A prática de “dissecar” carros da concorrência para aprender com os seus segredos e detalhes é comum entre os fabricantes de automóveis, mas desta vez a Daimler / Mercedes preferiu poupar alguns euros e dissecar um Tesla Model X alugado – com resultados desastrosos.
A Mercedes-Benz decidiu alugar um Tesla X que queria estudar em detalhes. Pediu à Daimler, que é a empresa-mãe da Mercedes e Smart, para enviar um representante a um balcão da Sixt, conhecida empresa de aluguel de veículos, e aí alugar um Model X 100D – que na verdade era subalugado a um casal alemão que tem três Tesla e os aluga para eventos.
Depois de ter estado alugado durante várias semanas, durante os meses de julho e agosto, o Tesla foi devolvido, segundo a Sixt, altamente danificado, o que parece indicar que a Mercedes fabrica excelentes automóveis, mas, depois de desmontá-los, não consegue encaixar novamente as peças no lugar certo.
Além de ser um aluguel por um período bastante extenso, 7 semanas, a maior surpresa foi o carro ter sido recebido em péssimas condições, conta o Jalopnik, como se tivesse sido “completamente desmontado e sido (mal) montado novamente…”.
As suspeitas começaram desde cedo, pois poucos dias depois do início de aluguel, os donos do Model X receberam uma notificação no celular de que o automóvel estava sendo recarregado perto de Barcelona – fora da área que o aluguel permitia.
A partir daí, controlando sua localização remotamente, comprovaram que o veículo passou vários dias em pistas de testes, na Espanha e na Alemanha – também proibido pelo contrato de aluguel – onde foi sujeito a testes abusivos de todos os tipos.
Como se não bastasse, no final, quando o automóvel foi entregue em estado lastimável, encontraram no porta-luvas um papel do Mercedes-Benz Technology Center em Sindelfingen dizendo que o carro teria sido “mal estacionado” nas instalações.
De acordo com o Der Spiegel, o Model X foi desmontado e remontado, além de ter sido submetido a testes em condições extremas, incluindo pistas de vibração e pistas de tração.
A Sixt ofereceu um valor de 17.600 euros aos donos do Tesla para as despesas de reparação do veículo, conforme avaliadas por um mediador.
Mas o casal diz que o valor necessário, tendo em conta as reparações necessárias, perda de faturação durante a reparação, e uma multa diária de 1.000 euros pelo uso indevido em pistas de testes (uma violação do contrato), será de 99 mil euros.
Valor esse que, no entanto, o casal, Monika Kindlein e Manfred van Rinsum, tem poucas esperanças de receber, pois consideram que tanto a Sixt tanto a Daimler / Mercedes facilmente os “afundaria” caso tivessem que recorrer aos tribunais.
Muito provavelmente, o casal espera que Elon Musk fique a par deste caso e se ofereça para arranjar o Model X gratuitamente e, no processo, deixar ainda pior a imagem da Daimler / Mercedes por recorrer a este tipo de tática – que seria desnecessária para empresas desta dimensão.
É até possível que a Mercedes não pague a compensação exigida pelo casal alemão, mas a realidade é que já perdeu muito mais só em prejuízos de imagem.
Ciberia // ZAP
Pegou Mal Para a Mercedez Benz!!.