Educadora brasileira é selecionada para curso na NASA

(dr)

A professora e engenheira brasileira Amanda Sant’Anna

Uma professora brasileira foi selecionada entre 200 educadores para fazer um curso na NASA.

No mês que vem, a professora Amanda Sant’Anna, 27 anos, de Jacareí (SP) vai passar alguns dias no Space & Rocket Center da NASA, na cidade de Huntsville, no estado norte-americano do Alabama.

O Honeywell Educators Space Academy é um programa da agência espacial norte-americana criado para capacitar professores de matemática e ciências do ensino médio de vários países do mundo nas áreas de tecnologia e engenharia.

“Fiquei sabendo do programa através de meu gestor e achei muito interessante”, conta Sant’Anna, que leciona disciplinas de tecnologia e robótica no Programa Pré Universitário Exatas (PPU Exatas) no Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos.

“Por já ter trabalhado anteriormente no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), ir à NASA sempre foi um sonho”.

A professora, que está cursando pós-graduação em Gestão e Organização de Escolas, enviou sua candidatura ao programa da NASA em setembro de 2017.

“Participei do processo seletivo online em setembro e a resposta saiu no final de janeiro de 2018. Quando recebi o e-mail que dizia ‘Congratulations’ (parabéns, em inglês), eu nem acreditei. Algo que parecia impossível tinha se tornado realidade. Foi uma alegria inexplicável, uma sensação única”, relembra.

Em junho, ela irá se juntar a outros professores ao redor do mundo para receber um treinamento de 45 horas em salas de aula, laboratórios e em campo. Serão praticadas simulações de exercícios feitos por astronautas, em jato de alto desempenho, e de missões espaciais – tudo bancado pela NASA.

“O Space & Rocket Center é reconhecido como um dos mais abrangentes museus de hardware de voo espacial tripulado dos Estados Unidos no mundo. As instalações do centro incluem Spacedome Theatre, Rocket Park, o Education Training Center (NASA’s Educator Resource Center)”, comemora a engenheira.

A experiência vai render uma bagagem técnica de ferramentas educacionais inovadoras que, posteriormente, poderão ser aplicadas pela professora na sala de aula.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Metade da matéria do universo havia sumido, mas foi encontrada

Uma equipe internacional de pesquisadores parece ter finalmente resolvido o “problema dos bárions desaparecidos”. Bárion é uma classificação genérica para um tipo partículas que engloba prótons e nêutrons. Estas partículas, por sua vez, são os blocos …

Máscara elétrica autolimpante que carrega celular deverá custar apenas 1 dólar

Devido à pandemia do coronavírus, diversos especialistas alertam para a, cada vez mais real, possibilidade de usarmos máscaras para sair de casa até, no mínimo, o final do ano. Por isto, diversas empresas estão estendendo …

Bolsonaro bate recorde de rejeição, mostra Datafolha

Na primeira pesquisa feita após divulgação de vídeo da reunião ministerial, 43% dos entrevistados consideram governo ruim ou péssimo. Entre os quatro últimos presidentes eleitos, Bolsonaro é o pior avaliado. O índice de rejeição ao presidente …

Renault detalha plano econômico e anuncia 4.600 cortes na França

A empresa automobilística revelou nesta sexta-feira seu plano de cortes no país que integra um plano de economias de cerca de € 2 bilhões (cerca de R$ 12 bilhões) em três anos. A Renault …

Asteroide que dizimou os dinossauros teria atingido a Terra em "ângulo letal"

A teoria mais aceita é a de que os dinossauros foram extintos após um asteroide atingir a Terra de maneira catastrófica há 66 milhões de anos, causando danos sem precedentes em todo o planeta. Agora, segundo …

Repórter da CNN é preso ao vivo em protesto por morte de homem negro. Trump pede tiros em manifestantes

Minneapolis vive uma escalada de violência provocada por um policial branco que matou, de forma brutal, um homem negro. George Floyd foi asfixiado pelo joelho do oficial enquanto era filmado em plena luz do dia. Nem …

Diário de oficial nazista revela suposta localização de toneladas de ouro em castelo

Pesquisadores que buscam bilhões de dólares em tesouros nazistas roubados da Europa acreditam ter encontrado a localização de toneladas de ouro debaixo de antigo castelo alemão. Os pesquisadores acreditam ter encontrado 28 toneladas de ouro roubadas …

Coreia do Sul registra aumento de casos de coronavírus e teme nova onda da epidemia

A Coreia do Sul anunciou nesta quinta-feira (28) o maior aumento de novas contaminações por coronavírus em quase dois meses, devido a um surto de casos em um armazém de uma empresa de comércio …

Desigualdade eleva letalidade da covid na favela, diz estudo

Quase todos os dias, com ou sem pandemia, a diarista Joceliane Gomes Santos de Freitas, 29 anos, sai de casa às 7h em Barra do Ceará, comunidade de Fortaleza onde mora com o marido e …

Descoberta galáxia raríssima em forma de "anel de fogo" a 10 bilhões de anos-luz

Astrônomos capturaram uma imagem de uma galáxia localizada a cerca de 10,8 bilhões de anos-luz de distância. Mas o que realmente impressionou os pesquisadores é que se trata de um tipo muito raro: uma galáxia …