NASA quer lançar o foguete mais poderoso já construído em 2019

A NASA prepara os últimos detalhes para o lançamento da Orion, sua nova nave espacial. A missão envolve o Space Launch System, o foguete mais poderoso já fabricado.

O foguete será o primeiro passo para a Orion iniciar sua trajetória em torno da Lua e de volta à Terra. Durante a viagem, que irá durar 25 dias, serão percorridos quase 400 mil quilômetros a uma velocidade de quase 40 mil km/h.

O segundo passo é baseado em um novo lançamento, previsto para o início da década de 2020, mas desta vez com humanos a bordo. Será a primeira missão tripulada da NASA, em uma nave espacial própria, desde o encerramento do programa Space Shuttle, em 2011.

Segundo a Exame Informática, as duas missões têm como objetivo lançar as bases de uma plataforma que permita à NASA enviar astronautas para a exploração de asteroides, e levar o Homem a Marte – ou mesmo a outros planetas mais distantes.

Os especialistas da NASA afirmam que o lançamento está previsto para dezembro de 2019. No entanto, os engenheiros da agência espacial norte-americana reconhecem a possibilidade de o SLS ser lançado apenas em junho de 2020.

Embora a maioria dos projetos da NASA se encontrem em desenvolvimento, a agência espacial norte-americana faz uso da sua experiência de construção para melhorar a eficiência da produção e da organização do processo.

Recentemente, o fotógrafo Vincent Fournier, da revista Wired, passou 20 dias nas instalações onde é preparada a missão. Segundo o fotógrafo, são realizados vários testes para testar o desempenho do Space Launch System.

Todas as peças são modeladas de forma a entender como a vibração dos motores pode afetá-los. Os engenheiros estão criando também réplicas do foguete, que serão testadas em túneis de vento para aferirem o seu comportamento.

Uma das réplicas é um modelo em escala que mede apenas um metro e será pintada de cor-de-rosa para brilhar sob luz negra com maior intensidade, conforme a quantidade de oxigênio que atinja.

Nestes testes, o oxigênio serve de substituto para a pressão e ajuda a entender exatamente onde o foguete estará sujeito a um maior desgaste.

Os depósitos de combustível são construídos com cilindros de metal ao redor de peças de alumínio que, depois de fundidos, serão analisados à luz de ultrassons e raios-X.

Todo o processo implica grande rigor e, sobretudo, tempo. O tanque de hidrogênio, por exemplo, demora cerca de três dias para ser movido da horizontal para a vertical e implica o uso de duas gruas orientadas por GPS e um sistema de alinhamento a laser.

Certo é que, mais cedo ou mais tarde, a NASA irá lançar o foguete mais poderoso já construído – com o objetivo de levar, novamente, ao espaço uma missão tripulada.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. De acordo com o seu texto,

    “O foguete será o primeiro passo para a Orion iniciar sua trajetória em torno da Lua e de volta à Terra. Durante a viagem, que irá durar 25 dias, serão percorridos quase 400 mil quilômetros a uma velocidade de quase 40 km/h.”

    A 40 km/h eu chego lá, de bicicleta, em apenas 69 anos. Não seriam 40 mjl km/h? 🙂

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Malcolm X: carta indica plano do FBI e polícia de NY para assassinar líder negro

Morto em 1965, aos 39 anos, em Nova York, o ativista negro norte-americano Malcolm X não teve, até hoje, o assassinato totalmente esclarecido. Contudo, o surgimento recente de uma carta aponta para uma possível conspiração entre …

NVIDIA e Stefanini anunciam que desenvolverão Inteligência Artificial no Brasil

A Nvidia Enterprise e a Woopi, empresa do Grupo Stefanini focada em Inteligência Artificial (IA) anunciaram nesta quarta-feira (24) uma parceria para desenvolver soluções de IA e processamento de linguagem natural. E o primeiro projeto …

250 mil mortos por covid no Brasil: o que significa esse número

O Brasil acumula um quarto de milhão de mortes por covid-19, às vésperas de se completar um ano desde o primeiro caso de coronavírus ter sido identificado no país. Segundo as contas do consórcio de imprensa …

Na diplomacia das vacinas, Israel troca imunizante por reconhecimento de Jerusalém como capital

No combate à Covid-19, Israel é exemplo mundial. A metade da população do Estado hebreu já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus e um terço está completamente imunizada, com as …

"Subestimar Rússia de Putin é sempre um erro", diz indicado de Biden para chefiar CIA

Nesta quarta-feira (24), William Burns, o indicado do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para o cargo de diretor da CIA, disse que subestimar a Rússia é sempre um erro e acusou a China de …

Chinês é condenado a pagar indemnização à ex-mulher por trabalho doméstico

Um tribunal na China ordenou um homem a pagar compensações a sua ex-esposa pelo trabalho doméstico realizados por ela durante os cinco anos em que estiveram casados, segundo divulgou a imprensa chinesa nesta quarta-feira (24/02). O …

Oceano Atlântico cresce e Pacífico encolhe. Ciência tem nova resposta para fenômeno

Durante a era paleozoica, entre 200 a 540 milhões de anos atrás, o planeta Terra possuía somente um único e imenso continente – a Pangeia, rodeada por um único oceano, intitulado Pantalassa. Depois de uma série …

Um acelerador de partículas cósmico, muito mais poderoso do que o LHC foi descoberto no espaço

Cientistas rastrearam uma partícula fantasma para uma estrela despedaçada e descobriram um gigantesco acelerador de partículas cósmico. A partícula subatômica, chamada de neutrino, foi lançada em direção à Terra depois que a estrela condenada chegou muito …

Mulher de 'El Chapo' Guzmán é presa nos EUA acusada por narcotráfico

Foi presa nesta segunda-feira (22/02) nos Estados Unidos Emma Coronel Aispuro, 31, mulher de Joaquín "El Chapo" Guzmán, ex-líder do cartel de drogas mexicano Sinaloa. Aispuro, que tem cidadania mexicana e americana, foi presa no aeroporto …

Gana é o primeiro país do mundo a receber vacinas do programa Covax, da OMS

Gana recebeu nesta quarta-feira o primeiro lote mundial de vacinas financiadas pelo programa Covax, que proporciona aos países de renda baixa e média as primeiras doses de fármacos antiCovid. Os imunizantes foram enviados de …