Oposição venezuelana acusa 37 funcionários públicos de torturar dirigentes

NestorReverol / Twitter

O Ministro do Interior da Venezuela, Néstor Reverol. Revolucionário, Socialista, Antiimperialista e Chavista para sempre, Eficiencia ou Nada

O partido opositor venezuelano Primeiro Justiça (PJ) afirmou neste domingo possuir uma lista de 37 funcionários públicos, entre eles policiais, acusados de responsabilidade em supostas “torturas” aos irmãos Sánchez, dirigentes políticos detidos na quinta-feira depois de uma manifestação opositora.

“Há uma lista de mais de 37 funcionários do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional, Sebin, da polícia científica, Cicpc, e do 10º tribunal de controle de Caracas que são responsáveis, com nome, sobrenome e com sua cédula, de um Governo torturador”, assegurou o deputado Juan Miguel Matheus, em uma coletiva de imprensa.

As autoridades venezuelanas detiveram na quinta-feira José e Alejandro Sánchez, dois irmãos gêmeos dirigentes do PJ, partido no qual milita o duas vezes candidato à Presidência Henrique Capriles.

Dois dias depois, o deputado e diretor do PJ em Caracas Tomás Guanipa indicou que os jovens foram “torturados” pelo Sebin para “incriminá-los de fatos que não aconteceram” e para “obrigá-los a gravar vídeos incriminando dirigentes e deputados do PJ“.

Perante isto, Matheus apontou que todos os funcionários “de qualquer categoria que tenham participado da tortura de Alejandro Sánchez, vão responder aqui na Venezuela e fora da Venezuela por essa violação dos direitos humanos”.

Nossa Constituição não permite que se possa alegar ordens superiores para prosseguir com a tortura ou para violar os direitos humanos”, acrescentou.

O Primeiro Justiça ressaltou que já denunciou “esses tratamentos cruéis” perante o Alto Comissionado das Nações Unidas e perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Nesse sentido, informou que na segunda-feira integrantes do partido comparecerão à Direção de Direitos Fundamentais da Promotoria venezuelana “para que se dêem conta da tortura de Alejandro Sánchez”. Estas denúncias serão feitas apesar de afirmarem que no país “não há separação de poderes“.

“Tudo isto é o esgotamento da via interna para que Néstor Reverol, ministro de Interiores, possa pagar internacionalmente por esta tortura a Sánchez, e para que Nicolás Maduro saiba que também que é responsável“, disse.

Da sua parte, Reverol indicou na sexta-feira através do Twitter que os organismos de segurança haviam “dado um duro golpe ao terrorismo da direita venezuelana “ao deter estes irmãos, que “organizavam atos terroristas e atentados contra a paz do país”.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Chantilly: em dificuldades finaceiras, um dos mais belos castelos da França pede socorro

A pandemia e o fim da ajuda de um poderoso mecenas colocam em risco o futuro de uma das propriedades mais majestosas da França, o castelo de Chantilly, ao norte de Paris. A reportagem …

Como fumantes de longa data pararam de fumar usando cogumelos mágicos apenas 3 vezes

É mais difícil largar do cigarro do que da heroína, dizem alguns. Mas pesquisadores da Johns Hopkins relataram que um pequeno número de fumantes de longa data que falharam em muitas tentativas de abandonar o …

Gangorra que uniu imigrantes no muro da fronteira dos EUA ganha prêmio

Lembra das gangorras que permitiram que famílias mexicanas brincasse de lados opostos do muro da fronteira EUA-México? O projeto das três gangorras ganhou o prêmio “Design do Ano 2020” pelo Museu de Londres. O arquiteto norte-americano …

Irã diz ter batido recorde de exportação de derivados de petróleo apesar das sanções dos EUA

O Irã bateu recorde de exportação de derivados de petróleo apesar das sanções impostas pelos Estados Unidos, declarou o ministro do Petróleo da República Islâmica, Bijan Zangeneh, nesta sexta-feira (22). Durante o 25º Show Petrolífero do …

A ameaça de epidemia que surge de nova espécie de mosquito Aedes detectada pela 1ª vez nas Américas

Durante a noite de 18 de junho de 2019, na base americana em Guantánamo, Cuba, um intruso foi pego por uma armadilha. A base é conhecida como um lugar onde os EUA aprisionam, por tempo indeterminado …

Homem é preso por tossir em policial que perguntou se ele tinha covid-19

O britânico Casey Saint foi condenado a 11 meses de prisão após tossir no rosto de um policial durante a pandemia do novo coronavírus. O morador de Bury St Edmunds, na Inglaterra, estava fazendo uma festa …

Astrônomos encontram "embrião" de planeta em formação a 330 anos-luz da Terra

Uma equipe de astrônomos encontrou algo que parece ser um planeta embrionário, girando em torno de sua estrela, bem pertinho dela, completando uma volta a cada mês. A estrela em questão é a HD 163296, que …

Físico propõe mega-satélite povoado por humanos orbitando Ceres

O físico Pekka Janhunen, do Instituto Meteorológico Finlandês, desenvolveu uma nova ideia para colonizar um lugar diferente da Terra, e não é a lua ou Marte. Em vez disso, Janhunen está sugerindo em um artigo publicado …

Biden promete "esforço de guerra" contra covid-19

O novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou nesta quinta-feira (21/01) o plano de resposta de seu governo à pandemia de covid-19, que inclui dez decretos. A estratégia amplia iniciativas que já haviam sido antecipadas …

'Não teremos escolha': Google adverte que pode bloquear seu mecanismo de busca na Austrália

Governo australiano trabalha em uma nova lei que deve governar as relações entre os meios de comunicação e as gigantes que dominam a Internet, entre as quais se destacam Google e Facebook. O Google anunciou nesta …