“Trump me sugeriu processar a União Europeia”, diz primeira-ministra britânica

Chris Ratcliffe / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com a primeira-ministra do britânica, Theresa May

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, revelou neste domingo, 15, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lhe disse para “processar a União Europeia” em meio às tratativas de negociações do Brexit – a saída dos britânicos do bloco europeu.

Em entrevista ao jornal britânico The Sun, publicada na quinta-feira durante a primeira visita oficial do presidente ao Reino Unido, Trump disse que havia dado um conselho à May, mas que a primeira-ministra havia ignorado.

Ao lado de May, durante uma coletiva de imprensa na sexta-feira, Trump foi questionado sobre o que tinha dito à primeira-ministra. Ele fez a ressalva de que não deu “um conselho, mas uma sugestão” e que entendia completamente porque ela achou a proposta “dura demais”. Trump, contudo, não revelou o que sugeriu à May.

Na manhã deste domingo, a primeira ministra terminou com o mistério. Em uma entrevista à BBC, o jornalista Andrew Marr perguntou qual era a sugestão de Trump que May havia achado “brutal”. “Ele me disse para processar a UE, e não entrar em negociações“, afirmou Theresa May.

À BBC, May afirmou que, ao deixar a UE, o Reino Unido vai fazer acordos comerciais com outras nações, vai acabar com a livre circulação de pessoas e não mais vai seguir as regras impostas pela Corte Europeia de Justiça.

A primeira-ministra defendeu seu projeto para o Brexit e pediu apoio dos seus críticos. O governo britânico enfrenta uma profunda divisão interna por causa da forma com que May tem negociado a saída do bloco.

Na semana passada, membros do Partido Conservador favoráveis ao chamado “hard Brexit”, a ruptura mais radical com a UE sem participação no mercado único, deixaram seus cargos por considerarem o plano de May suave demais.

O então ministro das Relações Exteriores Boris Johnson anunciou que sairia do governo na segunda-feira, horas após o ministro especial para o Brexit, David Davis, também ter renunciado. Eles são contra a manutenção de laços econômicos com a UE após a saída do bloco, programada para março do ano que vem.

À BBC, May insistiu que sua proposta permite que o Reino Unido faça seus próprios acordos comerciais, apesar de prever regras comerciais comuns com a EU. Ela disse que essas regras são necessárias para proteger os empregos em empresas com cadeias de suprimento que cruzam fronteiras no território europeu.

Antes de se encontrar com May, o presidente dos EUA havia criticado a forma com que ela está conduzindo o Brexit.  A entrevista de Trump ao jornal The Sun publicada no mesmo dia em que ele chegou ao Reino Unido, colocou o governo britânico em uma situação delicada por causa de declarações dadas pelo presidente americano na véspera.

Ele disse que a proposta de May, de buscar uma área de livre comércio de bens com a UE, “mataria” qualquer perspectiva de negócios com os EUA.Na mesma entrevista, o presidente elogiou o ex-ministro das Relações Exteriores Boris Johnson, desafeto de May, e criticou o prefeito de Londres, Sadiq Khan.

‘Fake news’ e protestos

Questionado sobre as críticas que fez à May, Trump disse que a primeira-ministra faz um trabalho magnífico e chamou a própria entrevista fake news. O presidente americano afirmou que, na edição da entrevista que deu ao Sun, o jornal omitiu as declarações positivas que fez sobre May. Isso, segundo ele, equivale a “fake news”, ou “notícias falsas”.

“May é totalmente profissional porque quando eu a vi nesta manhã, eu disse: ‘Quero me desculpar, porque eu falei tantas coisas boas de você’. E ela respondeu: ‘Não se preocupe, é só a imprensa'”, disse Trump, na coletiva de imprensa, ao lado de May, reclamando que as coisas positivas que disse sobre a primeira-ministra não foram manchete no jornal.

Além de mal estar no governo britânico, a visita de Trump também gerou protestos. Contrários à visita de Trump organizaram manifestações em diferentes cidades do Reino Unido.

Em Londres, onde dezenas de milhares de pessoas foram às ruas contra o presidente americano na sexta-feira, um balão representando Trump como um “bebê chorão”, de fraldas e com um celular na mão, voou ao lado do Parlamento britânico e na Trafalgar Square.

Trump passou dois dias na Inglaterra, onde se encontrou com Theresa May e com a Rainha Elizabeth 2ª, e seguiu para a Escócia, onde passou o fim de semana em seu clube de golfe.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …