Massa de ar polar deixa mortos na Europa

Temperaturas de até -30º C fizeram vítimas na Polônia, Itália, Rússia e outros países. Em Istambul, tempestade de neve anulou voos e paralisou tráfego.

A Europa está sofrendo com uma onda de frio, com temperaturas glaciais que causaram a morte de dez pessoas na Polônia, sete na Itália e deixaram Istambul paralisada pela neve. Moscou, por sua vez, tem o Natal ortodoxo mais frio em 120 anos.

Na Polônia, as temperaturas caíram abaixo dos -20º Celsius em algumas regiões, anunciou o Centro Governamental de Segurança Nacional (RCB). O balanço de vítimas pode se agravar neste fim de semana, já que a temperatura permanecerá abaixo dos -20º C.

A polícia pediu à população que permaneça alerta em caso de sinais de hipotermia, em particular quanto aos moradores de rua.

Em Moscou, as temperaturas caíram a -30º C durante a noite. Em São Petersburgo, no noroeste da Rússia, onde a temperatura caiu a -24º C, a polícia achou o corpo de um homem morto por hipotermia na noite desta sexta (6).

Istambul paralisada

Uma tempestade de neve atingiu neste sábado (7) a megalópole turca de Istambul, paralisando a cidade, provocando a anulação de centenas de voos e a interrupção do tráfego no Estreito de Bósforo.

As previsões meteorológicas anunciam neve para todo o dia e as temperaturas permanecerão abaixo de zero nos próximos dias. Em 24 horas, 40 centímetros de neve cobriram Istambul, perturbando o tráfego rodoviário e aéreo.

Na vizinha Bulgária, os corpos de dois imigrantes foram achados congelados em uma floresta do monte de Strandja, no sudeste do país, perto da fronteira com a Turquia.

Um migrante afegão de 20 anos também foi achado morto pelo frio durante a semana no norte da Grécia, onde as autoridades anunciaram ter realojado os refugiados em barracas de campanha com calefação. Atenas registrou zero grau neste sábado e o norte do país -15º C.

As temperaturas mais frias desse inverno na Suíça foram medidas na manhã de sexta, em La Brévine (-29,9 graus a 1.000 metros de altura). Essa localidade detém o recorde absoluto de frio na Suíça: -41,8º C em 12 de janeiro de 1987.

Os países balcânicos padecem com a onda de frio com temperaturas até -27º C em regiões montanhosas da Bósnia, e sul e sudeste da Sérvia. Mas o clima não impediu os fiéis ortodoxos de participar nesta sexta, no porto albanês de Durres, dos tradicionais banhos gelados por ocasião da Epifania.

Frio na Alemanha e Itália

As temperaturas glaciais na Europa – que durarão até domingo (8) – são causadas por massas de ar polar que baixam da Escandinávia até o centro do continente.

A Alemanha também viveu sua noite mais fria, com -26° C registrados em duas cidades bávaras, no sul do país, e -25° C em Oberstdorf, no sudeste, enquanto que os termômetros caíram a -15°C em Berlim.

Ao menos 7 pessoas morreram nas últimas 48 horas na Itália devido à onda de frio. Foram cinco sem-teto, entre eles dois poloneses. A Itália também registrou nevascas, principalmente no centro. Nevou ainda na Sicília, sul do país. A neve perturbou o tráfego ferroviário e obrigou o fechamento dos aeroportos de Brindisi e Bari, no sul.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Startup ajuda pequenas empresas a monitorarem vacinação dos funcionários

A startup brasileira White Tents lançou uma versão em formato freemium — isto é, gratuita mas com alguns recursos pagos — de sua plataforma digital para pequenas empresas que queiram monitorar a vacinação de até …

Argentina vacinará brasileiros na região de fronteira e turistas estrangeiros menores de 18 anos

O governo argentino anunciou uma nova flexibilização para a entrada de estrangeiros no país, a vacinação de turistas menores de 18 anos e de cidadãos de países vizinhos que atravessarem a fronteira por via …

CPI da Pandemia conclui trabalhos e pede o indiciamento de Bolsonaro

Senadores aprovam relatório sobre atuação do governo na crise do coronavírus que propõe punição de 78 pessoas e duas empresas, após seis meses de depoimentos, coleta de provas e repercussão na mídia. A CPI da Pandemia …

Sinais de possível 1º exoplaneta fora da Via Láctea são detectados

Pela primeira vez na história, é possível que os cientistas tenham descoberto um planeta em outra galáxia. O possível exoplaneta recebeu o nome de M51-ULS-1 e se encontra a 28 milhões de anos-luz de distância na …

China vai vacinar crianças a partir de três anos contra a covid-19

Imunizantes aprovados são das farmacêuticas chinesas Sinopharm e Sinovac, fabricante da Coronavac. País será um dos primeiros a começar a vacinar essa faixa etária. No total, China já vacinou 76% da população. Ao menos cinco províncias …

"Bolsonaro ignora todas as necessidades culturais dos brasileiros", diz Gilberto Gil à revista Télérama

A imprensa francesa desta segunda-feira (25) destaca o show de Gilberto Gil nesta noite na Filarmônica de Paris. O músico brasileiro conversou com o jornal Le Monde e com a revista Télérama. "Gilberto Gil", embaixador …

"Peças extraordinárias" achadas na Indonésia podem ser da lendária "ilha do Ouro"

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas …

Pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", diz diretor da OMS

A pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", disse neste domingo (24) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus. O representante da ONU discursou na abertura …

Google está “criando Deus”, alerta ex executivo da Google

Segundo um ex-executivo do Google, a singularidade está chegando. E, segundo ele isso representa uma grande ameaça para a humanidade. Mo Gawdat, ex-diretor de negócios da organização moonshot do Google, que na época se chamava Google …

Pandemia causa a maior redução na expectativa de vida desde a Segunda Guerra

Desde a descoberta do coronavírus SARS-CoV-2, mais de 4,9 milhões de pessoas morreram oficialmente em consequência da infecção, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins. Nesse cenário, a pandemia da covid-19 reduziu a expectativa de vida …