Dabiq: Estado Islâmico perdeu para rebeldes a ‘cidade apocalíptica’

(cv) Estado Islâmico / YouTube

"Mensagem de Dabiq", vídeo do Estado Islâmico com a cidade de Dabiq ao fundo.

“Mensagem de Dabiq”, vídeo de propaganda do Estado Islâmico com a cidade de Dabiq no fundo.

Rebeldes sírios com o apoio da Turquia conseguiram retomar a cidade de Dabiq, no norte do país, que estava sob domínio do grupo autointitulado Estado Islâmico (EI), de acordo com informações de comandantes rebeldes.

Segundo o Observatório Sírio para os Direitos humanos, os “membros do EI se retiraram” da pequena cidade, que era muito importante para o grupo.

O avanço em Dabiq é parte de uma ofensiva maior dos grupos rebeldes sírios.

Ahmed Osman, o comandante do grupo rebelde Sultão Murad, disse neste domingo à agência de notícias Reuters que eles também recapturaram um vilarejo vizinho, Soran.

A batalha por Dabiq já era esperada há semanas, porque os rebeldes vinham recapturando uma série de vilarejos com o apoio de ataques aéreos de militares da Turquia.

A cidade parece ter sido retomada rapidamente, após o anúncio de um ataque final no sábado.

Apesar de toda a operação para retomar Dabiq, ela não tinha importância por causa de seu tamanho ou de sua população. O último levantamento do governo sírio, feito em 2004, informava que Dabiq tinha pouco mais de 3 mil habitantes.

Mas o lugar tinha um grande valor simbólico para o Estado Islâmico.

Dabiq fica a cerca de 10 quilômetros da fronteira com a Turquia e é citada nas profecias apocalípticas islâmicas como o ponto onde ocorreria uma batalha do fim dos tempos entre os muçulmanos e seus inimigos “romanos”.

O profeta Maomé teria afirmado que “a última hora não chegará” até que os muçulmanos derrotem os romanos em “Dabiq ou al-Amaq” (duas cidades na região da fronteira entre a Síria e a Turquia) a caminho da conquista de Constantinopla (Istambul).

E o Estado Islâmico estava tentando atrair o confronto para a região.

Propaganda

Mohammed Emwazi – que as autoridades acreditam ser o militante britânico conhecido como “Jihadi John”, responsável por matar cinco reféns de países ocidentais em 2014 – apareceu em um dos vídeos do EI com a cidade de Dabiq ao fundo e, a seus pés, a cabeça de Abdul-Rahman Kassig, um ex-militar americano.

“Aqui estamos, sepultando o primeiro cruzado americano em Dabiq, esperando ansiosamente pela chegada do resto dos seus Exércitos”, disse Emwazi no vídeo.

O EI desafiou várias vezes os países ocidentais a enviar uma operação terrestre para a Síria.

Ao fazer o vídeo mostrando a morte de Abdul-Rahman Kassig em Dabiq, o grupo parecia ansioso para cumprir a profecia e conquistar mais legitimidade junto a uma audiência maior.

O vídeo parece mostrar os militantes em uma colina no norte de Dabiq, perto do local onde, em outra gravação, três membros do grupo falam sobre a importância da cidade.

“Estamos esperando por vocês em Dabiq”, disse um deles se dirigindo às forças lideradas pelos Estados Unidos.

Referência antiga

Apesar de o Estado Islâmico usar estas referências e imagens apocalípticas desde 2014, quando capturou territórios na Síria e no Iraque, as menções à profecia de Dabiq foram citadas antes.

Depois que o grupo anunciou sua expansão saindo do Iraque e entrando na Síria, ainda em 2013 – antes de o EI ter tomado Dabiq dos rebeldes sírios em agosto de 2014 -, os vídeos do Estado Islâmico começaram a falar da profecia, sugerindo que a cidade já estava entre seus objetivos.

Muitos dos vídeos mostravam militantes em uma paisagem árida, ao som das palavras de Abu Musab al-Zarqawi, um militante jordaniano que fundou a Al-Qaeda no Iraque.

“A chama foi acesa aqui no Iraque e seu calor vai continuar a aumentar… até queimar os Exércitos dos Cruzados em Dabiq”, dizia Zarqawi. Ele foi morto por um ataque aéreo americano no Iraque em 2006.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Processo contra o Google nos EUA pode afetar o modo como você usa seu celular

Na última terça-feira (23), o Departamento de Justiça dos EUA entregou um "presente de Halloween" pouco agradável ao Google: um gigantesco processo antitruste, acusando a empresa de práticas que eliminam a competição nos mercados de …

Chilenos decidem a favor de nova Constituição por ampla maioria

Em plebiscito, quase 80% dos eleitores votam a favor de uma nova Carta Magna, em substituição à herdada da era Pinochet, e de que ela seja escrita por uma Assembleia Constituinte com igualdade entre mulheres …

'Vai comprar lá na Venezuela', rebate presidente a apoiador que reclamou de preço do arroz

O presidente Jair Bolsonaro rebateu neste domingo (25), durante passeio de moto por Brasília, crítica de apoiador sobre a alta do preço do arroz. No momento em que saia da Feira Permanente do Cruzeiro, região administrativa …

Espanha, Itália e França ampliam restrições em fim de semana com recorde de casos da Covid-19

Os líderes europeus intensificam as medidas de combate à pandemia do coronavírus, depois da alta de 42% de novos casos da Covid-19 em uma semana. A Itália reforçou neste domingo as medidas de restrição …

Pistachio, o cãozinho filhote que nasceu com pelo verde na Itália

O fazendeiro italiano Cristian Mallocci esperava uma ninhada normal de cachorros de sua cadelinha labradora. Entretanto, ao ver os filhotinhos que nasceram, ele percebeu que um era um pouquinho diferente. ‘Pistachio’, como foi nomeado posteriormente, …

Fóssil de pterossauro nunca antes visto de 100 milhões de anos é descoberto na China

Um novo gênero e uma nova espécie de pterossauro dsungaripterídeo, que viveu durante o Cretáceo Inferior, foram catalogados na China após análise de uma mandíbula inferior incompleta. Pterossauros eram répteis voadores que viveram simultaneamente com os …

A consciência é um campo energético: afirma estudo

Uma nova ideia incomum em neurociência sugere que nossa consciência é derivada de um campo de ondas eletromagnéticas emitidas pelos neurônios quando disparam suas cargas elétricas. A ideia é que essas ondas de atividade elétrica sejam …

Pais gays viram alvo de investigações na Rússia

Alguns anos atrás, o advogado Vladimir (nome modificado), morador de uma grande cidade russa, decidiu ter um filho com o auxílio de uma mãe de aluguel. Sua família inteira ficou contente quando uma menina nasceu. …

Líbano: Saad Hariri volta ao posto de primeiro-ministro para formar novo governo

Saad Hariri foi nomeado novamente primeiro-ministro do Líbano, com o desafio de chegar a um acordo com as várias forças políticas do país e formar um governo capaz de realizar as reformas necessárias para …

Alunos incentivam câmeras ligadas para que professores não ‘falem’ com telas em branco

Para amenizar a sensação de solidão de professores em aulas online, alunos norte-americanos começaram a usar o TikTok para incentivar mais estudantes a abrirem as câmeras durante encontros educacionais à distância. A usuária da rede social …