O período de pré-venda do primeiro carro voador do mundo, desenvolvido pela Terrafugia, empresa que foi adquirida pelo grupo chinês Geely, começa em outubro, com a chegada ao mercado prevista para 2019.
O veículo, chamado Transition e com capacidade para dois passageiros, necessita de pista de decolagem e pouso como os aviões, mas segundo a agência de notícias oficial chinesa Xinhua, pode se converter em um automóvel terrestre em apenas um minuto.
Em uma primeira fase, o carro voador da empresa chinesa Terrafugia estará apenas disponível no mercado norte-americano.
A agência não detalha o custo de produção ou preço de venda e responsáveis da Geely revelaram que o objetivo é competir com o uso de aviões por parte de empresas, governos e outras firmas de transporte.
O conselheiro da Terrafugia, Chris Jaran, anunciou que apresentará, em outubro, o próximo projeto da empresa, o veículo voador TF-2, que será capaz de decolar e pousar na vertical, algo que o Transition não pode fazer.
Em 2015, a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos, tinha autorizado o início dos testes em espaço aéreo norte-americano do Terrafugia TF-X, o carro voador que agora é mesmo realidade.
A Terrafugia foi fundada em 2006, por cinco antigos alunos do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT). A empresa detém a marca automóvel sueca Volvo e emprega mais de 60 mil trabalhadores a nível mundial. Em 2016, vendeu mais de 1,3 milhão de veículos.
Ciberia, Lusa // ZAP