Companhias aéreas que voam para o Brasil em meio à pandemia

Maioria das empresas aéreas cortou rotas internacionais para o Brasil devido ao coronavírus e fechamento de fronteiras. Porém, algumas ainda têm voos programados. Veja a lista.

Várias companhias aéreas cortaram voos internacionais para o Brasil devido à pandemia de coronavírus e às restrições de viagens impostas por diversos países. Porém, boa parte das empresas operam atualmente ligações de cidades no exterior principalmente para São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Recife.

As rotas internacionais ainda em atividade estão sendo usadas por brasileiros que estão no exterior para voltar ao Brasil. O Itamaraty informou em nota que está buscando todas as opções para repatriar os nacionais residentes no Brasil que encontraram problemas com seus voos de retorno ao país.

O Ministério das Relações Exteriores informa ainda que, caso seja possível o retorno ao Brasil por voo comercial, “essa opção deve ser sempre considerada tendo em vista que outras opções de repatriação podem ser inviáveis ou demoradas em alguns lugares“.

“A opção de voos fretados está sendo considerada para regiões em que se verificou total interrupção do tráfego aéreo e outras possibilidades de repatriação não são viáveis”, diz a nota enviada à DW Brasil. “São voos pagos pelo governo brasileiro e que dependem de negociação específica com governos estrangeiros, não apenas na origem do voo, mas, em diversas ocasiões, com eventuais escalas.”

Veja abaixo a situação das principais empresas aéreas que operam no Brasil.

Azul:

A empresa brasileira opera do aeroporto de Viracopos, em Campinas/SP, para Fort Lauderdale e Lisboa.

GOL:

A companhia aérea brasileira pretende retomar os voos internacionais progressivamente a partir da segunda quinzena de dezembro. Os dois primeiros destinos são Buenos Aires e Montevidéu a partir de 19 de dezembro.

A GOL ressalta que o retorno depende das restrições de viagem impostas pelas autoridades dos países nos quais a companhia opera na América do Sul, Central e no Caribe, além de recomendações das autoridades dos EUA.

Latam:

A empresa aérea brasileira opera de forma reduzida as rotas de São Paulo para Frankfurt, Assunção, Buenos Aires, Nova York, Londres, Lima, Lisboa, Madri, Montevidéu, Miami e Santiago, Cidade do México e Orlando.

Aerolíneas Argentinas:

A companhia argentina retomou seus voos de Buenos Aires para São Paulo e Rio de Janeiro.

A partir de janeiro, ela volta a realizar as operações da capital argentina para Florianópolis, Salvador e Porto Alegre. Já o trajeto para Curitiba voltará ser operado a partir de março.

Aeromexico:

A empresa mexicana opera voos regulares entre Cidade do México e São Paulo.

Air Canada:

A companhia canadense opera regularmente entre Toronto e São Paulo. Ela irá realizar ainda a rota sazonal entre Montreal e São Paulo a partir de 9 de dezembro.

Air China:

A companhia chinesa, que faz a rota São Paulo-Madri-Pequim, suspendeu suas operações nesta rota até março de 2021. Ela afirma ainda que a retomada das operações dependerá da prevenção e controle da covid-19.

Air Europa:

A companhia espanhola opera voos de Madri para São Paulo.

A partir de 16 de dezembro, a Air Europa retoma a rota entre a capital espanhola e Salvador. Em março de 2021 serão retomados os trajetos para Fortaleza e Recife.

Air France:

A companhia francesa realiza a rota entre Paris e São Paulo diariamente. O trajeto entre a capital francesa e o Rio de Janeiro é realizado quatro vezes por semana.

A partir de 8 de novembro, a empresa suspenderá temporariamente a ligação entre Fortaleza e Paris devido ao aumento dos casos do novo coronavírus na França. No entanto, ainda estão previstos os voos de Paris para Fortaleza nos dias 18, 20 e 26 de dezembro, bem como os voos de 2 e 7 de janeiro devido às festas de fim de ano. Já de Fortaleza para a capital francesa, os voos serão operados em 19, 21 e 27 de dezembro, além de 3 e 8 de janeiro.

Alitalia:

O sistema de reservas da companhia aérea italiana indica que os voos de Roma para São Paulo serão retomados a partir de 17 de dezembro. Já o trajeto da capital italiana para o Rio de Janeiro será operado novamente a partir de março de 2021.

Amaszonas:

A empresa aérea boliviana retoma a rota entre Santa Cruz de la Sierra e São Paulo a partir de 21 de setembro. No sistema de reservas da companhia não é indicada a retomada dos trajetos de Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu para Santa Cruz de la Sierra.

American Airlines:

A companhia americana opera de São Paulo para Miami e Dallas.

O trajeto de Miami para o Rio de Janeiro será retomados a partir de 17 de dezembro.

As rotas de Manaus para Miami, além de Guarulhos para Nova York, serão retomados apenas no início de janeiro de 2021.

A companhia decidiu encerrar definitivamente suas operações entre Los Angeles e São Paulo; de Nova York para Rio de Janeiro; e de Miami para Brasília.

Avianca:

A empresa aérea colombiana opera de Bogotá para São Paulo e Rio de Janeiro.

A operação para Porto Alegre está suspensa por enquanto. Não há ainda previsão ainda para o retorno das operações regulares de Lima para São Paulo e Rio de Janeiro.

