Nova hipótese sugere que Planeta X pode ser buraco negro do tamanho de bola de boliche

O Planeta X, considerado pelos cientistas como um planeta ainda não observado, pode na verdade ser um grande buraco negro à espreita no fundo do nosso Sistema Solar, sugere nova teoria.

A evidência matemática da existência do planeta, também chamado de Planeta 9, foi revelada por pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia em 2015.

Segundo os cientistas, esse objeto espacial poderia ter uma massa cerca de 10 vezes maior que a da Terra e levar até 20 mil anos terrestres para completar uma órbita em torno do Sol, se localizando entre 45 bilhões e 150 bilhões de quilômetros da nossa estrela.

Contudo, uma nova hipótese apresentada por dois físicos sugere que o enigmático astro não é um planeta, mas sim um buraco negro de massa planetária, que suga a matéria de seus arredores.

Caso estejam certos, os pesquisadores serão capazes de encontrar evidências na forma de flashes de raios gama, criados pelas interações entre partículas de matéria escura no halo que envolve um buraco negro. Além disso, a teoria aponta que o buraco negro, correspondente à massa projetada do Planeta X, teria uma densidade tão grande que poderia ser apenas do tamanho de uma bola de boliche.

Os pesquisadores argumentam que focar os estudos na suposição de que é um planeta dificulta seriamente o potencial para fazer novas descobertas.

“Quando você começa a pensar em objetos mais exóticos, como buracos negros primordiais, você pensa de maneira diferente. Nós defendemos que, ao invés de apenas procurá-lo em luz visível, talvez valha a pena procurá-lo em raios gama, ou raios cósmicos”, disse à Gizmodo James Unwin, um dos autores do estudo e professor assistente de física teórica na Universidade de Illinois (EUA).

Os físicos têm agora o objetivo de encontrar evidências cruciais para respaldar sua teoria, procurando por dados através do telescópio espacial Fermi de raios gama, em busca de sinais desses flashes.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Osmar Terra, negacionista da pandemia, está internado com covid-19 em UTI

O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), um dos maiores negacionistas da pandemia e fomentador de fake news sobre o novo coronavírus, está internado com covid-19 em um hospital em Porto Alegre. Segundo comunicado do Hospital São …

Detalhe microscópico revela segredos de retratos egípcios de 1.800 anos

Análise das partículas da tinta revelou novas informações sobre os retratos enterrados ao lado das múmias egípcias há mais de 1.800 anos. A pintura Retrato do Homem Barbudo foi feita entre 170 e 180 d.C. e …

Ação da polícia contra migrantes em Paris gera críticas

Forças de segurança desmontam de forma violenta acampamento improvisado no centro da capital francesa. Ministro do Interior diz que imagens são chocantes. Ação ocorre na véspera de votação de lei que favorece polícia. A ação da …

Pandemia gera escassez de matéria-prima e faz preços subirem no Brasil

Por três vezes ao longo do mês de outubro, Diogo Murrieta, dono da pizzaria La-Nápoles, em Belém do Pará, tentou comprar as embalagens de papelão nas quais suas pizzas são entregues aos clientes e não …

Quando as crianças dominaram o mundo: uma sociedade paralela que parece saída da ficção

Na virada do século XIX para o século XX, os jovens, aqueles que já não mais eram crianças mas ainda não haviam entrado para o mercado de trabalho e se tornado adultos, sequer eram vistos …

Sem reconhecer derrota, Trump autoriza início de transição para administração Biden

Mais de duas semanas após o anúncio da vitória de Joe Biden na eleição presidencial americana, Donald Trump autorizou nessa segunda-feira o início do processo de transição para a administração do democrata, mas não …

Os estados quânticos mais extremos são descobertos por cientistas

Pela primeira vez, físicos descobriram uma maneira de definir matematicamente o grau de quanticidade que qualquer coisa — seja partícula, átomo, molécula ou mesmo um planeta — exibe A partícula de luz é uma bola zunindo …

Itália supera a marca de 50 mil mortos por COVID-19

Primeiro país ocidental a registrar casos da doença torna-se o sexto do mundo a alcançar esta marca. País é o que mais teve mortes no continente nos últimos dias. O governo italiano informou nesta segunda-feira (23) …

Covid-19: EUA pretendem lançar campanha de vacinação em dezembro

O país, o mais atingido pela epidemia no mundo, espera vacinar sua população 24 horas após a concessão da autorização de emergência pelo FDA, a agência americana reguladora de medicamentos. A reunião pública de …

França quer punir delito de "ecocídio"

Membros do governo francês anunciaram neste domingo (22/11) que pretendem promover uma projeto de lei para punir o "delito de ecocídio" com o objetivo de combater danos graves e intencionais ao meio ambiente, com previsão …