Drones americanos matam líderes da Al-Qaeda no Afeganistão

Equipamentos dispararam vários mísseis contra cada alvo. Operação foi a mais importante contra Al-Qaeda em muitos anos.

Dois integrantes de alto escalão da Al-Qaeda no Afeganistão morreram no domingo em um ataque de drones americanos, um golpe duro contra o grupo extremista no país, confirmou em Cabul a Direção Nacional de Segurança (NDS) afegã.

Faruq al-Qahtani, Bilal al-Utabi e um terceiro membro do grupo morreram em um ataque da coalizão na província de Kunar”, afirma um comunicado da NDS.

Poucas horas antes, fontes americanas haviam anunciado um ataque na província de Kunar, limítrofe com o Paquistão, contra Faruk al-Qahtani, o emir da Al-Qaeda para o nordeste do Afeganistão, e seu vice, Bilal al-Utabi.

Mas os militares americanos não tinham como confirmar a morte dos dois dirigentes, considerados “número 1 e número 2 ou 3 da Al-Qaeda” no Afeganistão.

Os drones dispararam vários mísseis contra cada alvo, no que é considerada “a operação mais importante contra a Al-Qaeda em muitos anos”, disse uma fonte americana.

“Eles são os líderes mais importantes da Al-Qaeda no Afeganistão. Sua morte representaria um sério revés para o grupo terrorista” no Afeganistão, disse Peter Cool, do serviço de imprensa do Pentágono.

A Al-Qaeda segue “determinada a realizar ataques contra os Estados Unidos e seus aliados e sócios”, acrescentou Cook.

Os Estados Unidos perseguem Qahtani, próximo a Osama Bin Laden, há vários anos, disse Cook.

Qatani teria organizado o financiamento e a preparação de ataques contra as forças da coalizão no Afeganistão, assim como no sudeste da Ásia e no Ocidente.

“Al Utabi foi quem organizou tudo para converter o Afeganistão em uma retaguarda segura a partir de onde ameaçaria o Ocidente e que supervisiona o recrutamento e o treinamento dos combatentes estrangeiros”, acrescentou Peter Cook.

A morte dos dois dirigentes “dificultará as conspirações contra os Estados Unidos e nossos aliados”, insistiu.

Qatani havia sido localizado em 2012, mas o ataque para eliminá-lo foi cancelado no último minuto devido ao risco de que fossem registradas vítimas civis.

No domingo, Qatani e seu assistente estavam na localidade de Hilgal, em Kunar, distrito de Ghazi Abad, disseram oficiais do Pentágono.

Estavam em dois edifícios separados por algumas centenas de metros, mas foram atacados quase simultaneamente com múltiplos drones.

Ao menos 15 insurgentes morreram, incluindo dois árabes e vários combatentes talibãs paquistaneses, disse o porta-voz provincial, Abdul Ghani Mosamem, à AFP.

Desde fevereiro, o Tesouro dos Estados Unidos designa Qahtani, também chamado de Nayf Salam Muhammad Ujaym al-Hababi, como “terrorista”.

Qahtani, de nacionalidade catariana, que teria nascido na Arábia Saudita entre 1979 e 1981, estava ativo no Afeganistão ao menos desde 2009.

A partir de 2012, Qahtani enviou vários suicidas contra bases das forças militares afegãs e comboios da coalizão ocidental, indicaram fontes do Pentágono.

Documentos encontrados na casa de Bin Laden, assassinado por um comando americano no dia 2 de maio de 2011 em Abbottabad, Paquistão, revelaram a importância que Qahtani tinha na Al-Qaeda, indicaram as fontes.

Após os atentados de 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos lançaram uma vasta operação contra os talibãs e a Al-Qaeda.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

IA sincronizada com música cria rostos falsos, o resultado pode se aterrorizante

As pessoas ainda aprendem a melhor forma de empregar as redes neurais artificiais, aprendizado de máquina e avanços em inteligência artificial. Entre as pesquisas práticas há a busca por empregar essas técnicas de forma a …

Coronavírus: 92% das mães nas favelas dizem que faltará comida após um mês de isolamento

"Muitas pessoas entraram na linha de pobreza da noite para o dia. O casal que trabalhava no shopping na semana retrasada, que recebia por semana, fez a compra da semana passada e nesta semana já …

Dois anos após mortes de Marielle e Anderson, Anistia Internacional cobra identificação de mandantes

Dois anos após os assassinatos da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes, em 14 de março de 2018, o crime permanece sem solução e ilustra a impunidade no combate à violência …

Coronavírus poderia ser a 1ª de muitas outras pandemias futuras, adverte cientista

Apesar do registro de mais de um milhão de infectados à escala mundial, a doença poderia ser suplantada por patologias bem mais perigosas. Comparando com as doenças que poderiam reaparecer como resultado do aquecimento global, o …

Pesquisadores portugueses revelam que os neandertais foram pioneiros na exploração de recursos marinhos

Um novo estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Lisboa (Portugal) descobriu que a familiaridade dos hominídeos com o mar e os seus recursos é muito mais antiga do que se pensava – ao que …

Filipinas: presidente Duterte diz que polícia deve matar quem perturbar confinamento

O presidente filipino, Rodrigo Duterte, disse que as forças de ordem podem abater qualquer pessoa que provoque “transtornos” nas regiões onde o confinamento da população foi decretado. As autoridades do país tentaram minimizar as declarações …

Evangélicos fazem coro com Bolsonaro e negam riscos do coronavírus

O presidente Jair Bolsonaro gosta de copiar o seu ídolo americano, Donald Trump – da suposta inofensividade do coronavírus até os poderes de cura de medicamentos como cloroquina e hidroxicloroquina, passando pela teoria da conspiração …

'Estamos em guerra': França confiscou 1 milhão de máscaras destinadas à Espanha e Itália

Os dois países se envolveram em uma disputa diplomática depois que parte das máscaras com destino a outros países vindas da China foram retidas em cidades francesas. As autoridades francesas apreenderam milhões de máscaras que uma …

Sobrevivente da 2ª Guerra e Gripe Espanhola se cura do coronavírus ao 104 anos

Depois da Segunda Guerra Mundial e da pandemia de gripe espanhola, a nova inimiga do soldado aposentado William ‘Bill’ Lapschies, nascido em Salem em 1916, foi a Covid-19 – e ele venceu a batalha! Aos 104 …