Dabiq: Estado Islâmico perdeu para rebeldes a ‘cidade apocalíptica’

(cv) Estado Islâmico / YouTube

"Mensagem de Dabiq", vídeo do Estado Islâmico com a cidade de Dabiq ao fundo.

“Mensagem de Dabiq”, vídeo de propaganda do Estado Islâmico com a cidade de Dabiq no fundo.

Rebeldes sírios com o apoio da Turquia conseguiram retomar a cidade de Dabiq, no norte do país, que estava sob domínio do grupo autointitulado Estado Islâmico (EI), de acordo com informações de comandantes rebeldes.

Segundo o Observatório Sírio para os Direitos humanos, os “membros do EI se retiraram” da pequena cidade, que era muito importante para o grupo.

O avanço em Dabiq é parte de uma ofensiva maior dos grupos rebeldes sírios.

Ahmed Osman, o comandante do grupo rebelde Sultão Murad, disse neste domingo à agência de notícias Reuters que eles também recapturaram um vilarejo vizinho, Soran.

A batalha por Dabiq já era esperada há semanas, porque os rebeldes vinham recapturando uma série de vilarejos com o apoio de ataques aéreos de militares da Turquia.

A cidade parece ter sido retomada rapidamente, após o anúncio de um ataque final no sábado.

Apesar de toda a operação para retomar Dabiq, ela não tinha importância por causa de seu tamanho ou de sua população. O último levantamento do governo sírio, feito em 2004, informava que Dabiq tinha pouco mais de 3 mil habitantes.

Mas o lugar tinha um grande valor simbólico para o Estado Islâmico.

Dabiq fica a cerca de 10 quilômetros da fronteira com a Turquia e é citada nas profecias apocalípticas islâmicas como o ponto onde ocorreria uma batalha do fim dos tempos entre os muçulmanos e seus inimigos “romanos”.

O profeta Maomé teria afirmado que “a última hora não chegará” até que os muçulmanos derrotem os romanos em “Dabiq ou al-Amaq” (duas cidades na região da fronteira entre a Síria e a Turquia) a caminho da conquista de Constantinopla (Istambul).

E o Estado Islâmico estava tentando atrair o confronto para a região.

Propaganda

Mohammed Emwazi – que as autoridades acreditam ser o militante britânico conhecido como “Jihadi John”, responsável por matar cinco reféns de países ocidentais em 2014 – apareceu em um dos vídeos do EI com a cidade de Dabiq ao fundo e, a seus pés, a cabeça de Abdul-Rahman Kassig, um ex-militar americano.

“Aqui estamos, sepultando o primeiro cruzado americano em Dabiq, esperando ansiosamente pela chegada do resto dos seus Exércitos”, disse Emwazi no vídeo.

O EI desafiou várias vezes os países ocidentais a enviar uma operação terrestre para a Síria.

Ao fazer o vídeo mostrando a morte de Abdul-Rahman Kassig em Dabiq, o grupo parecia ansioso para cumprir a profecia e conquistar mais legitimidade junto a uma audiência maior.

O vídeo parece mostrar os militantes em uma colina no norte de Dabiq, perto do local onde, em outra gravação, três membros do grupo falam sobre a importância da cidade.

“Estamos esperando por vocês em Dabiq”, disse um deles se dirigindo às forças lideradas pelos Estados Unidos.

Referência antiga

Apesar de o Estado Islâmico usar estas referências e imagens apocalípticas desde 2014, quando capturou territórios na Síria e no Iraque, as menções à profecia de Dabiq foram citadas antes.

Depois que o grupo anunciou sua expansão saindo do Iraque e entrando na Síria, ainda em 2013 – antes de o EI ter tomado Dabiq dos rebeldes sírios em agosto de 2014 -, os vídeos do Estado Islâmico começaram a falar da profecia, sugerindo que a cidade já estava entre seus objetivos.

Muitos dos vídeos mostravam militantes em uma paisagem árida, ao som das palavras de Abu Musab al-Zarqawi, um militante jordaniano que fundou a Al-Qaeda no Iraque.

“A chama foi acesa aqui no Iraque e seu calor vai continuar a aumentar… até queimar os Exércitos dos Cruzados em Dabiq”, dizia Zarqawi. Ele foi morto por um ataque aéreo americano no Iraque em 2006.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …