Chegou o dia do Grande Eclipse Solar – e todos vamos pesar menos

NASA

A NASA, Agência Espacial Americana, vai transmitir o eclipse solar desta segunda-feira (21) pelo Facebook e Twitter e ao vivo. O processo deve durar cerca de 3 horas, mas a escuridão mesmo passa bem rápido: dura aproximadamente 3 segundos.

O Twitter fez uma parceria com o The Weather Channel para transmitir ao vivo o eclipse. Já o Facebook vai utilizar imagens da Nasa para mostrar o evento.

Além do feed da Nasa, o Facebook vai promover a transmissão ao vivo em 360 graus pelo Live, com resolução 4K. Esse livestream será totalmente interativo, para que o usuário possa olhar ao redor e sentir que está realmente acompanhando ao vivo o evento.

Na segunda-feira, logo ao abrir o feed da rede social, o usuário vai encontrar a seguinte mensagem: “Experimente o eclipse solar total: hoje, milhões de americanos vão ver o céu como nunca antes viram. Junte-se a nós para este evento cósmico raro e belo”.

Ao clicar na mensagem, o usuário será levado à cobertura ao vivo na página da Nasa no Facebook. A agência espacial também planeja publicar novos efeitos e filtros no recurso de câmera do Facebook para promover a hashtag #Eclipse2017.

Será o primeiro eclipse total do sol em 38 anos e nos Estados Unidos será completamente visível. No Brasil será visível entre as 16h30 e as 17h20. As melhores regiões para observar são o norte e nordeste do país, por causa da posição geográfica.

Segundo o Facebook, “os Estados Unidos experimentarão o primeiro eclipse solar total de costa a costa em 99 anos, tornando este o evento astronômico mais importante na era das redes sociais”.

No oeste da Europa e da África também será possível admirar este fenômeno astronômico parcialmente, como no Brasil.

O eclipse solar acontece quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol e oculta total ou parcialmente a luz fazendo com que o Sol pareça desaparecer. Este será o segundo eclipse de 2017. Em fevereiro ocorreu um eclipse solar anular, visível apenas no centro-sul da América do Sul, no centro-sul da África e na Antártida.

A Terra vai inchar

Segundo a NASA, o eclipse irá alterar a influência gravitacional do Sol e da Lua na Terra, e esse efeito vai fazer com que que a força gravitacional da Terra seja menor. O impacto de tal eclipse sobre a Terra, ainda que imperceptível, alterará a dimensão da crosta terrestre.

Isso significa que a Terra vai “inchar” cerca de 4 centímetros, e nós vamos ficar mais leves – mas infelizmente, não mais magros, nem de forma duradoura. Segundo a NASA, o efeito durará algumas horas, e poderá fazer com que fiquemos 48 gramas mais leves.

No oeste da Europa e da África também será possível admirar parcialmente o fenômeno astronômico.

Pontos de observação no Brasil

Do Brasil, moradores de alguns estados das regiões Norte e Nordeste poderão acompanhar o fenômeno parcialmente, sendo Macapá, no Amapá, o melhor ponto de observação entre as capitais.

“A faixa de totalidade cobre uma área de 280 quilômetros de largura. O incrível deste eclipse é que essa faixa de totalidade vai cruzar toda a parte continental dos EUA, da costa leste à costa oeste”, explica Josina Nascimento, pesquisadora do Observatório Nacional ao Globo.

“O eclipse parcial pode ser visto numa faixa de 3 mil quilômetros para o norte e para o sul, que inclui as regiões Norte e Nordeste do Brasil“, acrescenta.

De acordo com as previsões citadas pelo jornal O Globo, os macapaenses poderão ver a Lua cobrindo 40,9% do Sol, com início do eclipse às 16h09min e pico às 17h09min.

Já os oradores de Boa Vista, Belém, São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa e Recife poderão ver entre 30% e 40% do Sol coberto. Em Salvador, a cobertura será de 12,6%, e em Brasília, apenas 2%. Estados ao sul da capital federal ficam de fora da área de observação.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …