Chegou o dia do Grande Eclipse Solar – e todos vamos pesar menos

NASA

A NASA, Agência Espacial Americana, vai transmitir o eclipse solar desta segunda-feira (21) pelo Facebook e Twitter e ao vivo. O processo deve durar cerca de 3 horas, mas a escuridão mesmo passa bem rápido: dura aproximadamente 3 segundos.

O Twitter fez uma parceria com o The Weather Channel para transmitir ao vivo o eclipse. Já o Facebook vai utilizar imagens da Nasa para mostrar o evento.

Além do feed da Nasa, o Facebook vai promover a transmissão ao vivo em 360 graus pelo Live, com resolução 4K. Esse livestream será totalmente interativo, para que o usuário possa olhar ao redor e sentir que está realmente acompanhando ao vivo o evento.

Na segunda-feira, logo ao abrir o feed da rede social, o usuário vai encontrar a seguinte mensagem: “Experimente o eclipse solar total: hoje, milhões de americanos vão ver o céu como nunca antes viram. Junte-se a nós para este evento cósmico raro e belo”.

Ao clicar na mensagem, o usuário será levado à cobertura ao vivo na página da Nasa no Facebook. A agência espacial também planeja publicar novos efeitos e filtros no recurso de câmera do Facebook para promover a hashtag #Eclipse2017.

Será o primeiro eclipse total do sol em 38 anos e nos Estados Unidos será completamente visível. No Brasil será visível entre as 16h30 e as 17h20. As melhores regiões para observar são o norte e nordeste do país, por causa da posição geográfica.

Segundo o Facebook, “os Estados Unidos experimentarão o primeiro eclipse solar total de costa a costa em 99 anos, tornando este o evento astronômico mais importante na era das redes sociais”.

No oeste da Europa e da África também será possível admirar este fenômeno astronômico parcialmente, como no Brasil.

O eclipse solar acontece quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol e oculta total ou parcialmente a luz fazendo com que o Sol pareça desaparecer. Este será o segundo eclipse de 2017. Em fevereiro ocorreu um eclipse solar anular, visível apenas no centro-sul da América do Sul, no centro-sul da África e na Antártida.

A Terra vai inchar

Segundo a NASA, o eclipse irá alterar a influência gravitacional do Sol e da Lua na Terra, e esse efeito vai fazer com que que a força gravitacional da Terra seja menor. O impacto de tal eclipse sobre a Terra, ainda que imperceptível, alterará a dimensão da crosta terrestre.

Isso significa que a Terra vai “inchar” cerca de 4 centímetros, e nós vamos ficar mais leves – mas infelizmente, não mais magros, nem de forma duradoura. Segundo a NASA, o efeito durará algumas horas, e poderá fazer com que fiquemos 48 gramas mais leves.

No oeste da Europa e da África também será possível admirar parcialmente o fenômeno astronômico.

Pontos de observação no Brasil

Do Brasil, moradores de alguns estados das regiões Norte e Nordeste poderão acompanhar o fenômeno parcialmente, sendo Macapá, no Amapá, o melhor ponto de observação entre as capitais.

“A faixa de totalidade cobre uma área de 280 quilômetros de largura. O incrível deste eclipse é que essa faixa de totalidade vai cruzar toda a parte continental dos EUA, da costa leste à costa oeste”, explica Josina Nascimento, pesquisadora do Observatório Nacional ao Globo.

“O eclipse parcial pode ser visto numa faixa de 3 mil quilômetros para o norte e para o sul, que inclui as regiões Norte e Nordeste do Brasil“, acrescenta.

De acordo com as previsões citadas pelo jornal O Globo, os macapaenses poderão ver a Lua cobrindo 40,9% do Sol, com início do eclipse às 16h09min e pico às 17h09min.

Já os oradores de Boa Vista, Belém, São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa e Recife poderão ver entre 30% e 40% do Sol coberto. Em Salvador, a cobertura será de 12,6%, e em Brasília, apenas 2%. Estados ao sul da capital federal ficam de fora da área de observação.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Biden anuncia pacote de estímulo de quase US$ 2 trilhões

Para revitalizar a maior economia do mundo em meio à pandemia, "Plano de resgate americano" apresentado pelo presidente eleito inclui auxílio a desempregados e escolas e investimento na vacinação. O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe …

Coronavírus: Reino Unido proíbe entrada de viajantes vindos da América do Sul e de Portugal por variante encontrada no Brasil

Chegadas ao Reino Unido da América do Sul e Portugal serão proibidas a partir de sexta-feira (15/01) devido a preocupações com a variante brasileira do coronavírus. O secretário de transportes, Grant Shapps, disse que a mudança …

Vacinação nacional contra a COVID-19 começa no dia 20, às 10h

Ao que tudo indica o Brasil já tem uma data oficial para o início da vacinação, em massa, contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Nesta quinta-feira (14), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que a …

"Futuro assustador de extinção em massa" nos espera, elite dos cientistas alerta

O planeta enfrenta um “futuro assustador de extinção em massa, declínio da saúde e distúrbios climáticos” que ameaçam a sobrevivência humana por causa da ignorância e da inação, de acordo com um grupo internacional de …

Oferta de perfuração do Ártico tem fracasso histórico por falta de interessados

O recente leilão que oferecia arrendamentos de perfuração de petróleo no Ártico foi um fracasso. Esperava-se que a chamada atraísse muitos interessados em explorar a área no Alasca, mas a realidade foi outra. A notícia é …

Palácio mais antigo da China de 5.300 anos é descoberto perto de antiga capital

Palácio descoberto no sítio arqueológico de Shuanghuaishu, nos arredores da cidade de Zhengzhou, uma das oito capitais antigas, foi construído por volta de 3300 a.C., ou seja, tem cerca de 5.300 anos, sendo possivelmente a …

Variante da Covid-19 no Brasil faz Reino Unido banir viajantes da América Latina e Portugal

O governo britânico proibiu, nesta quinta-feira, as chegadas de todos os países da América do Sul e do Panamá, além de Portugal, em resposta à nova variante da Covid-19, descoberta no Brasil. A decisão …

CEO do Twitter defende banimento de Trump da rede social

Jack Dorsey diz que medida resulta do “fracasso” da plataforma em mediar diálogo saudável e admite que pode abrir “precedente perigoso”. Proibição veio após presidente dos EUA insuflar apoiadores que invadiram Capitólio. O CEO da rede …

O zumbido de fundo do universo pode ter sido ouvido pela primeira vez

Baseado no que sabemos sobre ondas gravitacionais, o Universo deve estar cheio delas. Cada par de buracos negros ou estrelas de nêutrons e colisão, cada supernova com núcleo em colapso — até mesmo o próprio …

Monocultura da soja destruiu mais de 30% do cerrado brasileiro entre 2004 e 2017, alerta WWF

Os 24 principais focos de desmatamento no mundo provocaram a perda de uma superfície equivalente ao tamanho do Paraguai em menos de uma década, aponta um relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na …