Estudar em Portugal: a cidade do Porto é cada vez mais uma excelente opção!

O Porto situa-se na costa oeste da Europa e é a segunda maior cidade de Portugal e o centro económico e industrial do norte do país.

A cidade do Porto oferece a descoberta de magníficas paisagens naturais, urbanas, arquitetónicas e artísticas. O Rio Douro, que banha a cidade, é o maior rio do norte do País, atravessando os famosos socalcos das videiras que dão origem ao famoso Vinho do Porto, até desaguar no Oceano Atlântico, na zona oeste da cidade.

Viver no Porto é muito agradável: as pessoas são simpáticas e acolhedoras, o custo de vida é acessível, há segurança e o clima é ameno.

O maior pólo universitário do País situa-se no Porto. Na verdade, o Pólo da Asprela é um dos maiores campus de conhecimento e inovação da Europa, onde trabalham, investigam e estudam mais de 50 000 pessoas diariamente.

Este polo agrega um grande número de universidades, institutos politécnicos, centros de investigação, hospitais, empresas, etc., pelo que este campus é reconhecido pelo seu elevado grau de inovação tecnológica, numa aposta que tem como objetivo proporcionar aos estudantes que o frequentam um ensino de qualidade.

As instituições de ensino superior da cidade dispõem de vários recursos onde os estudantes podem encontrar tudo o que precisam: salas de trabalho, plataformas de suporte ao ensino, ensino à distância, bar, restaurante, biblioteca, acesso a bases de dados, espaços verdes, parques de estacionamento, acessibilidade imediata à rede de Metro.

 

Viver num clima internacional e acolhedor

O número de estudantes internacionais, e em especial estudantes brasileiros, é cada vez maior. Para além da elevada reputação do ensino, os estudantes estrangeiros apreciam muito a fácil integração na comunidade estudantil, a facilidade de acesso aos transportes, para além do clima aprazível, o custo de vida acessível, e a facilidade de viajar no país e pela Europa.

É também prioridade das instituições de ensino superior a promoção e manutenção de relações com outras universidades nacionais e estrangeiras com as quais formam parcerias, nomeadamente com o Brasil, Angola e diversos países europeus, construindo uma forte rede de trabalho, em prol do ensino e da investigação, ao serviço dos estudantes.

As universidades recebem todos os semestres professores visitantes e alunos destes países, sendo que os docentes e estudantes também beneficiam de diversos programas e protocolos de intercâmbio, nomeadamente o programa ERASMUS +.

 

Duas formas de ingressar

Se é brasileiro e quer ser estudante de graduação/licenciatura, pode apresentar a sua candidatura através do Concurso Especial para Estudantes Internacionais.

Este concurso é dirigido a todos os candidatos não residentes da União Europeia que ainda não tenham um curso superior.

Existem duas formas de ingressar através do Regime de Estudante Internacional:

  • Utilizando o ENEM
  • Utilizando uma prova de ingresso específica.

 

Acesso à graduação

Licenciatura com ENEM: Caso pretenda utilizar o ENEM como prova de ingresso para o acesso 2020/2021, há universidades que aceitam o ENEM realizado após 2017 e no qual os candidatos tenham obtido uma pontuação final igual ou superior a 500 pontos.

Licenciatura sem ENEM: Se o estudante não tiver realizado nenhum tipo de exame equivalente às provas de ingresso portuguesas, terá que fazer um exame, escrito ou oral, relativo à(s) disciplina(s) equivalente à(s) provas de ingresso.

 

Antes de vir

Antes de vir para Portugal, certifique-se que tem os seguintes documentos:

  • Passaporte ou documento de identificação estrangeiro.
  • Visto para estudar em Portugal.

 

Visite o Salão do Estudante para saber mais

Se estiver interessado em estudar no exterior, conhecer novas culturas e ganhar experiência internacional, poderá visitar o Salão do Estudante, que decorrerá entre 7 e 19 de março em seis cidades do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Belo Horizonte e Curitiba).

O Salão do Estudante é uma feira de intercâmbio internacional onde poderá conhecer e falar diretamente com representantes de reconhecidas universidades de todo o mundo, estando também presentes diversas universidades portuguesas.

Estudar no Porto é uma experiência inesquecível!

Ciberia //

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Motoboy é vítima de racismo de homem branco: "Você tem inveja disso aqui [minha cor]"

A manhã de sexta-feira (7) começou com mais um caso de racismo no Brasil. Um vídeo que viralizou no Twitter registra um homem branco fazendo injúrias raciais contra um entregador de delivery. As fortes imagens são …

‘Grande ameaça à saúde pública’: cientistas descobrem mutação resistente a remédio contra a malária

Pesquisadores em Ruanda identificaram uma cepa do parasita causador da malária que é resistente a medicamentos. O estudo, publicado na revista Nature, revelou que os parasitas eram capazes de resistir ao tratamento com a artemisinina, um …

Brasil, um ano no foco da crítica ambiental mundial

Em agosto de 2019, país virou pária ambiental devido a incêndios e aumento do desmatamento. Bolsonaro reagiu com agressividade e insultos. Agora, aumenta a pressão de investidores estrangeiros por uma mudança de rumo. Foi uma catástrofe …

Com medo da Covid-19, Venezuela discrimina venezuelanos que voltam ao país

Várias medidas vêm sendo aplicadas na Venezuela para conter a Covid-19. Um estádio foi transformado em hospital de campanha, blocos de concreto foram colocados nas vias, festas estão proibidas e há um canal de …

Centro Gamalei, desenvolvedor de vacina russa, explica como funciona e se há riscos para o paciente

O diretor do Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamalei falou sobre os testes da vacina, que será registrada oficialmente na quarta-feira (12). As partículas do coronavírus na vacina da COVID-19 não podem prejudicar …

Mistura inusitada de amônia e água cria raios superficiais e granizos em Júpiter

Júpiter, o maior gigante gasoso do Sistema Solar, é um lugar coberto por tempestades estranhas. O que os cientistas ainda não sabiam é que no meio dessas tormentas, existem raios de natureza bem diferente dos …

Emocionante avanço da teoria para a realidade: bizarro efeito quântico é observado

No núcleo toda estrela anã branca — o denso resto de uma estrela que queimou todo seu combustível — existe um fenômeno quântico enigmático: enquanto ganha massa ela reduz de tamanho chegando a um ponto …

Estudo prevê 300 mil mortes por covid até fim do ano nos EUA

Pesquisadores da Universidade de Washington pintam cenário sombrio caso restrições não sejam respeitadas. Enquanto primeiros epicentros registram queda, outros estados americanos divulgam taxas de infecções recordes. A epidemia de covid-19 deve matar aproximadamente 300 mil americanos …

Coronavírus: Exportações devem cair mais de 20% na América Latina, diz ONU

As exportações da América Latina e do Caribe podem cair mais de 20% em 2020 devido às consequências da pandemia do coronavírus, que também terá um impacto negativo nas importações, disse uma agência da …

O que é nitrato de amônio, que pode provocar explosões como a de Beirute?

A recente tragédia no país árabe trouxe de novo à tona preocupações sobre o armazenamento do perigoso material, tornando necessário saber como esses incidentes ocorrem para os prevenir. A explosão de nitrato de amônio em Beirute, …