Estudar em Portugal: a cidade do Porto é cada vez mais uma excelente opção!

O Porto situa-se na costa oeste da Europa e é a segunda maior cidade de Portugal e o centro económico e industrial do norte do país.

A cidade do Porto oferece a descoberta de magníficas paisagens naturais, urbanas, arquitetónicas e artísticas. O Rio Douro, que banha a cidade, é o maior rio do norte do País, atravessando os famosos socalcos das videiras que dão origem ao famoso Vinho do Porto, até desaguar no Oceano Atlântico, na zona oeste da cidade.

Viver no Porto é muito agradável: as pessoas são simpáticas e acolhedoras, o custo de vida é acessível, há segurança e o clima é ameno.

O maior pólo universitário do País situa-se no Porto. Na verdade, o Pólo da Asprela é um dos maiores campus de conhecimento e inovação da Europa, onde trabalham, investigam e estudam mais de 50 000 pessoas diariamente.

Este polo agrega um grande número de universidades, institutos politécnicos, centros de investigação, hospitais, empresas, etc., pelo que este campus é reconhecido pelo seu elevado grau de inovação tecnológica, numa aposta que tem como objetivo proporcionar aos estudantes que o frequentam um ensino de qualidade.

As instituições de ensino superior da cidade dispõem de vários recursos onde os estudantes podem encontrar tudo o que precisam: salas de trabalho, plataformas de suporte ao ensino, ensino à distância, bar, restaurante, biblioteca, acesso a bases de dados, espaços verdes, parques de estacionamento, acessibilidade imediata à rede de Metro.

 

Viver num clima internacional e acolhedor

O número de estudantes internacionais, e em especial estudantes brasileiros, é cada vez maior. Para além da elevada reputação do ensino, os estudantes estrangeiros apreciam muito a fácil integração na comunidade estudantil, a facilidade de acesso aos transportes, para além do clima aprazível, o custo de vida acessível, e a facilidade de viajar no país e pela Europa.

É também prioridade das instituições de ensino superior a promoção e manutenção de relações com outras universidades nacionais e estrangeiras com as quais formam parcerias, nomeadamente com o Brasil, Angola e diversos países europeus, construindo uma forte rede de trabalho, em prol do ensino e da investigação, ao serviço dos estudantes.

As universidades recebem todos os semestres professores visitantes e alunos destes países, sendo que os docentes e estudantes também beneficiam de diversos programas e protocolos de intercâmbio, nomeadamente o programa ERASMUS +.

 

Duas formas de ingressar

Se é brasileiro e quer ser estudante de graduação/licenciatura, pode apresentar a sua candidatura através do Concurso Especial para Estudantes Internacionais.

Este concurso é dirigido a todos os candidatos não residentes da União Europeia que ainda não tenham um curso superior.

Existem duas formas de ingressar através do Regime de Estudante Internacional:

  • Utilizando o ENEM
  • Utilizando uma prova de ingresso específica.

 

Acesso à graduação

Licenciatura com ENEM: Caso pretenda utilizar o ENEM como prova de ingresso para o acesso 2020/2021, há universidades que aceitam o ENEM realizado após 2017 e no qual os candidatos tenham obtido uma pontuação final igual ou superior a 500 pontos.

Licenciatura sem ENEM: Se o estudante não tiver realizado nenhum tipo de exame equivalente às provas de ingresso portuguesas, terá que fazer um exame, escrito ou oral, relativo à(s) disciplina(s) equivalente à(s) provas de ingresso.

 

Antes de vir

Antes de vir para Portugal, certifique-se que tem os seguintes documentos:

  • Passaporte ou documento de identificação estrangeiro.
  • Visto para estudar em Portugal.

 

Visite o Salão do Estudante para saber mais

Se estiver interessado em estudar no exterior, conhecer novas culturas e ganhar experiência internacional, poderá visitar o Salão do Estudante, que decorrerá entre 7 e 19 de março em seis cidades do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Belo Horizonte e Curitiba).

O Salão do Estudante é uma feira de intercâmbio internacional onde poderá conhecer e falar diretamente com representantes de reconhecidas universidades de todo o mundo, estando também presentes diversas universidades portuguesas.

Estudar no Porto é uma experiência inesquecível!

Ciberia //

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Primeiro ataque militar da era Biden mata pelo menos 17 no leste da Síria

Os Estados Unidos atacaram, nesta quinta-feira (25), infraestruturas utilizadas pelas milícias pro-iranianas no nordeste da Síria, deixando 17 mortos. Esta é a primeira operação militar organizada pelo governo de Joe Biden. A ação é …

Tiranossauros jovens impediram o desenvolvimento de espécies menores, diz estudo

A pesquisa demonstrou que grandes dinossauros, como o T-rex, que cresceram de um pequeno tamanho até se tornarem criaturas enormes, modificaram seus ecossistemas ao competirem com espécies rivais menores. Um estudo publicado nesta sexta-feira (26), no …

UE quer passaporte para vacinados até meio do ano

A União Europeia quer estabelecer um sistema de passaportes para vacinados contra covid-19 ainda antes de suas férias de verão, no meio do ano. O setor turístico é fundamental para várias economias do bloco, sobretudo …

Facebook encerra contas do exército birmanês devido ao recurso à violência

A rede Facebook anunciou hoje em comunicado ter encerrado as contas vinculadas à junta militar birmanesa devido ao uso da "violência mortífera" contra os manifestantes que têm protestado contra o golpe militar perpetrado no …

Malcolm X: carta indica plano do FBI e polícia de NY para assassinar líder negro

Morto em 1965, aos 39 anos, em Nova York, o ativista negro norte-americano Malcolm X não teve, até hoje, o assassinato totalmente esclarecido. Contudo, o surgimento recente de uma carta aponta para uma possível conspiração entre …

NVIDIA e Stefanini anunciam que desenvolverão Inteligência Artificial no Brasil

A Nvidia Enterprise e a Woopi, empresa do Grupo Stefanini focada em Inteligência Artificial (IA) anunciaram nesta quarta-feira (24) uma parceria para desenvolver soluções de IA e processamento de linguagem natural. E o primeiro projeto …

250 mil mortos por covid no Brasil: o que significa esse número

O Brasil acumula um quarto de milhão de mortes por covid-19, às vésperas de se completar um ano desde o primeiro caso de coronavírus ter sido identificado no país. Segundo as contas do consórcio de imprensa …

Na diplomacia das vacinas, Israel troca imunizante por reconhecimento de Jerusalém como capital

No combate à Covid-19, Israel é exemplo mundial. A metade da população do Estado hebreu já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus e um terço está completamente imunizada, com as …

"Subestimar Rússia de Putin é sempre um erro", diz indicado de Biden para chefiar CIA

Nesta quarta-feira (24), William Burns, o indicado do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para o cargo de diretor da CIA, disse que subestimar a Rússia é sempre um erro e acusou a China de …

Chinês é condenado a pagar indemnização à ex-mulher por trabalho doméstico

Um tribunal na China ordenou um homem a pagar compensações a sua ex-esposa pelo trabalho doméstico realizados por ela durante os cinco anos em que estiveram casados, segundo divulgou a imprensa chinesa nesta quarta-feira (24/02). O …