O universitário Philip Frenzel, da Universidade de Aalen (Alemanha) criou o ADCASE, uma capa para smartphones que tem um protetor de quedas embutido, que só se abre quando o aparelho está em queda livre.
A invenção ainda não está disponível para venda, e é apenas um protótipo do projeto. Mesmo assim, ele já recebeu ótimas avaliações de pessoas interessadas no produto.
O projeto já rendeu ao inventor o maior prêmio da Sociedade Alemã de Mecatrônica, que avaliou trabalhos de alunos do país todo.
O produto foi pensado por causa da ineficácia da maioria das capinhas de celular, que protegem contra alguns tipos de queda, mas mesmo assim deixam a tela vulnerável a rachaduras. Ele passou quatro anos brincando com a ideia de uma capa para celular que não deixa o aparelho encostar no chão.
Primeiro, ele pensou em um tipo de airbag que se infla automaticamente em caso de quedas, ou em usar algum tipo de espuma para amortecer a queda.
Essas ideias se mostraram impraticáveis, então ele pensou em uma proteção dura que se abre quando sensores percebem que o objeto está em queda livre, e mantém o aparelho a alguns centímetros do chão. Essas partes foram produzidas em uma impressora 3D.
Uma campanha de crowdfunding deve ser lançada agora no mês de julho para levantar fundos para a produção em grande número dessa capinha. O primeiro modelo da capa será compatível com o iPhone 6, mas o estudante pretende criar outros tamanhos para outros aparelhos.
// HypeScience / Bored Panda