Escola pública integral com disciplinas como “História do Rock” conquista alunos no Maranhão

São nove horas de aula por dia que passam voando porque todo mundo gosta. “Se a gente dissesse para alguém que ia ficar esse tempo todo na escola, iam chamar a gente de louca. Mas a verdade é que é maravilhoso”, diz Ingrid Brenda Santos Sá, de 16 anos , estudante do Centro de Ensino Dorilene Silva Castro, em Coroadinho, bairro de São Luis, no Maranhão.

E a escola, em tempo integral, é pública! Os Centros de Educação Integral Educa Mais começaram a funcionar este ano na rede estadual de ensino e são parte da política de educação integral que vem sendo implantada pelo governo do estado nos últimos anos. É a primeira vez que a rede pública estadual tem escolas desse tipo.

O modelo da “Escola da Escolha” coloca o jovem no centro da experiência escolar. Alia boa formação acadêmica, valores e competências exigidas pelo século 21.

É uma inovação metodológica. Nessas escolas, os jovens exercitam essas competências diariamente. O objetivo é que estas ações se revertam em melhor aprendizado”, explica a gestora da Educação Integral na Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Fernanda Passos, à Agência de Notícias do Maranhão.

Na prática, isso significa um horário de aulas que inclui Português, Matemática, História e Geografia, mas que também pode abranger Cordel, Cultura Oriental, Horticultura e História do Rock, por exemplo – a depender das escolhas feitas pelos alunos.

Em cada escola, tanto os professores quanto os estudantes sugerem temas, que são reunidos e apresentados para toda a turma em um evento chamado “Feirão das Eletivas”. Os assuntos mais votados pelos estudantes viram assuntos do semestre.

A escola tem internet Wi-Fi, liberado para o uso dos alunos, e cada um tem seu próprio armário para guardar livros e pertences pessoais.

No banheiro, as meninas retocam a maquiagem no espelho de corpo inteiro – colocado pela gestão escolar como recompensa pelo estado de limpeza e conservação do local. “Pode entrar, que está tudo limpinho. Não tem papel no chão, não tem mancha de batom”, garante uma estudante.

Para funcionar em tempo integral, a unidade ganhou piso novo, uma cozinha maior, climatização e laboratórios de Exatas e de Ciências Biológicas – apelidados carinhosamente de “Secos e Molhados” pelos estudantes e professores.

O currículo escolar enfatiza Língua Portuguesa e Matemática – uma exigência desse modelo pedagógico –, mas inclui também as disciplinas alternativas e eleitas democraticamente. E, duas vezes por semana, os estudantes têm aulas de disciplinas como Hortoquímica, Cordel e Projeto de Casas Populares, entre outras.

Solange de Oliveira Carvalho, de 16 anos, gosta das aulas de Projeto de Vida. É onde os alunos descobrem suas próprias aptidões e traçam estratégias para alcançar objetivos e realizar sonhos.

Trabalhamos muitos temas essenciais para a vida do adolescente. Na aula, tem a hora de falar e a hora de escutar, e os professores ajudam a gente a descobrir em que nos destacamos e o que a gente gosta mesmo de fazer”, conta a estudante.

Educa Mais

O Educa Mais é inspirado no modelo educacional pernambucano, atualmente exportado para mais de uma dezena de estados brasileiros. Para concretizar a iniciativa, o Governo do Maranhão firmou convênio com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), o Instituto Natura e o Instituto Sonho Grande.

A parceria foi feita sem custo algum para o Governo do Maranhão.

No total, são 11 unidades de ensino integradas a essa modalidade em todo o Estado – o que representa cerca de 4 mil estudantes. Para o ano letivo de 2018, a intenção é expandir o modelo para outras 25 escolas, chegando à marca de 10 mil matrículas.

Ciberia // Só Notícia Boa

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA vão fornecer 20 milhões de vacinas contra Covid-19 para outros países

Os Estados Unidos fornecerão 20 milhões de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 para outros países até o final de junho, elevando o total destinado ao exterior para 80 milhões de doses. O …

Demi Lovato vai comandar programa de TV investigativo sobre OVNIs

A atriz e cantora Demi Lovato está prestes a se aventurar em um desafio de outro mundo. A artista anunciou na última semana a sua participação em uma série limitada para a plataforma de streaming …

CPI da Covid: como 'isolamento vertical' pode virar arma contra Bolsonaro

Uma das linhas de investigação da CPI da Covid apura se o governo federal adotou a estratégia da imunidade de rebanho, ou seja, a obtenção da imunidade coletiva por meio da infecção da população, no …

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …

Lewandowski permite que Pazuello fique em silêncio na CPI

Ex-ministro da Saúde será obrigado a comparecer ao depoimento, mas não precisará responder perguntas que possam incriminá-lo. No entanto, será obrigado a falar a verdade em fatos e questões relacionados a terceiros. O ministro do Supremo …

Como o coronavírus afeta o fígado

O SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19, mudou completamente a cara do mundo que conhecíamos até então. Ele afetou praticamente todos os aspectos da vida cotidiana e causou mudanças substanciais nas ciências da saúde e, portanto, na …