NASA

A NASA decidiu nesta quinta-feira (11) que serão enviados de avião para Moscou os dois astronautas da Rússia e dos Estados Unidos, que foram obrigados a fazer um pouso de emergência no cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.
Os astronautas Alexei Ovichinin, da Roscosmos, e Nick Hague, da NASA, pousaram nas estepes do país da Ásia central na sequência de uma falha no propulsor do foguete russo que deveria transportá-los à Estação Espacial Internacional (EEI).
O administrador da NASA, Jim Bridenstine, disse que Hague e Ovchinin estão em boas condições de saúde e serão transportados para o Centro de Treino Cosmonauta Gararin na Cidade das Estrelas, nos arredores de Moscou. Ele acrescentou ainda que será iniciada “uma investigação sobre a causa do incidente”.
Em paralelo, um alto responsável russo disse que o país vai suspender os lançamentos espaciais tripulados até que sejam apuradas as causas da falha na Soyuz, poucos minutos após o lançamento, que ocorreu nesta quinta-feira às 14h40 locais (5h40 em Brasília).
O vice-primeiro-ministro russo Yuri Borisov disse aos jornalistas que a cápsula do Soyuz se ejetou automaticamente do foguete quando ocorreu a falha, apenas 123 segundos após o lançamento. Ele assegurou ainda que a Rússia irá compartilhar com os Estados Unidos toda a informação relevante em torno do ocorrido.
Ciberia // ZAP