Chegou o dia do Grande Eclipse Solar – e todos vamos pesar menos

NASA

A NASA, Agência Espacial Americana, vai transmitir o eclipse solar desta segunda-feira (21) pelo Facebook e Twitter e ao vivo. O processo deve durar cerca de 3 horas, mas a escuridão mesmo passa bem rápido: dura aproximadamente 3 segundos.

O Twitter fez uma parceria com o The Weather Channel para transmitir ao vivo o eclipse. Já o Facebook vai utilizar imagens da Nasa para mostrar o evento.

Além do feed da Nasa, o Facebook vai promover a transmissão ao vivo em 360 graus pelo Live, com resolução 4K. Esse livestream será totalmente interativo, para que o usuário possa olhar ao redor e sentir que está realmente acompanhando ao vivo o evento.

Na segunda-feira, logo ao abrir o feed da rede social, o usuário vai encontrar a seguinte mensagem: “Experimente o eclipse solar total: hoje, milhões de americanos vão ver o céu como nunca antes viram. Junte-se a nós para este evento cósmico raro e belo”.

Ao clicar na mensagem, o usuário será levado à cobertura ao vivo na página da Nasa no Facebook. A agência espacial também planeja publicar novos efeitos e filtros no recurso de câmera do Facebook para promover a hashtag #Eclipse2017.

Será o primeiro eclipse total do sol em 38 anos e nos Estados Unidos será completamente visível. No Brasil será visível entre as 16h30 e as 17h20. As melhores regiões para observar são o norte e nordeste do país, por causa da posição geográfica.

Segundo o Facebook, “os Estados Unidos experimentarão o primeiro eclipse solar total de costa a costa em 99 anos, tornando este o evento astronômico mais importante na era das redes sociais”.

No oeste da Europa e da África também será possível admirar este fenômeno astronômico parcialmente, como no Brasil.

O eclipse solar acontece quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol e oculta total ou parcialmente a luz fazendo com que o Sol pareça desaparecer. Este será o segundo eclipse de 2017. Em fevereiro ocorreu um eclipse solar anular, visível apenas no centro-sul da América do Sul, no centro-sul da África e na Antártida.

A Terra vai inchar

Segundo a NASA, o eclipse irá alterar a influência gravitacional do Sol e da Lua na Terra, e esse efeito vai fazer com que que a força gravitacional da Terra seja menor. O impacto de tal eclipse sobre a Terra, ainda que imperceptível, alterará a dimensão da crosta terrestre.

Isso significa que a Terra vai “inchar” cerca de 4 centímetros, e nós vamos ficar mais leves – mas infelizmente, não mais magros, nem de forma duradoura. Segundo a NASA, o efeito durará algumas horas, e poderá fazer com que fiquemos 48 gramas mais leves.

No oeste da Europa e da África também será possível admirar parcialmente o fenômeno astronômico.

Pontos de observação no Brasil

Do Brasil, moradores de alguns estados das regiões Norte e Nordeste poderão acompanhar o fenômeno parcialmente, sendo Macapá, no Amapá, o melhor ponto de observação entre as capitais.

“A faixa de totalidade cobre uma área de 280 quilômetros de largura. O incrível deste eclipse é que essa faixa de totalidade vai cruzar toda a parte continental dos EUA, da costa leste à costa oeste”, explica Josina Nascimento, pesquisadora do Observatório Nacional ao Globo.

“O eclipse parcial pode ser visto numa faixa de 3 mil quilômetros para o norte e para o sul, que inclui as regiões Norte e Nordeste do Brasil“, acrescenta.

De acordo com as previsões citadas pelo jornal O Globo, os macapaenses poderão ver a Lua cobrindo 40,9% do Sol, com início do eclipse às 16h09min e pico às 17h09min.

Já os oradores de Boa Vista, Belém, São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa e Recife poderão ver entre 30% e 40% do Sol coberto. Em Salvador, a cobertura será de 12,6%, e em Brasília, apenas 2%. Estados ao sul da capital federal ficam de fora da área de observação.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas finalmente descobriram como capturar o espectro todo da luz solar para gerar hidrogênio

Pela primeira vez, cientistas da Universidade Estadual de Ohio (EUA) desenvolveram uma molécula que é capaz de coletar a energia de todo o espectro da luz solar. O processo, 50% mais eficiente que as atuais …

Você agora pode ouvir a voz de uma múmia de 3 mil anos

Com uso de tomografia computadorizada, impressão 3D e laringe eletrônica, pesquisadores do Reino Unido reconstruíram o trato vocal de uma múmia egípcia. Para a realização do projeto que teve início em 2013, foi preciso combinar medicina, …

Krakatoa, o inferno de Java: a erupção há 137 anos que foi sentida no planeta inteiro

Em 1883, o mundo presenciou um evento natural tão bombástico e violento que pôde ser notado de alguma forma por praticamente todos os habitantes do planeta. A erupção do vulcão Krakatoa, na Indonésia, lançou detritos a …

Educação e confiança fazem da Dinamarca país menos corrupto do mundo

Imagine poder almoçar tranquilamente num restaurante ou fazer compras enquanto deixa o seu bebê no carrinho, estacionado do lado de fora na calçada. Essa cena, que faz parte do cotidiano dos dinamarqueses, só é …

Brasil adianta ponteiros do Relógio do Juízo Final

O Relógio do Juízo Final teve seus ponteiros ajustados nesta quinta-feira (23/01) para a marca de apenas 100 segundos para a meia-noite, simbolizando o maior perigo para a humanidade registrado desde criação do dispositivo em …

Estudo comprova ligação entre estresse e cabelos brancos

Pesquisadores brasileiros e americanos investigaram processo de embranquecimento dos cabelos e concluem que estresse leva à liberação de substância que pode danificar células-tronco regeneradoras de pigmentos. Quando Maria Antonieta foi capturada durante a Revolução Francesa, consta …

Japão pretende desenvolver tecnologia ultrarrápida 6G até 2030

O governo japonês elaborará uma estratégia abrangente sobre as futuras redes de comunicação sem fio ultrarrápidas 6G e montou um painel para discutir o assunto, declarou ministra japonesa do Interior e Comunicações. O anúncio foi feito …

Tesla atinge valor de mercado de US$ 100 bi — e Musk receberá um grande bônus

A Tesla é uma das companhias mais promissoras do mundo, mas ainda gera dúvidas entre os investidores, devido aos problemas para atingir as metas de produção e polêmicos acidentes envolvendo seus veículos — além de …

Por que o príncipe da Arábia Saudita hackeou celular de Jeff Bezos, segundo investigação da ONU

Uma intriga internacional envolve, desde 2018, o homem mais rico do mundo e uma ditadura ultrafechada acusada de matar seus inimigos com requintes de crueldade. E, agora, o caso está sendo investigado por especialistas em …

Garoto de apenas 6 anos arrecada $270 mil para ajudar animais em incêndios australianos

Nos incêndios que devastaram algumas regiões da Austrália, mais de 1 bilhão de animais morreram. No esforço para salvar os animais resgatados e tentar, o mais rápido possível, lhes oferecer um novo lar, este garotinho …