Italianos constroem barricadas contra chegada de imigrantes

Dezenas de moradores de Gorino e Goro, na costa adriática da Itália, se rebeleram contra imigrantes e construíram barricadas na noite de ontem (24) para impedir a passagem de um ônibus que levava refugiados, sendo 12 mulheres com seus oito filhos.

A chegada dos refugiados tinha sido autorizada pelo representante do estado em Ferrara, Michele Tortora, para ajudar a sanar a crise imigratória que atinge toda a Itália, um dos países considerados porta de entrada para a Europa.

Tortora já tinha tomado a decisão há tempos, mas somente na tarde de ontem os moradores da província de Ferrara, na região da Emilia-Romanha, foram notificados da chegada do ônibus de refugiados e se irritaram.

Um grupo de mais de 10 italianos começou a construir barricadas na estrada. O protesto se prolongou durante a noite e só foi acalmado após uma negociação com as autoridades municipais.

Ao todo, 12 refugiadas, uma delas grávidas, deveriam ser hospedadas com seus filhos em um hotel de Gorino, um povoado de 600 habitantes. Outros refugiados se juntariam ao grupo posteriormente. Todos são cidadãos originários da Nigéria, Nova Guiné e Costa do Marfim, e precisaram ser realocados e enviados para Comacchio, Fiscaglia e Ferrara.

Mesmo com o acordo, alguns moradores da província ainda estão descontentes. Os pescadores de Ferrara disseram que farão greve nos próximos dias e não enviarão seus filhos à escola. “Me envergonho muito do que aconteceu em Ferrara. Essas pessoas que impediram o acolhimento de crianças e mulheres também devem se envergonhar”, disse o chefe do departamento de imigração do Ministério do Interior da Itália, Mario Morcone.

Itália recebeu mais de 153 mil imigrantes este ano

O protesto em Gorino e Goro coincidiu com o anúncio do governo italiano de que mais de 153 mil imigrantes desembarcaram no país desde janeiro deste ano, superando em 10% a quantidade de pessoas que chegaram à Itália pelo Mar Mediterrâneo durante todo o ano de 2015.

Há anos, a Itália, por estar localizada no Mar Mediterrâneo e próxima da costa africana, recebe diariamente dezenas de embarcações com imigrantes ilegais e refugiados de guerras que tentam chegar à Europa para pedir ajuda. O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, defende a política de acolhimento e apoio aos imigrantes, mas também tenta convencer a União Europeia de compartilhar a responsabilidade, já que muitos imigrantes não querem viver na Itália, mas sim, se instalar em outro país do bloco.

O partido nacionalista Liga Norte, porém, é um dos principais críticos da política imigratória de Renzi e comemorou que os moradores de Gorino e Goro tenham reagido com barricadas. “Obrigado a todos que se manifestaram na noite de ontem, obrigado a quem lutou para que a democracia e o bom senso vencessem. Os moradores de Gorino são, para nós, os novos heróis da resistência contra a ditadura do acolhimento”, disse o secretário do partido e conselheiro para a Emilia-Romanha, Alan Fabbri.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …