Medições precisas de antimatéria tornam a nossa existência ainda mais misteriosa

Um ponto previsível do Universo é que os opostos se equilibram. Para cada tipo de partícula normal, feita de matéria, existe uma antipartícula da mesma massa, que tem a carga elétrica oposta.

Os elétrons têm antielétrons (ou pósitrons), prótons têm antiprótons. A nova medição também mostra que a antimatéria e matéria se comportam de forma idêntica.

Quando partículas de matéria e antimatéria se encontram, porém, se anulam uma à outra, deixando apenas energia. Os físicos acreditam que no início do Universo, teria havido uma quantidade igual de matéria e antimatéria criada pelo Big Bang, e que cada uma deveria ter causado a destruição da outra.

De acordo com essa hipótese, o universo não deveria existir.

Mas é aqui que o enredo se complica: não conhecemos nenhuma antimatéria primordial que tenha sobrevivido ao Big Bang. Então por que a matéria sobreviveu ao Big Bang, mas a antimatéria não?

Uma das melhores formas de responder a essa pergunta é medir as propriedades fundamentais da matéria e da sua antimatéria da forma mais precisa possível.

Então comparar os resultados, diz Stefan Ulmer, físico da instituição de pesquisa japonesa Riken, que não está envolvido na nova pesquisa da medição da antimatéria que foi publicada na semana passada na Nature.

Para medir a antimatéria, porém, é necessário produzi-la. Recentemente, alguns físicos têm estudado o anti-hidrogênio, ou antimatéria do hidrogênio, já que é uma das substâncias mais conhecidas e abundantes no espaço.

Produzir anti-hidrogênio requer a mistura de 90 mil antiprótons com 3 milhões de pósitrons para produzir 50 mil átomos de anti-hidrogênio, sendo que apenas 20 deles são capturados por ímãs de 28 centímetros de comprimento para um estudo posterior.

No estudo em questão, os cientistas conseguiram realizar a medição mais precisa do anti-hidrogênio. Para isso, precisaram produzir 15 mil átomos de hidrogênio – o processo descrito acima repetido 750 vezes, estudando a frequência da luz emitida ou absorvida por átomos quando saltam para um estado de energia mais alto.

A medição dos níveis de energia do anti-hidrogênio e a quantidade de luz absorvida estão de acordo com os “contra-pares” do hidrogênio, com uma precisão de 2 partes por trilhão. A medição é uma melhoria dramática quando comparada com as realizadas anteriormente.

“É muito raro que experimentalistas aumentem a precisão de uma medição num fator de 100″, explica Ulmer ao Live Science. Jeffrey Hangst, físico da Universidade Aarhus, na Dinamarca, e coautor do estudo, acrescenta que, “há 20 anos, as pessoas achavam que isso nunca iria acontecer”.

Então o que nos diz essa medição?

Como era esperado, o hidrogênio e o anti-hidrogênio se comportam de forma idêntica. Agora, sabemos que também são idênticos numa medição com uma precisão da ordem das de partes por trilhão.

Porém, Ulmer considera que a medição não elimina a possibilidade de que haja uma discordância entre os dois tipos de matéria, se medidas com um nível ainda maior de precisão.

Hangst e seus colegas pretendem agora realizar medições ainda mais precisas e explorar como a antimatéria reage com a gravidade. Será que cai como a matéria normal ou, por outro lado, “cai para cima“?

Hangst acredita que o mistério pode ser resolvido antes do final desse ano. “Temos outros truques nas mangas”.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …