Escola pública no Piauí supera desafios e coleciona mais de 150 medalhas em matemática

Seduc / RPA

Quando falamos em educação, sabemos que existem muitas negligências no Brasil, mas a boa vontade de alunos e professores consegue mudar os rumos dessa história, mesmo diante das dificuldades. É o caso de uma premiada escola pública no interior do Piauí, que supera desafios diariamente e há anos se destaca em matemática.

Os cálculos são sinônimo de motivação na Unidade Escolar Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves, um dos municípios mais pobres e com um dos menores índices de desenvolvimento humano do país.

Entre seus títulos e méritos estão notas acima da média no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que desbancam mais de 5 mil instituições públicas e privadas do Brasil, e inúmeras medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Ao todo, são 153 medalhas conquistadas ao longo dos anos só nesta competição.

Aliás, o Piauí obteve recorde em medalhas de ouro na última edição do evento, somando 11 no total. Além disso, houve 20 medalhas de prata, 64 de bronze e 567 menções honrosas. O Centro de Ensino Médio de Tempo Integral João Henrique de Almeida Sousa, no bairro Morada Nova, em Teresina, é outro exemplo de superação no Estado.

Dentro de uma área com alto índice de violência, os alunos conseguem se destacar em provas e competições, com notas altas no ENEM e medalhas nas Olimpíadas de Matemática.

Ampliando os números da Augustinho Brandão ainda mais, a instituição possui prêmios anuais em outras competições de matemática, informática, astronomia, robótica, ciência e língua portuguesa. Os vestibulandos da Augustinho Brandão têm entre 70% e 80% de aprovação nas universidades públicas.

Atualmente, a escola conta com 275 alunos, sendo que quase 100% deles recebem auxílio do Bolsa Família. Filhos de trabalhadores rurais, eles sobrevivem com base do programa social, já que a seca no campo atrapalha a renda familiar há cerca de cinco anos.

A maioria dos estudantes ampliam seus conhecimentos em regime integral porque simplesmente querem estar lá.

Tudo começou em 2003, quando um grupo de jovens professores se reuniu para ensinar, mesmo com pouquíssima infraestrutura, na primeira e então única escola de ensino médio de Cocal dos Alves. Em 2011, o governo investiu na construção de uma nova e moderna sede, com direito a quadra poliesportiva, laboratórios, biblioteca e restaurante.

Tornando-se referência no país e no mundo, a instituição é levada a sério por um simples motivo: professores dedicados a ensinar e alunos dedicados a aprender. Segundo os próprios funcionários, não há segredo.

É o amor pela educação e pelo conhecimento que faz essa turma estar assim, sempre a frente nos resultados, teimando em fazer diferente para mostrar que o Brasil, quando quer, faz bonito. E muito!

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …