União Europeia pondera acabar com o horário de verão

A Comissão Europeia está perguntando a todos os cidadãos da União o que acham sobre a alteração da hora, para eventualmente acabar com essa prática. Com base na pesquisa sobre a mudança de horário, que acontece duas vezes por ano, a Comissão visa avaliar se deve manter o sistema atual ou acabar com ele.

Atualmente, as regras ditam que todos os países membros da UE devem mudar para o horário de verão no último domingo de março, e mudar para o horário de inverno no último domingo de outubro, de modo a manter uma harmonização do horário em todo o espaço da União Europeia.

No entanto, a prática da mudança de horário, embora seja “tradição” na Europa e nos EUA, não é feita na Ásia ou na África e em diversos estados do Brasil. Aliás, nem sequer é a primeira vez que a UE faz pesquisas sobre o tema.

Em 2014, a maioria dos países-membros dizia estar satisfeita com o sistema atual.

O horário de verão contribui para reduzir o consumo de energia, mas a medida só funciona nas regiões mais distantes da linha do equador, porque nesta estação os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas.

A ideia de adiantar os relógios para aproveitar melhor as horas de sol foi lançada em 1784 pelo político e inventor americano Benjamin Franklin, numa época em que ainda não existia luz elétrica.

A ideia não foi bem recebida nem pelo governo dos EUA nem pelo da França, onde Franklin publicou um artigo sobre a possível economia em cera de vela gerada pelo adiantamento do relógio em uma hora no verão.

O certo é que os supostos benefícios frequentemente apontados para a mudança de horário, como a poupança energética, benefícios de saúde, ou até mesmo a segurança de circulação nas estradas, são dados como inconclusivos pela própria Comissão, pelo que no final tudo irá se resumir à opinião que cada um tem sobre o assunto – havendo até quem diga que a mudança de hora está literalmente matando as pessoas.

A pesquisa da União Europeia vai até 16 de agosto e será a oportunidade ideal para todos os que acharem que seria melhor manter continuamente o horário de verão (ou de inverno) durante o ano todo.

Entretanto, se o sistema for alterado, passará a ser proibido aos países-membros optar por mudar o horário – tendo que escolher aquele em que desejam permanecer (verão, inverno ou outro), mas sem alterações ao longo do ano.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Volkswagen vai indenizar ex-trabalhadores que denunciaram ditadura militar no Brasil

A subsidiária da montadora alemã Volkswagen anunciou que vai indenizar ex-trabalhadores por violações de direitos humanos no Brasil. Como reconhecido pela própria empresa, seus serviços de segurança interna colaboraram com a ditadura militar brasileira …

Coreia do Sul acusa Norte de ter matado brutalmente um de seus funcionários desaparecido

A Coreia do Sul afirmou que um dos funcionários de seu Ministério dos Oceanos e Pesca foi morto e queimado após ter desaparecido durante o serviço no mar. O funcionário de 47 anos teria desaparecido nesta …

Pedaço de gelo quase do tamanho do Recife se descola da última plataforma do Ártico

Um pedaço de quase 110 quilômetros quadrados de gelo se desprendeu da última plataforma de gelo da Groenlândia, chamada de Nioghalvfjerdsfjorden ou 79N. A título de comparação, o tamanho da parte que se soltou equivale …

Blue Origin quer criar habitats espaciais comerciais já na década de 2020

Parece que a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos focada em voos espaciais comerciais, está mesmo querendo entrar no novíssimo e vindouro mercado de habitats na órbita da Terra — e pode ter a NASA …

Brasil é líder em conflitos socioambientais na Amazônia

Dono da maior extensão de Floresta Amazônica, o Brasil também é campeão em conflitos socioambientais na região. Um levantamento inédito comparando a situação de quatro países mostrou que, dos 1.308 confrontos registrados em 2017 e …

Lukashenko toma posse em cerimônia secreta em Belarus

O presidente de Belarus prestou juramento, nesta quarta-feira (26), em uma cerimônia mantida em sigilo. Este é o sexto mandato do chefe de Estado, no poder há 26 anos. "Alexander Lukashenko prestou juramento no idioma bielorrusso, …

Pássaros sacrificados como oferenda aos deuses são encontrados no Egito

Milhões de aves, que teriam sido utilizadas como oferenda aos deuses Hórus, Rá ou Thoth foram encontradas por uma equipe de arqueólogos no Egito. Os arqueólogos da Universidade Claude Bernard Lyon estavam trabalhando nas escavações de …

Navalny deixa hospital em Berlim

Oposicionista russo recebe alta após um mês de tratamento para curar envenenamento por agente neurotóxico do tipo Novitchok. Médicos dizem que recuperação total é possível, mas não sabem estimar efeitos de longo prazo. O oposicionista russo …

Governo pede suspensão de filme da Netflix após acusações de pedofilia

Após diversas acusações de pedofilia nas redes sociais ao filme Lindinhas, que estreou com exclusividade na Netflix, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos pediu a suspensão e investigação sobre sua distribuição …

Mais de 13 milhões de britânicos enfrentam novo lockdown diante do aumento de casos de Covid-19

Um quinto da população do Reino Unido acordou sob um novo lockdown nesta terça-feira (22). Essas pessoas estão sobretudo no norte da Inglaterra e no País de Gales, as regiões mais afetadas pela Covid-19 …