Italianos constroem barricadas contra chegada de imigrantes

Dezenas de moradores de Gorino e Goro, na costa adriática da Itália, se rebeleram contra imigrantes e construíram barricadas na noite de ontem (24) para impedir a passagem de um ônibus que levava refugiados, sendo 12 mulheres com seus oito filhos.

A chegada dos refugiados tinha sido autorizada pelo representante do estado em Ferrara, Michele Tortora, para ajudar a sanar a crise imigratória que atinge toda a Itália, um dos países considerados porta de entrada para a Europa.

Tortora já tinha tomado a decisão há tempos, mas somente na tarde de ontem os moradores da província de Ferrara, na região da Emilia-Romanha, foram notificados da chegada do ônibus de refugiados e se irritaram.

Um grupo de mais de 10 italianos começou a construir barricadas na estrada. O protesto se prolongou durante a noite e só foi acalmado após uma negociação com as autoridades municipais.

Ao todo, 12 refugiadas, uma delas grávidas, deveriam ser hospedadas com seus filhos em um hotel de Gorino, um povoado de 600 habitantes. Outros refugiados se juntariam ao grupo posteriormente. Todos são cidadãos originários da Nigéria, Nova Guiné e Costa do Marfim, e precisaram ser realocados e enviados para Comacchio, Fiscaglia e Ferrara.

Mesmo com o acordo, alguns moradores da província ainda estão descontentes. Os pescadores de Ferrara disseram que farão greve nos próximos dias e não enviarão seus filhos à escola. “Me envergonho muito do que aconteceu em Ferrara. Essas pessoas que impediram o acolhimento de crianças e mulheres também devem se envergonhar”, disse o chefe do departamento de imigração do Ministério do Interior da Itália, Mario Morcone.

Itália recebeu mais de 153 mil imigrantes este ano

O protesto em Gorino e Goro coincidiu com o anúncio do governo italiano de que mais de 153 mil imigrantes desembarcaram no país desde janeiro deste ano, superando em 10% a quantidade de pessoas que chegaram à Itália pelo Mar Mediterrâneo durante todo o ano de 2015.

Há anos, a Itália, por estar localizada no Mar Mediterrâneo e próxima da costa africana, recebe diariamente dezenas de embarcações com imigrantes ilegais e refugiados de guerras que tentam chegar à Europa para pedir ajuda. O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, defende a política de acolhimento e apoio aos imigrantes, mas também tenta convencer a União Europeia de compartilhar a responsabilidade, já que muitos imigrantes não querem viver na Itália, mas sim, se instalar em outro país do bloco.

O partido nacionalista Liga Norte, porém, é um dos principais críticos da política imigratória de Renzi e comemorou que os moradores de Gorino e Goro tenham reagido com barricadas. “Obrigado a todos que se manifestaram na noite de ontem, obrigado a quem lutou para que a democracia e o bom senso vencessem. Os moradores de Gorino são, para nós, os novos heróis da resistência contra a ditadura do acolhimento”, disse o secretário do partido e conselheiro para a Emilia-Romanha, Alan Fabbri.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Não precisa sofrer. Carnaval começa cedo em 2021

Com a chegada da quarta-feira de Cinzas, está declarado o fim do Carnaval 2020… Ok, vai… Dá para fazer mais um bota fora na sexta e sábado dessa semana, pois, como sempre, brasileiro dá o …

Coronavírus: antiga vacina pode ter resposta para prevenção contra Covid-19

Novos casos do coronavírus SARS-CoV-2 continuam a se espalhar pelo mundo, mesmo que em velocidade menor de propagação, e sem nenhuma vacina ou medicamento para a prevenção — pelo menos até agora. Já são mais de …

Líderes políticos condenam apoio de Bolsonaro a ato anti-Congresso

Presidente teria compartilhado com aliados convocação para manifestações a seu favor e contra o Legislativo. Lula, FHC, OAB e outras lideranças alertam contra ameaça às instituições democráticas e à Constituição. Líderes políticos de várias correntes e …

A menina de 6 anos que foi presa por se comportar mal na escola nos EUA

Imagens gravadas pela câmera corporal de um policial mostram o momento em que uma criança de seis anos foi presa em uma escola de Orlando, na Florida, em setembro de 2019. As mãos da menina foram …

Achado 'elo perdido' bacteriano fundamental a pensamento e memória do ser humano

Os canais de cálcio que se abrem e fecham em resposta a sinais elétricos no cérebro são essenciais para o pensamento, memória e contrações musculares. A descoberta de um canal de cálcio que é possivelmente um …

Novo estudo aponta Uber e Lyft como responsáveis por aumento de 70% da poluição

Um novo estudo divulgado pela Union of Concerned Scientists nesta terça-feira (25) afirma que as viagens feitas em carros de apps como o Uber e o Lyft foram responsáveis por um aumento de 69% nos …

Brasil tem primeiro teste positivo para coronavírus

Pela primeira vez, o teste em um paciente no Brasil deu positivo para o novo coronavírus causador da doença Covid-19. Segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (25/02), trata-se de um homem de 61 …

Tese diz que ‘Parasita’ se inspirou em filme de Sérgio Mallandro e assusta por coerência

E se toda a inspiração do mago do cinema Bong Joon Ho viesse das grandes pérolas do nosso cinema dos anos 90? O diretor e roteirista de parasita já se declarou um fã da sétima …

Cientistas: a primeira vida alienígena que encontrarmos provavelmente será inteligente

Segundo cientistas do SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), é mais provável que encontremos evidências de vida extraterrestre inteligente antes de encontrarmos microrganismos aliens, por exemplo. Por quê? Se você costuma ler notícias sobre a busca científica …

'Marte está vivo': sonda da NASA registra sismos no Planeta Vermelho

Os resultados dos primeiros 10 meses de observações da sonda InSight da NASA em Marte conseguiram revelar que o Planeta Vermelho é um mundo sismicamente ativo. "Marte está vivo", comentou a missão InSight no Twitter, acrescentando …