Estudar em Portugal: a cidade do Porto é cada vez mais uma excelente opção!

O Porto situa-se na costa oeste da Europa e é a segunda maior cidade de Portugal e o centro económico e industrial do norte do país.

A cidade do Porto oferece a descoberta de magníficas paisagens naturais, urbanas, arquitetónicas e artísticas. O Rio Douro, que banha a cidade, é o maior rio do norte do País, atravessando os famosos socalcos das videiras que dão origem ao famoso Vinho do Porto, até desaguar no Oceano Atlântico, na zona oeste da cidade.

Viver no Porto é muito agradável: as pessoas são simpáticas e acolhedoras, o custo de vida é acessível, há segurança e o clima é ameno.

O maior pólo universitário do País situa-se no Porto. Na verdade, o Pólo da Asprela é um dos maiores campus de conhecimento e inovação da Europa, onde trabalham, investigam e estudam mais de 50 000 pessoas diariamente.

Este polo agrega um grande número de universidades, institutos politécnicos, centros de investigação, hospitais, empresas, etc., pelo que este campus é reconhecido pelo seu elevado grau de inovação tecnológica, numa aposta que tem como objetivo proporcionar aos estudantes que o frequentam um ensino de qualidade.

As instituições de ensino superior da cidade dispõem de vários recursos onde os estudantes podem encontrar tudo o que precisam: salas de trabalho, plataformas de suporte ao ensino, ensino à distância, bar, restaurante, biblioteca, acesso a bases de dados, espaços verdes, parques de estacionamento, acessibilidade imediata à rede de Metro.

 

Viver num clima internacional e acolhedor

O número de estudantes internacionais, e em especial estudantes brasileiros, é cada vez maior. Para além da elevada reputação do ensino, os estudantes estrangeiros apreciam muito a fácil integração na comunidade estudantil, a facilidade de acesso aos transportes, para além do clima aprazível, o custo de vida acessível, e a facilidade de viajar no país e pela Europa.

É também prioridade das instituições de ensino superior a promoção e manutenção de relações com outras universidades nacionais e estrangeiras com as quais formam parcerias, nomeadamente com o Brasil, Angola e diversos países europeus, construindo uma forte rede de trabalho, em prol do ensino e da investigação, ao serviço dos estudantes.

As universidades recebem todos os semestres professores visitantes e alunos destes países, sendo que os docentes e estudantes também beneficiam de diversos programas e protocolos de intercâmbio, nomeadamente o programa ERASMUS +.

 

Duas formas de ingressar

Se é brasileiro e quer ser estudante de graduação/licenciatura, pode apresentar a sua candidatura através do Concurso Especial para Estudantes Internacionais.

Este concurso é dirigido a todos os candidatos não residentes da União Europeia que ainda não tenham um curso superior.

Existem duas formas de ingressar através do Regime de Estudante Internacional:

  • Utilizando o ENEM
  • Utilizando uma prova de ingresso específica.

 

Acesso à graduação

Licenciatura com ENEM: Caso pretenda utilizar o ENEM como prova de ingresso para o acesso 2020/2021, há universidades que aceitam o ENEM realizado após 2017 e no qual os candidatos tenham obtido uma pontuação final igual ou superior a 500 pontos.

Licenciatura sem ENEM: Se o estudante não tiver realizado nenhum tipo de exame equivalente às provas de ingresso portuguesas, terá que fazer um exame, escrito ou oral, relativo à(s) disciplina(s) equivalente à(s) provas de ingresso.

 

Antes de vir

Antes de vir para Portugal, certifique-se que tem os seguintes documentos:

  • Passaporte ou documento de identificação estrangeiro.
  • Visto para estudar em Portugal.

 

Visite o Salão do Estudante para saber mais

Se estiver interessado em estudar no exterior, conhecer novas culturas e ganhar experiência internacional, poderá visitar o Salão do Estudante, que decorrerá entre 7 e 19 de março em seis cidades do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Belo Horizonte e Curitiba).

O Salão do Estudante é uma feira de intercâmbio internacional onde poderá conhecer e falar diretamente com representantes de reconhecidas universidades de todo o mundo, estando também presentes diversas universidades portuguesas.

Estudar no Porto é uma experiência inesquecível!

Ciberia //

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo indica razão bizarra para a existência de barba nos homens

Humanos são bastante diferentes dos outros grandes primatas no que se refere ao pelo corporal: de forma geral temos bem menos que eles, especialmente as mulheres. Os homens, por outro lado, conseguem produzir uma barba longa, …

EUA querem fechar brecha em regra que bloqueia fornecimento de chips para Huawei

Reguladores dos EUA querem fechar uma brecha na nova regra que bloqueia o fornecimento global de chips para a Huawei. Recentemente, a fabricante chinesa também teve a sua presença prorrogada por mais um ano na …

Objetos escondidos por prisioneiros são descobertos em Auschwitz

Talheres e outros itens encontrados num duto de chaminé de um dos blocos daquele que foi o maior campo de extermínio nazista podem revelar detalhes sobre a vida no local, onde mais de um milhão …

Troca de ministros é exemplo de 'simplificação da política' de Bolsonaro

Constantes mudanças de ministro feitas por Jair Bolsonaro têm "impacto político importante", mas "simplificação da política" praticada pelo presidente o "mantém no cargo", disse sociólogo à Sputnik Brasil. Para Dario Sousa e Silva, professor da Universidade …

Pinguins fazem tour exclusivo em museu fechado por causa do coronavírus

Por todo o mundo a pandemia do novo coronavírus e a quarentena fecharam as portas dos museus, deixando as obras de arte solitárias nos corredores esvaziados das instituições, que já há meses não recebem visitantes. Enquanto …

Esse pode ser o único sintoma de Covid-19 em alguns pacientes

De acordo com publicação da Universidade de Utah, o coronavírus pode causar conjuntivite em casos raros e não parece ser o único sintoma de Covid-19, sendo acompanhada de febre, tosse e falta de ar. Mas …

Spotify reforça ambição de expandir para além do streaming de música

O Spotify teve uma alta em suas ações nessa terça-feira (19), depois de anunciar que terá, com exclusividade, um dos maiores podcasters do mundo na sua plataforma. "The Joe Rogan Experience", um podcast no estilo …

Israel é alvo de ciberataques generalizados

Vários websites de Israel foram atingidos nesta quinta-feira (21) por um ataque cibernético coordenado, com suas páginas principais sendo substituídas por imagens da capital, Tel Aviv, e de outras cidades israelenses em chamas. De acordo com …

Para imprensa europeia, cloroquina se tornou "arma política" no Brasil

A imprensa europeia demonstra surpresa e preocupação com a decisão do governo brasileiro de ampliar o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina para o tratamento de doentes com sintomas leves do coronavírus no SUS. Sites de …

STF libera vídeo de reunião com Moro e Bolsonaro

O ministro Celso de Mello do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu liberar nesta sexta-feira (22/05) a íntegra do vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril mencionada pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro, logo …