As imagens da última sessão de fotos da vida do compositor e cantor Kurt Cobain irão a leilão em formato de token não-fungível, os célebres NFTs.
O anúncio foi feito por Jesse Frohman, fotógrafo por trás da sessão que registrou o lendário líder do Nirvana, tanto sozinho quanto ao lado de seus companheiros de seus companheiros de banda, Dave Grohl e Krist Novoselic, no final de 1993 – cerca de seis meses antes da morte de Kurt.
A notícia foi dada pelo Twitter, mas um site completo com informações e imagens foi posto no ar para melhor detalhar os tramites e pormenores do leilão.
Algumas fotos dessa sessão são conhecidas e celebradas como históricas, mas para o “The Last Session NFT”, foram reunidas as 104 imagens registradas no dia, algumas em formato polaroide e muitas fotos raras ou mesmo jamais vistas pelo grande público
“‘The Last Session NFT’ é uma exploração artística sobre as maneiras que a evolução das formas de mídia e tecnologia podem ser usadas para manter uma lenda como Cobain viva e celebrar seu impacto na música e nas gerações”, afirmou o fotógrafo.
O token levado ao leilão é formado pelas 104 imagens como, segundo Frohman, “um único e indivisível NFT” reunido em uma coleção, para permanecer como “uma marca completa do legado e do impacto de Cobain”.
O leilão teve início às 12h do dia 03 de maio, e vai até às 19h do dia 07 de maio, e não se restringe ao NFT da última sessão: Frohman também está lançando outros dois tokens intitulados respectivamente em tributo a dois discos de estúdio da banda, “In Utero” e o lendário “Nevermind”, formados por duas seleções de imagens.
A coleção “In Utero” reúne 20 imagens exclusivas, e cada uma delas contém 5 NFTs – já “Nevermind” é formada por 10 NFTs vendidos separadamente, cada um batizado com o título de uma faixa do disco.
O leilão está sendo cobrado na criptomoeda etherium, e o lance inicial para o “The Last Session NFT” foi de 27,27 ETH – equivalente a cerca de R$ 400 mil – mas no momento da publicação dessa reportagem, um lance havia elevado o valor a 50,0 ETH, ou cerca de R$ 935 mil.
Segundo o fotógrafo, parte do valor arrecadado será doado para a fundação Jed Foundation, organização que trabalha com saúde mental de jovens e adultos, especialmente da comunidade LGBTQI+, há anos apoiada pela família de Kurt Cobain.
Os detalhes do leilão e das coleções podem ser vistos no site do leilão.
// Hypeness