Bíblia pode ter registrado o mais antigo eclipse solar de que se tem notícia

Abel Pardo López / Flickr

Eclipse solar anular

Cientistas revelaram a data do primeiro eclipse solar documentado na história da humanidade. O evento astronômico aconteceu no dia 30 de outubro de 1207 a.C. e foi mencionado no Livro de Josué, o sexto livro do Antigo Testamento.

Segundo um estudo publicado nesta quarta-feira (1) na Astronomy & Geophysics, a referência na Bíblia ao mais antigo eclipse solar na história da humanidade pode clarificar as datas de alguns acontecimentos do mundo antigo, como o reinado do faraó egípcio Ramsés II, o Grande.

O texto em questão está nos versículos 12 e 13 do capítulo 10 do Livro de Josué. “No dia em que o Senhor entregou os amorreus aos israelitas, Josué exclamou ao Senhor, na presença de Israel: ‘Sol, para sobre Gibeão! E tu, ó Lua, no vale de Ajalon‘. E o sol parou, e a lua permaneceu, até que o povo se vingasse dos inimigos”, lê-se no livro.

Colin Humphreys, um dos autores do estudo e professor da Universidade de Cambridge, diz que, se estas palavras descreverem uma observação real, “pode ter havido um evento astronômico muito importante e nosso objetivo é entender exatamente o que significa este texto”.

Na versão da Bíblia do Rei Jaime, de 1611, o Sol e a Lua pararam completamente. No entanto, Humphreys acredita que as palavras podem ter um significado diferente. O que o texto pode dizer é que o Sol e a Lua pararam de brilhar e que aconteceu, de fato, o primeiro eclipse solar.

Os hebreus entraram em Canaã entre 1500 e 1050 a.C., durante o governo do faraó Merneptá, filho de Ramsés II.

De acordo com os cálculos dos cientistas, o eclipse solar – observado durante a entrada de Josué em Canaã – ocorreu no dia 30 de outubro de 1207 a.C.

Se estes cálculos estiverem certos, este foi o primeiro eclipse solar documentado e, com base nesta descoberta, é possível saber o período exato do reinado de Ramsés II e do filho Merneptá. Para além disso, os cálculos sugerem ainda que o reinado de Merneptá começou em 1210 a.C. e que Ramsés II reinou de 1276 a.C. até 1210 a.C.

“Se estes cálculos forem aceitos, haverá um novo ajuste nas datas de vários reinados ao longo da História, o que vai nos permitir estudá-los mais detalhadamente”, explica Colin Humphreys.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Essa data não tem nada a ver com a Bíblia. O Êxodo, segundo a Bíblia, ocorreu por volta de 1500 a.c. Josué viveu entre 1538 e 1428 a.C., ou perto disso. Se querem relacionar eventos astronômicos com a Bíblia devem procurar nesse intervalo.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV

Por pouco não tivemos a ‘visita‘ de um asteroide na manhã desta quinta-feira (24). O evento era, basicamente, a cereja do bolo do que está sendo o anos de 2020. Quase! O objeto, chamado de ‘2020 …

Sarcófago de 'supervisor dos tronos' é desenterrado no Egito

Um sarcófago de pedra calcária e várias estatuetas funerárias ushebti foram descobertas na cidade egípcia de Minya, por uma missão arqueológica do país, liderada por Mostafa al-Waziry, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do …

Trump não se compromete com transferência pacífica de poder

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recusou-se a se comprometer com uma transferência pacífica de poder caso seja derrotado na eleição presidencial de 3 de novembro. "Vamos ver o que vai acontecer", disse Trump, ao …

TikTok impõe restrições em anúncios de emagrecimento para combater gordofobia

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (23) uma série de novas regras que restringem a veiculação de anúncios de aplicativos e suprimentos de emagrecimento dentro da plataforma. Segundo o comunicado oficial da rede social, o objetivo das …

Volkswagen vai indenizar ex-trabalhadores que denunciaram ditadura militar no Brasil

A subsidiária da montadora alemã Volkswagen anunciou que vai indenizar ex-trabalhadores por violações de direitos humanos no Brasil. Como reconhecido pela própria empresa, seus serviços de segurança interna colaboraram com a ditadura militar brasileira …

Coreia do Sul acusa Norte de ter matado brutalmente um de seus funcionários desaparecido

A Coreia do Sul afirmou que um dos funcionários de seu Ministério dos Oceanos e Pesca foi morto e queimado após ter desaparecido durante o serviço no mar. O funcionário de 47 anos teria desaparecido nesta …

Pedaço de gelo quase do tamanho do Recife se descola da última plataforma do Ártico

Um pedaço de quase 110 quilômetros quadrados de gelo se desprendeu da última plataforma de gelo da Groenlândia, chamada de Nioghalvfjerdsfjorden ou 79N. A título de comparação, o tamanho da parte que se soltou equivale …

Blue Origin quer criar habitats espaciais comerciais já na década de 2020

Parece que a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos focada em voos espaciais comerciais, está mesmo querendo entrar no novíssimo e vindouro mercado de habitats na órbita da Terra — e pode ter a NASA …

Brasil é líder em conflitos socioambientais na Amazônia

Dono da maior extensão de Floresta Amazônica, o Brasil também é campeão em conflitos socioambientais na região. Um levantamento inédito comparando a situação de quatro países mostrou que, dos 1.308 confrontos registrados em 2017 e …

Lukashenko toma posse em cerimônia secreta em Belarus

O presidente de Belarus prestou juramento, nesta quarta-feira (26), em uma cerimônia mantida em sigilo. Este é o sexto mandato do chefe de Estado, no poder há 26 anos. "Alexander Lukashenko prestou juramento no idioma bielorrusso, …