Estudar em Portugal: a cidade do Porto é cada vez mais uma excelente opção!

O Porto situa-se na costa oeste da Europa e é a segunda maior cidade de Portugal e o centro económico e industrial do norte do país.

A cidade do Porto oferece a descoberta de magníficas paisagens naturais, urbanas, arquitetónicas e artísticas. O Rio Douro, que banha a cidade, é o maior rio do norte do País, atravessando os famosos socalcos das videiras que dão origem ao famoso Vinho do Porto, até desaguar no Oceano Atlântico, na zona oeste da cidade.

Viver no Porto é muito agradável: as pessoas são simpáticas e acolhedoras, o custo de vida é acessível, há segurança e o clima é ameno.

O maior pólo universitário do País situa-se no Porto. Na verdade, o Pólo da Asprela é um dos maiores campus de conhecimento e inovação da Europa, onde trabalham, investigam e estudam mais de 50 000 pessoas diariamente.

Este polo agrega um grande número de universidades, institutos politécnicos, centros de investigação, hospitais, empresas, etc., pelo que este campus é reconhecido pelo seu elevado grau de inovação tecnológica, numa aposta que tem como objetivo proporcionar aos estudantes que o frequentam um ensino de qualidade.

As instituições de ensino superior da cidade dispõem de vários recursos onde os estudantes podem encontrar tudo o que precisam: salas de trabalho, plataformas de suporte ao ensino, ensino à distância, bar, restaurante, biblioteca, acesso a bases de dados, espaços verdes, parques de estacionamento, acessibilidade imediata à rede de Metro.

 

Viver num clima internacional e acolhedor

O número de estudantes internacionais, e em especial estudantes brasileiros, é cada vez maior. Para além da elevada reputação do ensino, os estudantes estrangeiros apreciam muito a fácil integração na comunidade estudantil, a facilidade de acesso aos transportes, para além do clima aprazível, o custo de vida acessível, e a facilidade de viajar no país e pela Europa.

É também prioridade das instituições de ensino superior a promoção e manutenção de relações com outras universidades nacionais e estrangeiras com as quais formam parcerias, nomeadamente com o Brasil, Angola e diversos países europeus, construindo uma forte rede de trabalho, em prol do ensino e da investigação, ao serviço dos estudantes.

As universidades recebem todos os semestres professores visitantes e alunos destes países, sendo que os docentes e estudantes também beneficiam de diversos programas e protocolos de intercâmbio, nomeadamente o programa ERASMUS +.

 

Duas formas de ingressar

Se é brasileiro e quer ser estudante de graduação/licenciatura, pode apresentar a sua candidatura através do Concurso Especial para Estudantes Internacionais.

Este concurso é dirigido a todos os candidatos não residentes da União Europeia que ainda não tenham um curso superior.

Existem duas formas de ingressar através do Regime de Estudante Internacional:

  • Utilizando o ENEM
  • Utilizando uma prova de ingresso específica.

 

Acesso à graduação

Licenciatura com ENEM: Caso pretenda utilizar o ENEM como prova de ingresso para o acesso 2020/2021, há universidades que aceitam o ENEM realizado após 2017 e no qual os candidatos tenham obtido uma pontuação final igual ou superior a 500 pontos.

Licenciatura sem ENEM: Se o estudante não tiver realizado nenhum tipo de exame equivalente às provas de ingresso portuguesas, terá que fazer um exame, escrito ou oral, relativo à(s) disciplina(s) equivalente à(s) provas de ingresso.

 

Antes de vir

Antes de vir para Portugal, certifique-se que tem os seguintes documentos:

  • Passaporte ou documento de identificação estrangeiro.
  • Visto para estudar em Portugal.

 

Visite o Salão do Estudante para saber mais

Se estiver interessado em estudar no exterior, conhecer novas culturas e ganhar experiência internacional, poderá visitar o Salão do Estudante, que decorrerá entre 7 e 19 de março em seis cidades do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Belo Horizonte e Curitiba).

O Salão do Estudante é uma feira de intercâmbio internacional onde poderá conhecer e falar diretamente com representantes de reconhecidas universidades de todo o mundo, estando também presentes diversas universidades portuguesas.

Estudar no Porto é uma experiência inesquecível!

Ciberia //

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …

Em último vídeo do mandato, Merkel pede que população se vacine

A chanceler alemã Angela Merkel, que deixará o poder na próxima quarta-feira (8), voltou a defender neste sábado (4) a vacinação contra a Covid-19, no último de uma série de mais de 600 vídeos …

Descobrem na China ferramenta de marfim de 99 mil anos, possivelmente a mais antiga do país

Pesquisadores desenterraram uma pá de marfim datada de há cerca de 99.000 anos em um sítio arqueológico do Paleolítico na província chinesa de Shandong. Acredita-se que o objeto seja uma das primeiras ferramentas de osso utilizadas …