Avior:

A empresa venezuelana opera entre Caracas e Manaus.

Boliviana de Aviación (BoA):

A empresa opera seus voos diários de São Paulo para Santa Cruz de la Sierra e Cochabamba.

O trajeto direto entre São Paulo e La Paz entra em operação a partir de 4 de dezembro.

British Airways:

A companhia britânica opera diariamente entre Londres e São Paulo. O sistema de reservas da companhia mostra ainda a retomada dos voos entre a capital inglesa e o Rio de Janeiro a partir de 2 de dezembro.

Cabo Verde Airlines:

A empresa aérea do país africano, que operava no Brasil voos da Ilha do Sal para Fortaleza, Recife e Porto Alegre, suspendeu todas as suas operações.

Copa Airlines:

A empresa panamenha retomou suas operações da Cidade do Panamá para São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A companhia retomará suas operações em Belo Horizonte a partir de 13 de dezembro; e para Porto Alegre, a partir de março de 2021.

A empresa deve voltar a operar seus voos da capital panamenha para Manaus, Recife e Salvador no segundo semestre de 2021.

Delta Airlines:

A empresa americana opera de São Paulo para Atlanta e Nova York.

O sistema de reservas indica a retomada do trajeto entre Atlanta e Rio de Janeiro a partir de 19 de dezembro.

Edelweiss:

A empresa aérea suíça retoma seus voos entre Zurique e Rio de Janeiro a partir de abril de 2021.

Emirates:

A companhia aérea opera entre Dubai e São Paulo. Já o voo para o Rio de Janeiro não deverá ser retomado em 2020.

Ethiopian Airlines:

A companhia nacional da Etiópia conecta São Paulo a Adis Abeba.

FlyBondi:

O governo argentino bloqueou as operações do aeroporto El Palomar, terminal utilizado pela FlyBondi, prejudicando a retomada dos voos da companhia aérea de baixo custo para São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Florianópolis. A empresa, porém, pretende retomar suas operações em dezembro a partir do aeroporto de Ezeiza, na capital argentina.

Iberia:

A companhia espanhola opera voos diretos entre Madri e São Paulo. A Iberia retoma o trajeto entre a capital espanhola e o Rio de Janeiro a partir de 2 de dezembro.

JetSmart:

A empresa de baixo custo chilena retomará seus voos de Santiago do Chile para Foz do Iguaçu a partir de 29 de dezembro; e para Salvador, a partir de 30 de dezembro. Não há previsão ainda para a retomada do trajeto para São Paulo.

KLM:

A companhia holandesa opera voos de Amsterdã para São Paulo (diário) e para o Rio de Janeiro (cinco vezes por semana). Não há previsão ainda para a retomada das operações da capital holandesa para Fortaleza.

Lufthansa:

A empresa alemã opera a rota entre Frankfurt e São Paulo. O sistema de reservas da companhia indica a retomada dos voos de Frankfurt para o Rio de Janeiro e, ainda, de Munique para São Paulo, a partir de março de 2021.

Norwegian:

O site da companhia low cost, que opera o trajeto entre Londres e Rio de Janeiro, mostrava voos disponíveis a partir de 26 de outubro (três vezes por semana). Porém, a empresa decidiu não retomá-los nesta data e deverá apresentar em breve uma nova programação.

Qatar Airways:

A empresa opera voos diários entre São Paulo e Doha com o Airbus A350-1000.

Royal Air Maroc:

A companhia marroquina deve retomar seus voos de Casablanca para São Paulo e Rio de Janeiro a partir de março de 2021.

Sky:

A empresa de baixo custo chilena retoma os voos de Santiago para o Rio de Janeiro (a partir de 2 de novembro) e para São Paulo (a partir de 06 de novembro).

Já o trajeto entre a capital chilena e Florianópolis voltará à programação da empresa a partir de 6 de dezembro. O sistema de reservas não indica ainda a retomada da rota entre Santiago e Salvador.

South African Airways (SAA):

Antes do início da pandemia de coronavírus, a empresa sul-africana já havia anunciado o cancelamento de sua rota entre São Paulo e Johanesburgo.

Surinam Airways:

A empresa aérea do Suriname opera entre Panamaribo e Belém.

Swiss:

A empresa suíça opera a rota entre Zurique e São Paulo.

TAAG – Linhas Aéreas de Angola:

A companhia opera entre Luanda e São Paulo.

TAP:

A companhia aérea portuguesa opera voos de Lisboa para São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte e Maceió, além de Porto para o Rio de Janeiro.

A empresa deve retomar os seguintes voos no ano que vem: da capital portuguesa para Belém a partir de 02 de fevereiro; e para Porto Alegre e Natal a partir de abril.

Não há ainda uma previsão para a retomada da rota entre São Paulo e Porto.

Turkish Airlines:

A empresa aérea turca opera entre Istambul e São Paulo.

United:

A companhia americana opera de Houston para São Paulo e Rio de Janeiro, além de New York (Newark) para Guarulhos.

O sistema de reservas não indica ainda a retomada dos trajetos de São Paulo para Chicago e Washington.

Virgin Airways:

A empresa aérea britânica, que havia adiado o lançamento da rota entre Londres e São Paulo de 29 de março para 5 de outubro, decidiu não começar a realizar o trajeto entre a capital inglesa e o aeroporto internacional de Guarulhos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …