“Grande besteira”: anotações revelam desprezo de Margaret Thatcher por euro

Mais evidências do desprezo da ex-primeira-ministra do Reino Unido Margaret Thatcher pela Europa nos últimos dias de seu governo foram reveladas em documentos governamentais recém-divulgados.

Anotações de 1990 mostram que a ex-premiê descreveu os planos para uma moeda única europeia como uma “grande besteira, tomada no calor do momento”.

Thatcher também defendeu que a Comissão Europeia se tornasse um serviço público profissional.

A revelação ocorre dias antes de o Brexit — a saída do Reino Unido da União Europeia — entrar em vigor, em 1º de janeiro de 2021.

Thatcher, a mais longeva primeira-ministra britânica do século 20 e a primeira mulher a ocupar o cargo no país, atacou o “Politburo” em Bruxelas e prometeu não aceitar imposições, durante conversas com seu homólogo irlandês, Charles Haughey.

A então premiê conservadora comparou dar poderes de tributação a dar soberania à Europa, mostram os arquivos de Dublin de 1990.

Foi por causa da questão da Europa e das divisões que causou no Partido Conservador que Thatcher teve que deixar o cargo, em novembro de 1990.

Uma anotação do governo irlandês registrou que Thatcher disse: “Ao falar de uma moeda única, Delors fez uma “grande besteira, tomada no calor do momento”.

“Não vamos ter uma moeda única.”

Jacques Delors — a quem Thatcher também se referiu como um “mero indicado” nas anotações — foi o presidente da Comissão Europeia e desempenhou um papel fundamental na concepção do euro e na criação do mercado único.

Thatcher queria transformar a comissão em um serviço público profissional, sem poder de iniciativa, cuja função seria servir o Conselho de Ministros — que representa os governos nacionais na Europa.

“Os dias dos comissários nomeados devem estar contados“, disse ela. “Devemos dar poder ao Conselho de Ministros.

“Não estou entregando autoridade a uma burocracia não eleita.”

Thatcher também disse estar ficando “completamente farta de que a comunidade europeia tente nos amarrar com regulamentos burocráticos”.

Na época, o controle da União Soviética sobre a Europa Oriental estava entrando em colapso, o que a levou a dizer: “Estamos tentando fazer com que a Europa Oriental aceite os padrões democráticos e aqui estamos recriando nosso próprio Politburo.”

Ela disse que embora a comissão tenha sido necessária “para começar”, ela era “uma estrutura de poder totalmente não democrática agora”.

Thatcher também se opôs à ideia de uma força policial europeia, mostram as anotações.

Foi a questão da Europa que acabou com o mandato de 11 anos de Thatcher como primeira-ministra em 1990, depois que ela atacou seus colegas europeus, levando a uma rebelião em seu gabinete.

John Major foi eleito seu sucessor e ela deixou seu cargo de parlamentar em 1992.

Mais tarde, Thatcher foi elevada ao título de Baronesa Thatcher, de Kesteven, no condado de Lincolnshire, em 1995.

O Reino Unido disponibiliza acesso público a alguns documentos governamentais após 30 anos.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …