Veneno da aranha armadeira é eficaz no tratamento de disfunção erétil

(dr) deepgreen_moiseslima / Flickr

Aranha armadeira, também conhecida por aranha bananeira

Aranha armadeira, também conhecida por aranha bananeira

A aranha armadeira, a espécie mais temida no Brasil, pode afinal ter mais um propósito do que apenas deixar mal quem a chateie. Cientistas brasileiras descobriram que pode ser a solução para homens que sofrem de disfunção erétil.

Segundo o El Español, esta aranha vive perto de cidades, se esconde em sítios escuros e deixa em mau estado as pessoas que atravessam seu caminho.

É que uma simples picada provoca dores intensas em todo o corpo, suores, taquicardia, hipertensão e vômitos. Aliás, no caso dos mais velhos, crianças e pessoas com um estado de saúde mais frágil pode provocar até a morte.

No entanto, em 1987, cientistas da Fundação Ezequiel Dias (FUNED), em Minas Gerais, descobriram uma parte do corpo dos homens que é especialmente atingida: o pênis. A dor intensa nessa zona é associada a uma ereção prolongada, um fenômeno conhecido na medicina como “priapismo”.

E isto não tem que ser necessariamente mau porque, segundo os resultados da equipe de pesquisadoras, o veneno da aranha pode ser uma solução para os homens com disfunção erétil e, sobretudo, para aqueles que sofrem de problemas cardíacos e não podem tomar Viagra.

A responsável pela pesquisa é bioquímica Marta do Nascimento Cordeiro, de 76 anos, que, apesar de já ser aposentada, continua empenhada em acabar com este problema de saúde que afeta tantos homens, conta o jornal espanhol.

“No geral, ao fracionar todos os venenos encontramos moléculas com efeitos terapêuticos interessantes. É o caso da Phoneutria Nigriventer“, explica a pesquisadora.

Este é o nome científico da aranha que, além de “armadeira”, também é conhecida por “aranha bananeira” no Brasil por se esconder nas caixas onde se guardam bananas.

A pesquisadora, juntamente com a também cientista Marcia Helena Borges, dedicou os últimos anos tentando isolar a molécula responsável pela ereção, algo bastante difícil porque as cobaias usadas “apresentavam priapismo, mas morriam em poucas horas”.

Com a ajuda de Maria Elena de Luisa Pérez, pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), finalmente conseguiram chegar ao pretendido. Dos 48 aminoácidos responsáveis pela ereção, sintetizaram diferentes sequências e, por fim, conseguiram uma constituída por 19 aminoácidos que provoca a ereção (mas as cobaias sobrevivem).

A descoberta foi patenteada e vendida a uma farmacêutica, por isso, a cientista responsável pela pesquisa acredita que “dentro de três ou cinco anos, a solução para os problemas de disfunção erétil pode estar encontrada”.

No entanto, “não depende só de nós, a indústria tem que investir”, alerta.

A pesquisa em torno do veneno da aranha pode também ajudar a desenvolver outros medicamentos como, por exemplo, analgésicos, neuroprotetores e inseticidas.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

"Bicho vai pegar", diz Bolsonaro após autorizar uso do Exército e Força Nacional no Ceará

Presidente Jair Bolsonaro assina decreto que viabiliza uso do Exército e da Força Nacional para conter protestos de policiais militares no Ceará. Após diversos dias de protestos serem promovidos por policiais militares do estado do Ceará, …

Disney anuncia início de vendas do boneco do Baby Yoda

Depois de causar verdadeiro furor entre os fãs de ‘Star Wars’ e em gente que nunca ouviu falar da série de filmes, o boneco do Baby Yoda já tem data para chegar às lojas. O …

Arqueólogos encontram o que seria o túmulo de Rômulo, fundador de Roma

A descoberta é considerada "excepcional" pelos arqueólogos. O que poderia ser o túmulo de Rômulo (Romulus), o rei fundador de Roma, foi apresentado ao público pela primeira vez nesta sexta-feira (21), trazendo à tona uma …

Venezuela pede investigação do aeroporto de Lisboa em caso de tráfico de drogas

Polícia prendeu duas pessoas em Caracas, envolvidas em envio quinzenal de drogas para Portugal. Segundo autoridades venezuelanas, o transporte era feito em voos da TAP e o aeroporto de Lisboa foi acusado de cumplicidade. O Ministério …

Alemanha reforça medidas de segurança contra extrema direita após atentado

Após o choque do ataque racista em Hanau e pressionado por todos os lados a reagir, o governo alemão anunciou nesta sexta-feira (21) um fortalecimento da vigilância policial, especialmente em torno das mesquitas, diante de …

Tribunal autoriza Tesla a derrubar floresta nos arredores de Berlim

O Tribunal Administrativo Superior de Berlim-Brandemburgo, na Alemanha, autorizou nesta quinta-feira (20/02) a fabricante americana de carros elétricos Tesla a continuar derrubando uma floresta nos arredores de Berlim para a construção de sua primeira fábrica …

McDonald’s lança vela perfumada com ingredientes de hambúrguer

Quando você pensa que o McDonald’s já esgotou a sua cota de criatividade, eis que o marketing da franquia de restaurantes surge com as velas perfumadas com ingredientes de hambúrguer. Criadas para comemorar os 50 anos …

Câmara oculta no túmulo de Tutancâmon poderia abrigar rainha Nefertiti, revelam cientistas

Uma equipe de arqueólogos afirma ter encontrado evidências da existência de uma câmara oculta por atrás das paredes da famosa tumba de Tutancâmon, no Vale dos Reis, Egito. Essa câmara, segundo cientistas, poderia ser a …

Donald Trump critica Oscar por ter escolhido Parasita como Melhor Filme

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não ficou nada satisfeito com a escolha de Parasita, longa sul-coreano, como vencedor do Oscar de Melhor Filme. O político disparou contra a Academia, que escolheu a produção de …

Vídeo viral de menino que sofre bullying gera onda de comoção e apoio global

Pessoas de todo o mundo se uniram em apoio a um menino australiano de nove anos depois que um vídeo mostrando sua profunda angústia por ter sofrido bullying viralizou nas redes sociais. Yarraka Bayle postou o …