Estudo comprova ausência de ligação entre vacinas e autismo em crianças

Criança a ser vacinada

Um amplo estudo realizado com mais de 650.000 crianças dinamarquesas durante mais de uma década chegou à mesma conclusão que pesquisas anteriores: a vacina contra sarampo, caxumba e rubéola (MMR, tríplice viral) não aumenta o risco de autismo.

A pesquisa examinou dados das crianças dinamarquesas nascidas entre 1999 e 2010. Os cientistas compararam o número de diagnosticados com autismo entre as crianças vacinadas e as não imunizadas, e não encontraram qualquer diferença.

“O estudo aponta que o fato de que a vacina MMR não aumenta o risco de autismo, não desencadeia a doença em crianças suscetíveis (com fatores de risco) e não está associada a um reagrupamento de casos depois da vacinação”, afirmam os cientistas no documento publicado nos Anais de Medicina Interna dos Estados Unidos.

As centenas de milhares de crianças estudadas ao longo dos anos são comparadas a um pequeno estudo de 1998 com 12 crianças, citado com frequência por pessoas contrárias às vacinas, que mostram um vínculo entre a MMR e o autismo.

O estudo de 1998 foi retirado pela revista médica que o publicou e o autor, que falsificou os resultados, perdeu a licença médica, mas continua sendo citado por ativistas contrários a esta vacina.

Para conter os efeitos da onda anti-vacinação que tomou de assalto a França nos últimos anos, as autoridades sanitárias do país tomaram uma série de medidas, assustadas com a possibilidade da volta de doenças como o sarampo.

O alarme soou depois da morte de uma jovem em Poitiers, no centro da França, causada pelo sarampo, em 2017. As autoridades sanitárias francesas decidiram então aumentar o número de vacinas obrigatórias de três para 11, a partir de janeiro de 2018.

Os pais que se recusam se expõem a uma sentença de seis meses de prisão, além de uma multa de R$ 15 mil, embora as condenações sejam raras no país.

Fenômeno brasileiro

No Brasil, o fenômeno ganha em amplitude. O Ministério da Saúde atualizou nesta quinta-feira (19) o número de casos de sarampo: são 667, em seis estados brasileiros. Além disso, o número de mortes causados pela gripe triplicou em 2018, contabilizando um aumento de 194,4% em relação a 2017.

“O Brasil sempre me pareceu um país com uma cobertura vacinal correta, até o momento. Mas existe esse fenômeno global de evitar a vacinação. Devemos lembrar que as vacinas foram a intervenção sanitária mais importante depois da melhora da qualidade da água, o que permitiu o aumento da população mundial”, afirma o pediatra, especialista em vacinação e vice-presidente do Conselho de Vacinação da França, Daniel Floret.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …