Controverso manuscrito maia é mesmo verdadeiro – e o mais antigo que conhecemos

DR HypeScience

Códice Grolier

Códice Grolier

O debate sobre a autenticidade de um documento maia antigo, chamado de Códice Grolier, durou 50 anos. Agora, uma nova análise concluiu que o manuscrito é genuíno, o que o torna o mais antigo sobrevivente da era pré-colombiana.

O Códice Grolier são pedaços de um livro de 20 páginas feito de papel de casca revestido de estuque, dobrado em forma de sanfona. As páginas são pintadas com iconografia típica maia, incluindo deuses, guerreiros, escravos e hieróglifos, além de um calendário que traça o movimento do planeta Vênus.

O manuscrito danificado foi descoberto na década de 1960. De acordo com o relato de um colecionador mexicano chamado Josué Saenz, saqueadores invadiram uma caverna no México e se depararam com o documento, juntamente com uma máscara turquesa, uma faca sacrificial e alguns pedaços de papel de casca de figueira em branco.

Esses saqueadores decidiram então contactar Saenz para vender as relíquias e o levaram de avião até uma pista de aterragem remota para recolher os itens. Esta é a história que o colecionador conta e que, para a arqueóloga Donna Yates, é simplesmente “fantástica”.

A narração questionável de Saenz e as suas ações subsequentes lançaram dúvidas sobre a autenticidade dos fragmentos, mesmo que outros artefactos encontrados se tenham provado como genuínos.

Cientistas testaram o códice em 2007, mas não conseguiram concluir decisivamente a sua autenticidade, em parte porque muitos dos materiais utilizados eram pré-colombianos, mas o desgaste nas páginas parecia artificial.

Surgiu a hipótese de que um falsificador talentoso tivesse usado os materiais certos do período certo para despistar arqueólogos. A datação por radio-carbono revelou que as páginas de papel em branco encontradas junto com o códice eram de cerca de 1230 d.C..

O estudo

Um dos autores do novo estudo, Stephen Houston, da Universidade Brown, nos EUA, descreve que as pessoas aceitaram em parte que o manuscrito era falso.

“Decidimos olhar para ele com muito cuidado, para verificar as críticas uma de cada vez. Agora vamos emitir um fac-símile definitivo do códice. Não pode haver a menor dúvida de que o Grolier é genuíno“, afirmou Houston, num comunicado da instituição.

Em conjunto com Michael Coe, da Universidade de Harvard (EUA), e Mary Miller e Karl Taube, da Universidade da Califórnia, em Riverside (EUA), Houston reviu toda a pesquisa conhecida sobre o documento.

Isso incluiu a avaliação das origens do manuscrito, dos resultados da datação por radio-carbono, as várias divindades representadas, como o papel de casca foi feito, os pigmentos azuis e vermelhos debaixo das pinturas, entre outros aspectos.

A equipe concluiu que um falsificador na década de 1960 simplesmente não poderia saber todos os detalhes necessários para criar tal documento. Muitas das divindades mostradas no códice ainda não tinham sido descobertas, e os cientistas não conseguiram recriar com sucesso o pigmento azul maia em laboratório até os anos de 1980.

Raro

Existem três outros antigos manuscritos maias autenticados, conhecidos como Códices de Dresden, Madri e Paris.

Apesar de terem variações entre si, todos incluem calendários astronômicos acompanhando os movimentos de corpos celestes. A datação por radio-carbono mostra que o Grolier antecede os outros três.

“Uma ponderação fundamentada das evidências deixa apenas uma eventual conclusão. Quatro códices maias intactos sobrevivem desde o período pré-colombiano e um deles é o Grolier”, escrevem os pesquisadores no artigo publicado na Maya Archaeology.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …