Escola pública no Piauí supera desafios e coleciona mais de 150 medalhas em matemática

Seduc / RPA

Quando falamos em educação, sabemos que existem muitas negligências no Brasil, mas a boa vontade de alunos e professores consegue mudar os rumos dessa história, mesmo diante das dificuldades. É o caso de uma premiada escola pública no interior do Piauí, que supera desafios diariamente e há anos se destaca em matemática.

Os cálculos são sinônimo de motivação na Unidade Escolar Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves, um dos municípios mais pobres e com um dos menores índices de desenvolvimento humano do país.

Entre seus títulos e méritos estão notas acima da média no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que desbancam mais de 5 mil instituições públicas e privadas do Brasil, e inúmeras medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Ao todo, são 153 medalhas conquistadas ao longo dos anos só nesta competição.

Aliás, o Piauí obteve recorde em medalhas de ouro na última edição do evento, somando 11 no total. Além disso, houve 20 medalhas de prata, 64 de bronze e 567 menções honrosas. O Centro de Ensino Médio de Tempo Integral João Henrique de Almeida Sousa, no bairro Morada Nova, em Teresina, é outro exemplo de superação no Estado.

Dentro de uma área com alto índice de violência, os alunos conseguem se destacar em provas e competições, com notas altas no ENEM e medalhas nas Olimpíadas de Matemática.

Ampliando os números da Augustinho Brandão ainda mais, a instituição possui prêmios anuais em outras competições de matemática, informática, astronomia, robótica, ciência e língua portuguesa. Os vestibulandos da Augustinho Brandão têm entre 70% e 80% de aprovação nas universidades públicas.

Atualmente, a escola conta com 275 alunos, sendo que quase 100% deles recebem auxílio do Bolsa Família. Filhos de trabalhadores rurais, eles sobrevivem com base do programa social, já que a seca no campo atrapalha a renda familiar há cerca de cinco anos.

A maioria dos estudantes ampliam seus conhecimentos em regime integral porque simplesmente querem estar lá.

Tudo começou em 2003, quando um grupo de jovens professores se reuniu para ensinar, mesmo com pouquíssima infraestrutura, na primeira e então única escola de ensino médio de Cocal dos Alves. Em 2011, o governo investiu na construção de uma nova e moderna sede, com direito a quadra poliesportiva, laboratórios, biblioteca e restaurante.

Tornando-se referência no país e no mundo, a instituição é levada a sério por um simples motivo: professores dedicados a ensinar e alunos dedicados a aprender. Segundo os próprios funcionários, não há segredo.

É o amor pela educação e pelo conhecimento que faz essa turma estar assim, sempre a frente nos resultados, teimando em fazer diferente para mostrar que o Brasil, quando quer, faz bonito. E muito!

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …