Sangue do cordão umbilical pode aliviar sintomas do autismo

Blogging Autism / Flickr

-o

Um ensaio clínico conduzido por um grupo de pesquisadores da Universidade de Duke, nos EUA, revelou que a infusão autóloga – transplante no próprio indivíduo – de sangue do cordão umbilical pode aliviar os sintomas associados ao Transtorno do Espectro Autista, provavelmente através da regulação de processos inflamatórios ao nível cerebral.

O estudo de fase 1, publicado na revista científica Stem Cells Translational Medicine, incluiu 25 crianças, com idades entre os dois e os seis anos, com diagnóstico confirmado de autismo e que tinham criopreservado o cordão umbilical em um banco de células-tronco.

As crianças foram sujeitas a avaliações comportamentais e funcionais, imediatamente antes da infusão autóloga do cordão umbilical e aos seis e 12 meses depois do procedimento.

Durante os 12 meses, confirmou-se que o tratamento era seguro e bem tolerado, tendo sido observadas melhorias significativas ao nível da comunicação, comportamento social e sintomas do autismo, nas classificações clínicas da severidade dos sintomas e no grau de melhoria, nas medidas padronizadas de vocabulário expressivo e nas medidas objetivas da atenção das crianças a estímulos sociais.

As evoluções comportamentais observadas nos primeiros seis meses, após a infusão, mantiveram-se aos 12 meses, sendo mais significativas nas crianças que inicialmente tinham maior QI não verbal.

“Atualmente os tratamentos farmacológicos disponíveis para os transtornos relacionados com o autismo se dirigem apenas aos sintomas associados, como a irritabilidade, não atuando sobre os sintomas principais. Assim, há uma grande necessidade de tratamentos mais eficazes para estas patologias”, defende Carla Cardoso, pesquisadora na área das células estaminais.

“O ensaio clínico sugere uma nova abordagem terapêutica para o tratamento dos Transtornos do Espectro Autista, ao mostrar que a infusão autóloga do cordão umbilical está associada a melhorais comportamentais significativas em crianças autistas, contribuindo para uma melhoria funcional global nestes casos pediátricos”, continua.

O autismo é uma patologia neuropsiquiátrica que apresenta uma grande variedade de manifestações clínicas e resulta de disfunções multifatoriais do desenvolvimento do sistema nervoso central, afetando o desenvolvimento da criança.

Os sintomas se manifestam nos primeiros três anos de vida e incluem os domínios social, comportamental e comunicacional.

A incidência de autismo tem aumentado em todo o mundo, atingindo atualmente cerca de 60 em cada 10 mil crianças, com maior prevalência no sexo masculino.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Aumento na densidade do espaço fora do sistema solar é descoberto pela sonda espacial Voyager

Em novembro de 2018, após uma viagem épica de 41 anos, a Voyager 2 finalmente cruzou a fronteira que marcava o limite da influência do Sol e entrou no espaço interestelar. Mas a missão da …

Polícia Federal faz operação de busca e apreensão na 77ª fase da Lava Jato

São sete mandatos no Rio de Janeiro e em Niterói contra suspeita de propina na Petrobras envolvendo pouco mais de três bilhões de litros de combustíveis. Por determinação da 13ª Vara Federal em Curitiba (PR), a …

Suspeitos de COVID-19 podem ter dados compartilhados com a polícia na Inglaterra

  As informações pessoais de suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) podem ser utilizadas pela polícia da Inglaterra para garantir que eles não quebrem o isolamento. De acordo com as informações oficiais, as autoridades poderão ter …

Jejum intermitente funciona? Este estudo indica que não

Um estudo recém publicado na revista médica “Jama Internal Medicine” mostra que a prática conhecida como jejum intermitente não traz benefícios para o corpo e, ainda, não promove perda de peso de fato. A pesquisa, …

Estudos corroboram correlação entre tipo sanguíneo e risco de covid-19

A suscetibilidade ao contágio com o vírus Sars-Cov-2 pode variar segundo o grupo sanguíneo: os indivíduos do grupo O tendem a um menor risco, enquanto os demais estão também potencialmente mais expostos a quadros clínicos …

Bolsonaro reforça que brasileiro não será obrigado a tomar vacina contra a COVID-19

Declaração do presidente acontece três dias depois de o governador João Doria informar que vacinação será obrigatória no estado de São Paulo. O presidente Jair Bolsonaro reforçou hoje (19) na saída do Palácio da Alvorada o …

Engenheiros criam sabre de luz real de plasma retrátil de 2.200°C que corta aço

Os engenheiros por trás do canal do YouTube “The Hacksmith” criaram o sabre de luz de “Star Wars” no mundo real que é quente o suficiente para derreter aço e até titânio em segundos. James Hobson, …

Evo Morales comemora vitória de seu candidato, Luis Arce, à presidência na Bolívia

De La Paz, na Bolívia, o candidato a presidente Luis Arce e, de Buenos Aires, na Argentina, o ex-presidente Evo Morales comemoram vitória nas eleições tanto para presidente quanto para o Congresso, realizadas neste …

Síndrome provoca mudança na coloração dos olhos em população nativa da Indonésia

Em um país cujo a vasta maioria da população possui cabelos e olhos escuros, uma rara síndrome genética ofereceu aos membros de uma tribo nativa da Indonésia uma impressionante condição: os mais impactantes e profundos …

Aula de spinning em academia no Canadá contaminou 61 pessoas com a COVID-19

Academias não são locais recomendados neste momento de pandemia, mesmo que alguns estabelecimentos estejam reabrindo com todas as medidas de segurança adequadas. Prova disso aconteceu recentemente em Hamilton, na província de Ontario, no Canadá, quando uma …