Drones americanos matam líderes da Al-Qaeda no Afeganistão

Equipamentos dispararam vários mísseis contra cada alvo. Operação foi a mais importante contra Al-Qaeda em muitos anos.

Dois integrantes de alto escalão da Al-Qaeda no Afeganistão morreram no domingo em um ataque de drones americanos, um golpe duro contra o grupo extremista no país, confirmou em Cabul a Direção Nacional de Segurança (NDS) afegã.

Faruq al-Qahtani, Bilal al-Utabi e um terceiro membro do grupo morreram em um ataque da coalizão na província de Kunar”, afirma um comunicado da NDS.

Poucas horas antes, fontes americanas haviam anunciado um ataque na província de Kunar, limítrofe com o Paquistão, contra Faruk al-Qahtani, o emir da Al-Qaeda para o nordeste do Afeganistão, e seu vice, Bilal al-Utabi.

Mas os militares americanos não tinham como confirmar a morte dos dois dirigentes, considerados “número 1 e número 2 ou 3 da Al-Qaeda” no Afeganistão.

Os drones dispararam vários mísseis contra cada alvo, no que é considerada “a operação mais importante contra a Al-Qaeda em muitos anos”, disse uma fonte americana.

“Eles são os líderes mais importantes da Al-Qaeda no Afeganistão. Sua morte representaria um sério revés para o grupo terrorista” no Afeganistão, disse Peter Cool, do serviço de imprensa do Pentágono.

A Al-Qaeda segue “determinada a realizar ataques contra os Estados Unidos e seus aliados e sócios”, acrescentou Cook.

Os Estados Unidos perseguem Qahtani, próximo a Osama Bin Laden, há vários anos, disse Cook.

Qatani teria organizado o financiamento e a preparação de ataques contra as forças da coalizão no Afeganistão, assim como no sudeste da Ásia e no Ocidente.

“Al Utabi foi quem organizou tudo para converter o Afeganistão em uma retaguarda segura a partir de onde ameaçaria o Ocidente e que supervisiona o recrutamento e o treinamento dos combatentes estrangeiros”, acrescentou Peter Cook.

A morte dos dois dirigentes “dificultará as conspirações contra os Estados Unidos e nossos aliados”, insistiu.

Qatani havia sido localizado em 2012, mas o ataque para eliminá-lo foi cancelado no último minuto devido ao risco de que fossem registradas vítimas civis.

No domingo, Qatani e seu assistente estavam na localidade de Hilgal, em Kunar, distrito de Ghazi Abad, disseram oficiais do Pentágono.

Estavam em dois edifícios separados por algumas centenas de metros, mas foram atacados quase simultaneamente com múltiplos drones.

Ao menos 15 insurgentes morreram, incluindo dois árabes e vários combatentes talibãs paquistaneses, disse o porta-voz provincial, Abdul Ghani Mosamem, à AFP.

Desde fevereiro, o Tesouro dos Estados Unidos designa Qahtani, também chamado de Nayf Salam Muhammad Ujaym al-Hababi, como “terrorista”.

Qahtani, de nacionalidade catariana, que teria nascido na Arábia Saudita entre 1979 e 1981, estava ativo no Afeganistão ao menos desde 2009.

A partir de 2012, Qahtani enviou vários suicidas contra bases das forças militares afegãs e comboios da coalizão ocidental, indicaram fontes do Pentágono.

Documentos encontrados na casa de Bin Laden, assassinado por um comando americano no dia 2 de maio de 2011 em Abbottabad, Paquistão, revelaram a importância que Qahtani tinha na Al-Qaeda, indicaram as fontes.

Após os atentados de 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos lançaram uma vasta operação contra os talibãs e a Al-Qaeda.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …