Os hackers norte-coreanos roubaram tecnologias sul-coreanas de lançamento de mísseis balísticos a partir de submarinos. Esta pode ser a razão para o recente avanço tecnológico de Pyongyang, expressa o jornal Kyunghyang Shinmun.
“Hackers ligados ao Serviço de Inteligência das Forças Armadas da Coreia do Norte conseguiram penetrar o sistema informático de uma das nossas empresas que opera no domínio da defesa. No resultado da investigação realizada, foi revelado que os hackers roubaram documentação com a tecnologia de lançamento a frio de mísseis balísticos a partir de submarinos”, declarou a fonte K no Ministério de Defesa sul-coreano, citado pelo Kyunghyang Shinmun.
A fonte acrescentou que esta invasão pode ser a razão para a ruptura inesperada demonstrada pela Coreia do Norte no domínio da instalação e lançamento de mísseis balísticos a partir de submarinos.
A tecnologia de lançamento a frio é utilizada durante os lançamentos de mísseis avançados. Primeiro, o míssil é lançado com ar comprimido, depois de atingir uma altitude determinada, o míssil começa a utilizar seus próprios motores principais.
A tecnologia permite lançar mísseis quando os submarinos ainda estão debaixo de água.
Segundo o Kyunghyang Shinmun, citado pelo Rossiyskaya Gazeta, os representantes oficiais do Ministério da Defesa e da Procuradoria se recusaram a comentar a informação sobre fuga de tecnologias, mas ainda não a negaram.
Ciberia // ZAP