Estudo mostra que obesidade deveria ser considerada uma doença contagiosa

Comumente descrita como uma epidemia, os crescentes indivíduos obesos podem ter mais em comum com doenças infecciosas do que se pensava.

Um novo estudo aponta que estar em um ambiente social com maior nível de obesidade nos expõe mais ao risco de aumentar nosso índice de massa corporal, quase como se estivéssemos a “pegar” comportamentos que nos fazem ganhar peso.

Conduzido por um par de economistas dos EUA, um estudo sobre famílias que vivem em bases militares descobriu que a exposição a comunidades com maiores taxas de obesidade está associada a um aumento do índice de massa gorda em pais e filhos.

Ao longo da última década, tem havido um aumento no interesse em compreender a forma como comportamentos se espalham pelas redes sociais. Fumar é, talvez, um dos maiores exemplos, mas alguns estudos também exploraram se somos influenciados a ganhar peso também através dos nossos “laços” sociais.

Encontrar provas tanto de uma coisa como de outra pode, no entanto, ser mais difícil do que parece. De início, é complicado separar fatores inerentes dos aprendidos em contexto familiar.

Por outro lado existe também o fator “pássaros de pena”, segundo o qual tendemos a nos associar a indivíduos com ideias semelhantes. Ou, em outras palavras, até que ponto somos influenciados pelo que vemos todos os dias nas redes sociais, em comparação com a influência que sofremos da nossa escolha de redes com base no comportamento comum?

É precisamente isso que as economistas Ashlesha Datar, da Universidade do Sul da Califórnia, e Nancy Nicosia, da RAND Corporation, se dispuseram a descobrir.

Para ultrapassar o problema de escolher grupos sociais, as economistas se focaram em um tipo de comunidade muito específico que atribui famílias para viverem juntas em todo o mundo – as bases militares.

Usando dados da M-TEENS (Military Teenagers’ Environments, Exercise, and Nutrition Study), as pesquisadoras combinaram detalhes de 1.111 jovens adolescentes e mais de 1.300 pais que tinham sido colocados em uma das 12 bases militares dos EUA.

As incidências da obesidade variaram de acordo com os locais onde as bases estavam estabelecidas, começando em 21% em El Paso County, no Colorado, e a acabar em 38% em Vernon County, na Louisiana.

Medições do índice de massa corporal revelaram que cerca de um quarto dos adolescentes e três quartos dos pais podiam ser categorizados como acima do peso ou obesos.

Com os ajustes, que tinham em conta fatores como a idade renda e até as habilitações, as pesquisadoras descobriram que os membros da família militar teriam mais probabilidade de ter um índice de massa corporal mais alto se tivessem sido colocados em bases militares em um país com maiores níveis de obesidade.

Houve ainda outros indicadores de que a exposição à cultura local estava por trás desta diferença, como o fato de as relações familiares serem mais fortes para os que vivem fora da base, nas comunidades envolventes.

As crianças que viviam em extrema proximidade da base por mais de dois anos viam também sua probabilidade de ter o índice de massa corporal aumentado.

Uma das explicações pode passar pelo ambiente. É possível que simplesmente viver na área – com provavelmente maior acesso a fast food ou localizações que desencorajam o exercício – também desempenhe um fator fundamental nesta equação. Mas as pesquisadoras estão confiantes de que este não é o caso.

“Este estudo não consegue excluir definitivamente o papel dos ambientes compartilhados com as medições disponíveis, mas sugerem que outros mecanismos possam funcionar”, escreveram as autoras no estudo publicado nesta semana.

Estudos anteriores se focaram em primeiro lugar nas relações entre amigos, família e vizinhos. Estudar as redes geográficas é um passo numa direção diferente, pelo que se torna difícil comparar resultados, mas usar as bases militares é uma forma inteligente de contornar a questão da autosseleção que atormentou outros esforços de pesquisa.

As descobertas podem não parecer uma grande surpresa, mas fornecem provas muito necessárias para a hipótese em estudo de que nossas redes sociais desempenham um papel forte no desenvolvimento de comportamentos saudáveis ou não.

O que, por si só, mostra que, sobre saúde, estamos todos no mesmo barco.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …