Poluição mata mais de três crianças por segundo no mundo

A Organização Mundial da Saúde, OMS, alertou que a poluição mata 1,7 milhão de crianças todos os anos no mundo. São mais de 3 mortes por segundo. A agência da ONU lançou esta segunda-feira (6) o relatório “Herdar um Mundo Saudável: Atlas sobre a Saúde e o Meio Ambiente das Crianças”.

O documento diz que mais de 25% dos óbitos de crianças com menos de cinco anos têm como causa ambientes poluídos, entre eles estão a poluição externa e a interna, neste caso, o fogão à lenha é um exemplo clássico.

Além deles estão o fumo passivo, água contaminada, falta de saneamento básico e higiene inadequada.

O relatório afirma que as principais causas de morte, diarreia, malária e pneumonia, podem ser evitadas por intervenções para reduzir os riscos ambientais. Entre essas intervenções estão o acesso à água potável e combustíveis limpos para cozinhar, gás ou eletricidade em vez de lenha ou carvão.

Um segundo relatório também lançado esta segunda-feira pela OMS, “Não Polua meu Futuro”, dá uma visão geral sobre o impacto do meio ambiente sobre a saúde das crianças.

Todos os anos, 570 mil menores de cinco anos morrem de infecção respiratória, pouco mais de 360 mil perdem a vida por causa da diarreia. A malária e os ferimentos intencionais matam cada um cerca de 200 mil crianças.

A OMS diz ainda que 270 mil bebês morrem durante os primeiros 30 dias de vida.

Sugestões

Para melhorar a vida e criar ambientes saudáveis para as crianças, os relatórios sugerem uma ação conjunta de vários setores dos governos.

No caso da habitação, só deve ser usado combustível limpo para o aquecimento e para cozinhar alimentos. Nas escolas, os governos devem fornecer saneamento básico e serviços de higiene além de nutrição adequada para alunos, professores e funcionários.

Os hospitais devem ter água potável, serviço de saneamento básico e eletricidade. O planejamento urbano deve incluir mais espaços verdes e locais para caminhadas e para bicicletas.

Nos transportes, as autoridades devem reduzir os índices de emissão de gases e aumentar a frota de transporte público. No setor agrícola, é importante reduzir o uso de pesticidas tóxicos e o uso de substâncias químicas.

Na indústria, a meta é reduzir o lixo tóxico e também o uso de substâncias químicas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas propõe adicionar drogas psicoativas na água potável

Pesquisadores do Reino Unido propuseram uma idéia radical para reduzir a taxa de suicídios: incluir o medicamento psicoativo lítio — um estabilizador de humor — na água potável da população. Parece uma idéia completamente radical, mas …

Magnata da mídia é preso em Hong Kong

Jimmy Lai, crítico do regime de Pequim e proprietário de jornal pró-democracia, foi detido com base em nova lei de segurança nacional imposta pela China. O empresário Jimmy Lai, uma das figuras mais influentes do movimento …

Twitter entra na briga pela compra do TikTok e pode fundir redes sociais

O banimento do TikTok nos Estados Unidos virou uma verdadeira novela mexicana. O aplicativo chinês, que tem até 45 dias para encontrar uma companhia americana para assumir suas operações no país e não ser bloqueado …

Motoboy é vítima de racismo de homem branco: "Você tem inveja disso aqui [minha cor]"

A manhã de sexta-feira (7) começou com mais um caso de racismo no Brasil. Um vídeo que viralizou no Twitter registra um homem branco fazendo injúrias raciais contra um entregador de delivery. As fortes imagens são …

‘Grande ameaça à saúde pública’: cientistas descobrem mutação resistente a remédio contra a malária

Pesquisadores em Ruanda identificaram uma cepa do parasita causador da malária que é resistente a medicamentos. O estudo, publicado na revista Nature, revelou que os parasitas eram capazes de resistir ao tratamento com a artemisinina, um …

Brasil, um ano no foco da crítica ambiental mundial

Em agosto de 2019, país virou pária ambiental devido a incêndios e aumento do desmatamento. Bolsonaro reagiu com agressividade e insultos. Agora, aumenta a pressão de investidores estrangeiros por uma mudança de rumo. Foi uma catástrofe …

Com medo da Covid-19, Venezuela discrimina venezuelanos que voltam ao país

Várias medidas vêm sendo aplicadas na Venezuela para conter a Covid-19. Um estádio foi transformado em hospital de campanha, blocos de concreto foram colocados nas vias, festas estão proibidas e há um canal de …

Centro Gamalei, desenvolvedor de vacina russa, explica como funciona e se há riscos para o paciente

O diretor do Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamalei falou sobre os testes da vacina, que será registrada oficialmente na quarta-feira (12). As partículas do coronavírus na vacina da COVID-19 não podem prejudicar …

Mistura inusitada de amônia e água cria raios superficiais e granizos em Júpiter

Júpiter, o maior gigante gasoso do Sistema Solar, é um lugar coberto por tempestades estranhas. O que os cientistas ainda não sabiam é que no meio dessas tormentas, existem raios de natureza bem diferente dos …

Emocionante avanço da teoria para a realidade: bizarro efeito quântico é observado

No núcleo toda estrela anã branca — o denso resto de uma estrela que queimou todo seu combustível — existe um fenômeno quântico enigmático: enquanto ganha massa ela reduz de tamanho chegando a um ponto …