A brasileira Marcela Höchli e o marido, que é suíço, adaptaram a receita do pão de queijo brasileiro, levaram para a Suíça e estão fazendo sucesso em Zurique. Eles criaram um pão de queijo gourmet. “Nosso pão de queijo usa queijo suíço e polvilho brasileiro”, contou Marcela.
A ideia deu certo e chamou a atenção no país. Eles receberam um convite para apresentar o produto em setembro numa grande feira gourmet em na capital suíça. “Na Gourmesse, onde só se apresentam produtos de alto nível. É um grande e ousado passo para nós, levar a cultura brasileira para os mais refinados paladares suíços”, disse ao SNB.
Duro era fazer os suíços falarem “pão de queijo”, então eles tiveram uma ideia: renomear o produto pelas iniciais das palavra: PdQ. “Nossa marca é PdQ, porque para o suíços falarem ‘pão de queijo’ é impossível, então brincamos com a sigla, que é a marca do nosso pão de queijo”, revela.
Marcela Höchli é de Taubaté, no interior de São Paulo. Ela tem 40 anos, é formada marketing, tem MBA em gestão estratégica na Universidade de São Paulo (USP) e especialização em gestão da inovação, também na USP. Trabalhou no Senai na área administrativa.
Desde criança ela faz pão de queijo com a família. “Com o passar dos anos, eu fui trabalhando a receita até chegar numa versão gourmet, eu usava queijo da Serra da Canastra e Parmesão, que um senhor trazia de Minas, então vendia para amigos, familiares e colegas de trabalho no Brasil”, lembra.
O marido dela, Pascal Höchli, também de 40 anos, é técnico em telecomunicações. Ele montou um supermercado no Brasil, onde morou durante três anos, quando eles se conheceram pela internet, em 2012.
“A semente da empresa começou a surgir quando meu marido e eu nos conhecemos. Ele sentia falta de um bom pão de queijo aqui, ele já não morava mais no Brasil. E como os suíços amam queijo e têm ótimos queijos, pensamos, por que não trazermos o pão de queijo, mas com queijo suíço?”, lembra.
Foram dois anos de planos até eles abrirem em janeiro deste ano a fábrica de pão de queijo na Suíça, a Paneback.
“Recebemos muitos elogios pela qualidade do nosso pão de queijo, que tem pedacinhos de queijo suíço. A família do meu marido se apaixonou pelo pão de queijo e todos resolveram embarcar conosco. Hoje somos em 4 [no empreendimento] e assim estamos crescendo, organicamente”. conta.
Hoje, o PdQ é vendido congelado em pelo menos 15 lojas e mercados da cidade de Zurique. “Desde janeiro conciliamos nossos trabalhos, e a partir de setembro eu estarei em tempo integral na Paneback para darmos conta da demanda”, conta Marcela.
O que deixa a empreendedora ainda mais feliz são os elogios dos clientes. “Estamos tendo muita procura e as pessoas ficam maravilhadas com o sabor do nosso PdQ. Um brasileiro [em uma feira] disse que o nosso PdQ era o melhor pão de queijo que ele tinha comido na vida. Foi muito gratificante”, comemora.
Ciberia // Só Notícia Boa