Drama dos imigrantes venezuelanos aumenta no norte do Brasil

Milhares de venezuelanos deixam o país em busca de uma nova vida no Brasil, especialmente no estado de Roraima, que pediu ajuda ao governo do presidente Michel Temer para lidar com o fluxo de pedidos de refúgio no último ano.

Segundo estimativas oficiais, apenas pelo estado de Roraima passaram 30 mil imigrantes venezuelanos desde 2016, quando a crise enfrentada pela Venezuela forçou o êxodo dessas pessoas.

Entre janeiro e setembro, as solicitações de refúgio feitas às autoridades locais chegam a 12.193, um número cinco vezes maior ao total do triênio 2014-2016.

Fontes oficiais apontam que a maior parte dos pedidos é aprovada e que quase a metade deles foi autorizada entre julho e setembro, coincidindo com o período de instalação da Assembleia Constituinte convocada pelo presidente Nicolás Maduro.

A falta de infraestrutura para atender a chegada de venezuelanos tem provocado problemas em Roraima desde 2016.

Nesta semana, a Polícia Militar retirou à força cerca de 400 imigrantes venezuelanos que viviam há seis meses em um acampamento improvisado nos arredores do Terminal Internacional de Transportes de Boa Vista, capital do estado, e os levou para um ginásio transformado em albergue.

“Essas pessoas estavam em situação de vulnerabilidade e algumas crianças, segundo denúncias que recebemos, estavam sendo exploradas“, afirmou à Agência Efe o coronel da Defesa Civil de Roraima, Doriedson Ribeiro.

“Agora eles receberão atendimento em saúde, as crianças serão levadas à escola e os adultos encaminhados ao mercado de trabalho”, completou o coronel.

José Ramírez Contreras, um jardineiro que chegou a Roraima vindo de San Cristóbal, no estado venezuelano de Táchira, afirma que o novo alojamento é mais “cômodo” que o acampamento de rua.

“A alimentação é boa: com café da manhã, lanche e jantar. A situação na Venezuela estava brava. Não há comida nem emprego”, afirmou.

Uma das responsáveis pela alimentação no albergue, Deyanira Sotillo destaca o trabalho comunitário e as melhores condições de saúde que tem agora.

No entanto, a complexa situação fez com que o Ministério Público e ONGs se mobilizassem com ações judiciais e com ações nas redes sociais para pedir uma maior atenção aos imigrantes por parte do governo federal.

Segundo o Ministério Público, o despejo dos imigrantes foi uma “ação pela força” da PM. E o ginásio para onde os venezuelanos foram levados não conta com a infraestrutura necessária para recebê-los.

De acordo com a Polícia Federal, a maioria dos venezuelanos que chega a Roraima vem de Caracas e 58% deles são homens com idades entre 22 e 25 anos.

A maior parte desse grupo de homens jovens são estudantes (17,93%), seguidos pelos formados em economia (7,83%), engenharia (6,21%) e medicina (4,83%). No entanto, por causa da pouca oferta de trabalho na região, passaram a ocupar empregos que exigem menos qualificação ou informais.

Muitos, inclusive, trabalham como vendedores ambulantes ou se oferecem para limpar vidros dos carros em semáforos.

Segundo o Ministério do Trabalho, durante os sete primeiros meses do ano, foram expedidas 3 mil autorizações de trabalho formal para venezuelanos, um número muito superior às 1.331 do ano passado.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …