno onde avera choro dor angustia e ranger de dentes

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …