Astrônomos descobrem atividade em objeto planetário distante do Sistema Solar

Northern Arizona University

Uma equipe de astrônomos anunciou sua descoberta da atividade de Centaur 2014 OG392, um objeto planetário observado pela primeira vez em 2014.

Centauros são planetas menores que os astrônomos pensam que se originaram no Cinturão de Kuiper, no sistema solar externo. Eles às vezes têm características semelhantes às de cometas, como caudas e coma (nuvens de poeira e gás) embora orbite em uma região entre Júpiter e Netuno onde é muito frio para a água se transformar em gás instantaneamente.

Apenas 18 centauros ativos foram descobertos desde 1927, e sabemos pouco sobre eles. Descobrir a atividade em Centauros também é um desafio observacional porque eles são tênues, usam muito tempo do telescópio e são raros.

Uma equipe de astrônomos, liderada pelo doutorando Colin Chandler, da Universidade do Norte do Arizona no início deste ano anunciou sua descoberta da atividade de Centaur 2014 OG392, um objeto planetário observado pela primeira vez em 2014. Eles publicaram suas descobertas em um artigo científico no The Astrophysical Journal Letters. Chandler é o autor principal, trabalhando com quatro co-autores: o estudante de graduação Jay Kueny, o professor Chad Trujillo, o professor David Trilling e William Oldroyd.

A pesquisa da equipe envolveu o desenvolvimento de um algoritmo de busca de banco de dados para localizar imagens arquivadas do Centauro, bem como novas observações do objeto, reporta o portal Phys.

“Nosso artigo relata a descoberta de atividade proveniente do Centaur 2014 OG392, com base em imagens arquivadas que descobrimos”, disse Chandler, “além de nossa própria nova evidência observacional adquirida com a Dark Energy Camera no Observatório Interamericano em Cerro Tololo, Chile, o telescópio Walter Baade no Observatório Las Campanas no Chile e o grande gerador de imagens monolíticas no telescópio Discovery Channel do Observatório Lowell em Happy Jack, Arizona.”

“Detectamos um coma de até 400 mil km”, disse ele, “e nossa análise dos processos de sublimação e da atividade dinâmica sugerem que o dióxido de carbono e/ou amônia são os candidatos mais prováveis ​​para causar atividade neste e em outros centauros ativos.”

“Desenvolvemos uma nova técnica”, disse Chandler, “que combina medições observacionais, por exemplo, de cor e massa de poeira, com esforços de modelagem para estimar características como a sublimação volátil do objeto e a dinâmica orbital. Como resultado da descoberta da equipe, o Centauro foi recentemente reclassificado como um cometa, e será conhecido como “C / 2014 OG392 (PANSTARRS).”

“Estou muito animado que o Minor Planet Center concedeu a nova designação de cometa condizente com a atividade que descobrimos neste objeto incomum”, disse ele.

Esta semana, Chandler foi convidado a apresentar os resultados na 52ª reunião da Divisão de Ciência Planetária da American Astronomical Society.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …