Estudantes que vivem nas ruas terão passe livre no Distrito Federal

-

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal concedeu liminar na qual garante aos estudantes que vivem nas ruas o pleno acesso ao passe livre estudantil. A decisão acata um pedido da Defensoria Pública do DF, que entrou com uma ação civil pública contra as exigências impostas pelo Transporte Urbano do DF (DFTrans).

Segundo o Defensor Público Fábio Levino, coordenador do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria Pública do DF, a principal dificuldade dos estudantes para acessar o cadastro do passe livre estava na impossibilidade de comprovação de endereço fixo, uma das exigências da legislação local para conceder o benefício.

Outro empecilho é a forma de cadastro, que atualmente é totalmente online. Estudantes com este perfil não tem acesso a computadores com facilidade.

O período de inscrição também é apontado como uma barreira para estes alunos, pois se restringe aos prazos regulares de matrículas no início do semestre. Os estudantes que vivem nas ruas, não se enquadram neste perfil, eles  se vinculam às escolas em qualquer período do ano.

Pela liminar, as pessoas que vivem nas ruas poderão ter acesso ao cadastro em qualquer tempo e preencher o formulário por escrito.

“O tratamento diferenciado e flexível é pela condição vulnerável destas pessoas. Não queremos conceder um benefício a mais para o estudante que vive na rua, apenas garantir a aplicação do princípio de igualdade a um direito já existente. Você não dar acesso à educação a uma pessoa que não tem casa, é puni-la duas vezes”, explicou o defensor.

Uma das unidades que serão beneficiadas com a decisão judicial é a Escola Meninos e Meninas do Parque, considerada referência no país por atender exclusivamente a pessoas em situação de rua.

A escola tem atualmente cerca de 180 alunos matriculados. Mas nem todos frequentam a aula com regularidade devido às barreiras encontradas para acessar o transporte público.

Segundo a diretora Amélia Cristina, os alunos vão a pé para a escola ou simplesmente abandonam os estudos. O Defensor Público Fábio Levino também ouviu relatos de professores que pagavam transporte do próprio bolso para garantir a permanência dos alunos na escola.

A defensoria explica que a defasagem entre alunos matriculados e frequentadores chega a 80%. Em todo o país,  até 3% da população que vive na rua frequenta alguma escola.

O defensor avalia que este índice poderia ser maior e ter impacto na redução da população de rua se houvessem mais políticas públicas que considerassem as especificidades destes alunos.

“A gente entende que o transporte público é uma das formas de fomento e incentivo pra que estas pessoas saiam da rua. Eles já estão em extrema vulnerabilidade e não são vistos pela sociedade com bons olhos. Há por trás uma violência social muito grande, eles se sentem julgados como se estivessem ali pelo insucesso deles”, disse Levino.

“A educação é um modo de você mudar esta realidade. Se pelo menos parte deles frequentarem a escola e mudar o rumo de suas vidas, isso já agrega e é uma grande vitória”, argumenta o juiz.

A exemplo do cadastro no Sistema Único de Saúde (SUS), em que o Ministério da Saúde editou uma portaria flexibilizando as exigências para garantir o acesso a usuários que vivem nas ruas, a defensoria acredita que a liminar estimulará a edição de algum instrumento normativo que regulamente esta questão no DF e até em nível nacional.

O DFTrans disse que não vai se manifestar sobre o assunto, pois ainda não foi comunicado oficialmente da decisão da Justiça.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …