Brasileiros criam tintas orgânicas que não prejudicam as crianças e o meio ambiente

A amada mãe natureza nos dá absolutamente todos os recursos para sermos felizes. Se ainda restam dúvidas, olha só essa ideia simples e ao mesmo tempo maravilhosa: três amigos brasileiros criaram tintas orgânicas que não prejudicam crianças e nem o meio ambiente.

É isso mesmo. Os pigmentos naturais utilizados vêm de folhas, raízes, frutos, flores e vegetais, que dão origem ao produto.

A prática não é novidade – muito pelo contrário – pois surgiu no início da existência humana, quando o contato com a terra era infinitamente maior. A distância entre o homem e os recursos naturais deu lugar à indústria, incluindo os materiais químicos responsáveis por boa parte da poluição ambiental.

Mas agora existe um movimento de resgate dessa relação, de uma forma mais consciente e ecológica.

Cientes dessas condições, depois de um curso no Centro Tibá de Tecnologia Intuitiva e Bio-Arquitetura, os designers cariocas Rafael D’Ávila, Amon Pinto e Pedro Ivo Costa, sócios da agência Zebu, lançaram a Mancha, com o intuito de propagar a matéria-prima vegetal, totalmente atóxica. O que significa que, especialmente as crianças, tão curiosas e exploradoras, poderão se divertir e brincar livremente com as tintas.

As tintas possuem 50 cores que podem ser aplicadas em papel ou madeira, sendo possível ainda a utilização na elaboração de materiais gráficos e pintura de móveis, por exemplo.

Açafrão, cacau, urucum, espinafre, beterraba e canela são alguns dos elementos mais utilizados por diversas culturas para dar cor a tecidos e outras superfícies propensas à pigmentação. No Brasil, há marcas no segmento de moda que já fazem uso das mesmas para colorir roupas.

(dr) Zebu

-

A marca sustentável foi selecionada para participar do programa da Incubadora de Empresas do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da UFRJ (COPPE), o Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o intuito de propagar o uso das tintas em maior escala, substituindo àquelas que são tóxicas e prejudiciais ao meio ambiente e à saúde.

Além disso, os empreendedores também venceram um desafio nacional promovido pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. O prêmio – uma viagem à Unidade de Conservação Reserva Natural Salto Morato, no Paraná – serviu para agregar ainda mais aprendizado e conhecimento sobre boas práticas nos negócios.

A Mancha também participa de ações pontuais e workshops de educação infantil, mostrando aos pequenos a relação entre cores e alimentos ao fazer uso das tintas orgânicas. Esse arco-íris de possibilidades e tonalidades vai longe!

// EcoD

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …