Oposição pede impeachment e diz que demissão era questão de tempo

Lula Marques/ Agência PT

Michel Temer durante pronunciamento a imprensa em Brasília

Michel Temer durante pronunciamento a imprensa em Brasília

A demissão de Geddel Vieira Lima da Secretaria de Governo da Presidência da República já era, mas não é o bastante para acabar a crise no governo de Michel Temer, avalia a oposição.

Em entrevista à Tribuna, o líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Daniel Almeida, disse que “os fatos deixaram muito claro que o problema foi muito além do Geddel. Com sua saída, Geddel jogou o problema no colo do presidente”.

“Os fatos que afastaram Geddel são os mesmos que devem afastar o presidente, que se envolveu em questões pessoais de um de seus ministros. Isso é crime de responsabilidade, o mesmo que Geddel cometeu. Esse governo não se sustenta mais de jeito nenhum. Temer tem que renunciar”, afirmou o deputado baiano.

Daniel Almeida disse ainda que “a prática de Geddel já era esperada”. “Sempre se soube que Geddel não separa o público do privado. Já era de esperar essa prática de Geddel, de usar um cargo público para interesses pessoais”, disparou o líder comunista.

Ainda ontem, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) prometeu protocolar um pedido de impeachment de Michel Temer na próxima segunda-feira (28), por considerar que o episódio envolve o chefe do governo em crime de responsabilidade.

Para Lindberg, o presidente pressionou o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero para que ele liberasse a construção de um edifício de alto padrão em Salvador no qual o ministro Geddel adquiriu um imóvel, o qual é o centro da crise.

“Vamos entrar com pedido de impeachment porque houve crime de responsabilidade, tráfico de influência, ele desmoralizou a instituição da Presidência da República”, disse o senador, acrescentando que está conversando com movimentos sociais e representantes da sociedade civil sobre o pedido.

Em nota divulgada ontem, a bancada do PT na Câmara, liderada pelo também baiano Afonso Florence (BA), anunciou que os parlamentares do partido vão requerer à Polícia Federal, junto com outros partidos de oposição, “cópia do depoimento de Calero e de provas apresentadas por ele”.

Objetivo é o de “avaliar, a partir dos documentos, eventuais crimes cometidos pelo presidente da República e seus ministros”.

A nota diz ainda que os relatos do ex-ministro Marcelo Calero à Polícia Federal sobre as pressões que sofria de Geddel Vieira Lima indicam crime de responsabilidade cometido por Temer, o que “leva a um desdobramento natural, o pedido de abertura do processo de impeachment”.

Florence disse ainda que “identificado o crime de responsabilidade, o caminho é a abertura de um processo de impeachment de Temer. O governo Temer derrete”. O líder petista prometeu que as bancadas de oposição na Câmara e no Senado vão continuar atuando unidas para apurar “o caso Geddel”.

“Agora ficou muito mais grave com o envolvimento de Temer nas denúncias”, avaliou. Calero, em depoimento à Polícia Federal, disse que Temer o “enquadrou” no intuito de encontrar uma “saída” para a obra de interesse de Geddel.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …