Escola pública no Piauí supera desafios e coleciona mais de 150 medalhas em matemática

Seduc / RPA

Quando falamos em educação, sabemos que existem muitas negligências no Brasil, mas a boa vontade de alunos e professores consegue mudar os rumos dessa história, mesmo diante das dificuldades. É o caso de uma premiada escola pública no interior do Piauí, que supera desafios diariamente e há anos se destaca em matemática.

Os cálculos são sinônimo de motivação na Unidade Escolar Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves, um dos municípios mais pobres e com um dos menores índices de desenvolvimento humano do país.

Entre seus títulos e méritos estão notas acima da média no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que desbancam mais de 5 mil instituições públicas e privadas do Brasil, e inúmeras medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Ao todo, são 153 medalhas conquistadas ao longo dos anos só nesta competição.

Aliás, o Piauí obteve recorde em medalhas de ouro na última edição do evento, somando 11 no total. Além disso, houve 20 medalhas de prata, 64 de bronze e 567 menções honrosas. O Centro de Ensino Médio de Tempo Integral João Henrique de Almeida Sousa, no bairro Morada Nova, em Teresina, é outro exemplo de superação no Estado.

Dentro de uma área com alto índice de violência, os alunos conseguem se destacar em provas e competições, com notas altas no ENEM e medalhas nas Olimpíadas de Matemática.

Ampliando os números da Augustinho Brandão ainda mais, a instituição possui prêmios anuais em outras competições de matemática, informática, astronomia, robótica, ciência e língua portuguesa. Os vestibulandos da Augustinho Brandão têm entre 70% e 80% de aprovação nas universidades públicas.

Atualmente, a escola conta com 275 alunos, sendo que quase 100% deles recebem auxílio do Bolsa Família. Filhos de trabalhadores rurais, eles sobrevivem com base do programa social, já que a seca no campo atrapalha a renda familiar há cerca de cinco anos.

A maioria dos estudantes ampliam seus conhecimentos em regime integral porque simplesmente querem estar lá.

Tudo começou em 2003, quando um grupo de jovens professores se reuniu para ensinar, mesmo com pouquíssima infraestrutura, na primeira e então única escola de ensino médio de Cocal dos Alves. Em 2011, o governo investiu na construção de uma nova e moderna sede, com direito a quadra poliesportiva, laboratórios, biblioteca e restaurante.

Tornando-se referência no país e no mundo, a instituição é levada a sério por um simples motivo: professores dedicados a ensinar e alunos dedicados a aprender. Segundo os próprios funcionários, não há segredo.

É o amor pela educação e pelo conhecimento que faz essa turma estar assim, sempre a frente nos resultados, teimando em fazer diferente para mostrar que o Brasil, quando quer, faz bonito. E muito!

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Coronavírus poderia ser a 1ª de muitas outras pandemias futuras, adverte cientista

Apesar do registro de mais de um milhão de infectados à escala mundial, a doença poderia ser suplantada por patologias bem mais perigosas. Comparando com as doenças que poderiam reaparecer como resultado do aquecimento global, o …

Pesquisadores portugueses revelam que os neandertais foram pioneiros na exploração de recursos marinhos

Um novo estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Lisboa (Portugal) descobriu que a familiaridade dos hominídeos com o mar e os seus recursos é muito mais antiga do que se pensava – ao que …

Filipinas: presidente Duterte diz que polícia deve matar quem perturbar confinamento

O presidente filipino, Rodrigo Duterte, disse que as forças de ordem podem abater qualquer pessoa que provoque “transtornos” nas regiões onde o confinamento da população foi decretado. As autoridades do país tentaram minimizar as declarações …

Evangélicos fazem coro com Bolsonaro e negam riscos do coronavírus

O presidente Jair Bolsonaro gosta de copiar o seu ídolo americano, Donald Trump – da suposta inofensividade do coronavírus até os poderes de cura de medicamentos como cloroquina e hidroxicloroquina, passando pela teoria da conspiração …

'Estamos em guerra': França confiscou 1 milhão de máscaras destinadas à Espanha e Itália

Os dois países se envolveram em uma disputa diplomática depois que parte das máscaras com destino a outros países vindas da China foram retidas em cidades francesas. As autoridades francesas apreenderam milhões de máscaras que uma …

Sobrevivente da 2ª Guerra e Gripe Espanhola se cura do coronavírus ao 104 anos

Depois da Segunda Guerra Mundial e da pandemia de gripe espanhola, a nova inimiga do soldado aposentado William ‘Bill’ Lapschies, nascido em Salem em 1916, foi a Covid-19 – e ele venceu a batalha! Aos 104 …

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

UE teme que política autoritária adotada na Hungria por causa do coronavírus tenha efeito dominó no bloco

Em nome da luta contra o novo coronavírus, a Hungria estabeleceu estado de emergência e concedeu poderes ilimitados ao governo de Viktor Orbán. A Europa condena o uso político da pandemia da Covid-19 e …

Grécia põe campo de refugiados em quarentena após infeção

Autoridades confirmam ao menos 20 infecções, todas sem sintomas. Exames foram feitos após uma mulher que deu à luz ter testado positivo para o novo coronavírus no hospital. A Grécia colocou em quarentena o campo de …

Bactérias em rochas a 6 km de profundidade no Pacífico reacendem esperanças de vida em Marte

Bactérias unicelulares recém-descobertas nas profundezas marinhas deram aos investigadores pistas sobre como podem encontrar vida em Marte. A novidade científica foi anunciada hoje (2) no portal SciTechDaily em um artigo da Universidade de Tóquio, Japão. Estas …