Oposição pede impeachment e diz que demissão era questão de tempo

Lula Marques/ Agência PT

Michel Temer durante pronunciamento a imprensa em Brasília

Michel Temer durante pronunciamento a imprensa em Brasília

A demissão de Geddel Vieira Lima da Secretaria de Governo da Presidência da República já era, mas não é o bastante para acabar a crise no governo de Michel Temer, avalia a oposição.

Em entrevista à Tribuna, o líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Daniel Almeida, disse que “os fatos deixaram muito claro que o problema foi muito além do Geddel. Com sua saída, Geddel jogou o problema no colo do presidente”.

“Os fatos que afastaram Geddel são os mesmos que devem afastar o presidente, que se envolveu em questões pessoais de um de seus ministros. Isso é crime de responsabilidade, o mesmo que Geddel cometeu. Esse governo não se sustenta mais de jeito nenhum. Temer tem que renunciar”, afirmou o deputado baiano.

Daniel Almeida disse ainda que “a prática de Geddel já era esperada”. “Sempre se soube que Geddel não separa o público do privado. Já era de esperar essa prática de Geddel, de usar um cargo público para interesses pessoais”, disparou o líder comunista.

Ainda ontem, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) prometeu protocolar um pedido de impeachment de Michel Temer na próxima segunda-feira (28), por considerar que o episódio envolve o chefe do governo em crime de responsabilidade.

Para Lindberg, o presidente pressionou o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero para que ele liberasse a construção de um edifício de alto padrão em Salvador no qual o ministro Geddel adquiriu um imóvel, o qual é o centro da crise.

“Vamos entrar com pedido de impeachment porque houve crime de responsabilidade, tráfico de influência, ele desmoralizou a instituição da Presidência da República”, disse o senador, acrescentando que está conversando com movimentos sociais e representantes da sociedade civil sobre o pedido.

Em nota divulgada ontem, a bancada do PT na Câmara, liderada pelo também baiano Afonso Florence (BA), anunciou que os parlamentares do partido vão requerer à Polícia Federal, junto com outros partidos de oposição, “cópia do depoimento de Calero e de provas apresentadas por ele”.

Objetivo é o de “avaliar, a partir dos documentos, eventuais crimes cometidos pelo presidente da República e seus ministros”.

A nota diz ainda que os relatos do ex-ministro Marcelo Calero à Polícia Federal sobre as pressões que sofria de Geddel Vieira Lima indicam crime de responsabilidade cometido por Temer, o que “leva a um desdobramento natural, o pedido de abertura do processo de impeachment”.

Florence disse ainda que “identificado o crime de responsabilidade, o caminho é a abertura de um processo de impeachment de Temer. O governo Temer derrete”. O líder petista prometeu que as bancadas de oposição na Câmara e no Senado vão continuar atuando unidas para apurar “o caso Geddel”.

“Agora ficou muito mais grave com o envolvimento de Temer nas denúncias”, avaliou. Calero, em depoimento à Polícia Federal, disse que Temer o “enquadrou” no intuito de encontrar uma “saída” para a obra de interesse de Geddel.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …