Mais de 30 milhões de documentos sobre vítimas nazismo estão sendo disponibilizados gratuitamente pela Arolsen Archives. Este é o maior arquivo do mundo relacionado ao holocausto.
A divulgação dos registros online foi realizada através de uma parceria com o site Ancestry.com, que ficou responsável pela digitalização e publicação do material. Os arquivos podem ser acessados neste link.
Os documentos incluem desde listas de passageiros até registros de pessoas que viviam na Alemanha e eram perseguidas. Há ainda informações sobre enterros de vítimas do nazismo.
Interessados podem pesquisar por nomes de pessoas, datas de nascimento ou outros eventos. Após encontrar os documentos, é necessário realizar uma inscrição gratuita na plataforma para analisar os detalhes de cada material.
O objetivo do Ancestry é principalmente permitir que mais pessoas tenham acesso a informações sobre familiares perseguidos durante o regime nazista. Mas não é apenas isso. A plataforma lembra de uma máxima que parece ter cada vez mais importância nos dias de hoje: a de que devemos relembrar os erros do passado, para não cometê-los novamente.
// Hypeness