Veneno da aranha armadeira é eficaz no tratamento de disfunção erétil

(dr) deepgreen_moiseslima / Flickr

Aranha armadeira, também conhecida por aranha bananeira

Aranha armadeira, também conhecida por aranha bananeira

A aranha armadeira, a espécie mais temida no Brasil, pode afinal ter mais um propósito do que apenas deixar mal quem a chateie. Cientistas brasileiras descobriram que pode ser a solução para homens que sofrem de disfunção erétil.

Segundo o El Español, esta aranha vive perto de cidades, se esconde em sítios escuros e deixa em mau estado as pessoas que atravessam seu caminho.

É que uma simples picada provoca dores intensas em todo o corpo, suores, taquicardia, hipertensão e vômitos. Aliás, no caso dos mais velhos, crianças e pessoas com um estado de saúde mais frágil pode provocar até a morte.

No entanto, em 1987, cientistas da Fundação Ezequiel Dias (FUNED), em Minas Gerais, descobriram uma parte do corpo dos homens que é especialmente atingida: o pênis. A dor intensa nessa zona é associada a uma ereção prolongada, um fenômeno conhecido na medicina como “priapismo”.

E isto não tem que ser necessariamente mau porque, segundo os resultados da equipe de pesquisadoras, o veneno da aranha pode ser uma solução para os homens com disfunção erétil e, sobretudo, para aqueles que sofrem de problemas cardíacos e não podem tomar Viagra.

A responsável pela pesquisa é bioquímica Marta do Nascimento Cordeiro, de 76 anos, que, apesar de já ser aposentada, continua empenhada em acabar com este problema de saúde que afeta tantos homens, conta o jornal espanhol.

“No geral, ao fracionar todos os venenos encontramos moléculas com efeitos terapêuticos interessantes. É o caso da Phoneutria Nigriventer“, explica a pesquisadora.

Este é o nome científico da aranha que, além de “armadeira”, também é conhecida por “aranha bananeira” no Brasil por se esconder nas caixas onde se guardam bananas.

A pesquisadora, juntamente com a também cientista Marcia Helena Borges, dedicou os últimos anos tentando isolar a molécula responsável pela ereção, algo bastante difícil porque as cobaias usadas “apresentavam priapismo, mas morriam em poucas horas”.

Com a ajuda de Maria Elena de Luisa Pérez, pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), finalmente conseguiram chegar ao pretendido. Dos 48 aminoácidos responsáveis pela ereção, sintetizaram diferentes sequências e, por fim, conseguiram uma constituída por 19 aminoácidos que provoca a ereção (mas as cobaias sobrevivem).

A descoberta foi patenteada e vendida a uma farmacêutica, por isso, a cientista responsável pela pesquisa acredita que “dentro de três ou cinco anos, a solução para os problemas de disfunção erétil pode estar encontrada”.

No entanto, “não depende só de nós, a indústria tem que investir”, alerta.

A pesquisa em torno do veneno da aranha pode também ajudar a desenvolver outros medicamentos como, por exemplo, analgésicos, neuroprotetores e inseticidas.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …

Governo brasileiro publica portaria sobre aborto retirando obrigatoriedade de informar polícia

Nova portaria publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial retira a obrigatoriedade de que a polícia seja avisada sobre a realização de abortos previstos em lei. O texto é assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. …

Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV

Por pouco não tivemos a ‘visita‘ de um asteroide na manhã desta quinta-feira (24). O evento era, basicamente, a cereja do bolo do que está sendo o anos de 2020. Quase! O objeto, chamado de ‘2020 …

Sarcófago de 'supervisor dos tronos' é desenterrado no Egito

Um sarcófago de pedra calcária e várias estatuetas funerárias ushebti foram descobertas na cidade egípcia de Minya, por uma missão arqueológica do país, liderada por Mostafa al-Waziry, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do …

Trump não se compromete com transferência pacífica de poder

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recusou-se a se comprometer com uma transferência pacífica de poder caso seja derrotado na eleição presidencial de 3 de novembro. "Vamos ver o que vai acontecer", disse Trump, ao …

TikTok impõe restrições em anúncios de emagrecimento para combater gordofobia

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (23) uma série de novas regras que restringem a veiculação de anúncios de aplicativos e suprimentos de emagrecimento dentro da plataforma. Segundo o comunicado oficial da rede social, o objetivo das …

Volkswagen vai indenizar ex-trabalhadores que denunciaram ditadura militar no Brasil

A subsidiária da montadora alemã Volkswagen anunciou que vai indenizar ex-trabalhadores por violações de direitos humanos no Brasil. Como reconhecido pela própria empresa, seus serviços de segurança interna colaboraram com a ditadura militar brasileira …