Mercedes aluga um Tesla para copiar – e a aventura sai muito cara

(dr) Der Spiegel

Monika Kindlein, Manfred van Rinsum, e o seu Tesla Model X – antes de a Mercedes tê-lo alugado

A prática de “dissecar” carros da concorrência para aprender com os seus segredos e detalhes é comum entre os fabricantes de automóveis, mas desta vez a Daimler / Mercedes preferiu poupar alguns euros e dissecar um Tesla Model X alugado – com resultados desastrosos.

A Mercedes-Benz decidiu alugar um Tesla X que queria estudar em detalhes. Pediu à Daimler, que é a empresa-mãe da Mercedes e Smart, para enviar um representante a um balcão da Sixt, conhecida empresa de aluguel de veículos, e aí alugar um Model X 100D – que na verdade era subalugado a um casal alemão que tem três Tesla e os aluga para eventos.

Depois de ter estado alugado durante várias semanas, durante os meses de julho e agosto, o Tesla foi devolvido, segundo a Sixt, altamente danificado, o que parece indicar que a Mercedes fabrica excelentes automóveis, mas, depois de desmontá-los, não consegue encaixar novamente as peças no lugar certo.

Além de ser um aluguel por um período bastante extenso, 7 semanas, a maior surpresa foi o carro ter sido recebido em péssimas condições, conta o Jalopnik, como se tivesse sido “completamente desmontado e sido (mal) montado novamente…”.

As suspeitas começaram desde cedo, pois poucos dias depois do início de aluguel, os donos do Model X receberam uma notificação no celular de que o automóvel estava sendo recarregado perto de Barcelona – fora da área que o aluguel permitia.

A partir daí, controlando sua localização remotamente, comprovaram que o veículo passou vários dias em pistas de testes, na Espanha e na Alemanha – também proibido pelo contrato de aluguel – onde foi sujeito a testes abusivos de todos os tipos.

Como se não bastasse, no final, quando o automóvel foi entregue em estado lastimável, encontraram no porta-luvas um papel do Mercedes-Benz Technology Center em Sindelfingen dizendo que o carro teria sido “mal estacionado” nas instalações.

De acordo com o Der Spiegel, o Model X foi desmontado e remontado, além de ter sido submetido a testes em condições extremas, incluindo pistas de vibração e pistas de tração.

A Sixt ofereceu um valor de 17.600 euros aos donos do Tesla para as despesas de reparação do veículo, conforme avaliadas por um mediador.

Mas o casal diz que o valor necessário, tendo em conta as reparações necessárias, perda de faturação durante a reparação, e uma multa diária de 1.000 euros pelo uso indevido em pistas de testes (uma violação do contrato), será de 99 mil euros.

Valor esse que, no entanto, o casal, Monika Kindlein e Manfred van Rinsum, tem poucas esperanças de receber, pois consideram que tanto a Sixt tanto a Daimler / Mercedes facilmente os “afundaria” caso tivessem que recorrer aos tribunais.

Muito provavelmente, o casal espera que Elon Musk fique a par deste caso e se ofereça para arranjar o Model X gratuitamente e, no processo, deixar ainda pior a imagem da Daimler / Mercedes por recorrer a este tipo de tática – que seria desnecessária para empresas desta dimensão.

É até possível que a Mercedes não pague a compensação exigida pelo casal alemão, mas a realidade é que já perdeu muito mais só em prejuízos de imagem.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …