A Kroton Educacional, líder do setor do ensino superior privado no Brasil, acertou a compra do controle da Somos Educação, a antiga Abril Educação, que atua na área da educação básica.
Segundo Glauce Cavalcanti, de O Globo, o negócio, avaliado em R$ 4,56 bilhões, foi fechado por intermédio da Saber, empresa direcionada para o ciclo básico, criada pela Kroton este mês, com a Tarpon Gestora de Recursos, que detém 75% do capital da Somos.
Do valor total, R$ 4,166 bilhões serão pagos à vista, previsto para acontecer até 23 de outubro. E o restante será mantido em conta vinculada para assegurar o pagamento de determinadas obrigações de indenização assumidas pelos vendedores.
Após o anúncio, as ações da Kroton registraram a maior alta na B3 (antiga Bovespa), na manhã desta segunda-feira (23), com avanço de 6%. A Kroton, por meio da Saber, anunciou anteriormente a compra do Centro Educacional Leonardo da Vinci, em Vitória (ES). É a primeira de até três aquisições previstas para 2018.
Ao comprar a Somos, a Kroton entra na educação básica com uma operação sólida, com rede de escolas próprias, como Pitágoras, PH e Anglo, além de sistemas de ensino, plataformas digitais e editoras como Ática e Saraiva.
Ciberia // Revista Fórum