Nova descoberta deixa morte da escritora Jane Austen ainda mais misteriosa

Domínio Público

Retrato pintado da escritora inglesa Jane Austen

Retrato pintado da escritora inglesa Jane Austen

A morte da escritora Jane Austen, com apenas 41 anos de idade, continua um mistério, sem solução à vista, mas a teoria de que ela pode ter sido envenenada por arsênico ganha força graças a três pares de óculos que lhe pertenceram.

A teoria de envenenamento por arsênico foi considerada, pela primeira vez, em 2011, pela escritora de ficção policial Lindsay Ashford, com base na estranha pigmentação facial de Jane Austen que faleceu em 1817, com 41 anos.

Agora, a ideia ganha nova força depois da descoberta de três pares de óculos que teriam pertencido à escritora, encontrados por funcionários da Biblioteca Britânica de Londres dentro da escrivaninha de Austen, a conceituada autora de livros como “Orgulho e preconceito” e “Sensibilidade e bom senso”.

A escrivaninha, que a escritora usava para escrever seus livros, foi doada à Biblioteca por familiares de Jane Austen em 1999, e guardava no interior um par de óculos de aro de metal e outros dois pares feitos de concha de tartaruga.

British Library / Public Domain

Óculos usados pela escritora Jane Austen em exibição na Biblioteca Britânica de Londres.

Óculos usados pela escritora Jane Austen em exibição na Biblioteca Britânica de Londres.

Os óculos foram analisados por uma empresa de ótica que apurou que tinham lentes com grau, mas de graduações diferentes.

Este dado leva o optometrista Simon Barnard, que analisou os óculos, a avançar com a tese de que “talvez, a vista de Austen tenha piorado por causa de envenenamento por arsênico”, segundo explica ao site Live Science.

Sabe-se que os efeitos tóxicos do arsênico, que no século XIX poderia ser encontrado na água que as pessoas bebiam e em alguns remédios, estão ligados a vários tipos de câncer e, em menor escala, ao desenvolvimento de cataratas.

Perante o dado, a curadora dos arquivos e manuscritos modernos da Biblioteca Britânica, Sandra Tuppen, destaca no blog da instituição que “se Austen desenvolveu cataratas, a causa mais provável, segundo Barnard, é o envenenamento acidental a partir de um metal pesado como o arsênico”.

“Neste caso, Austen teria trocado o par de aro de metal para o par de concha de tartaruga A, depois para o par B, à medida que as cataratas ficavam piores”, aponta Sandra.

Contudo, a possibilidade é considerada remota pelos médicos. Apesar da associação entre o arsênico e o desenvolvimento de cataratas, o problema nas vistas costuma ser ligado ao envelhecimento.

As diferentes graduações dos óculos podem até não significar nada de especial, se tivermos em conta as limitações da optometria daquele tempo e se partirmos do princípio que a escritora poderia usá-los para atividades distintas ao longo do dia – uns para ver de longe, outros para ver de perto, para ler, por exemplo, e os terceiros para tarefas como bordar, que exigem mais precisão da vista.

E também “não sabemos se os óculos lhe foram prescritos por um médico ou se ela os comprou diretamente da prateleira”, diz Sandra.

O que é certo é que os óculos, que estão em exibição na Galeria dos Tesouros da Biblioteca Britânica, vêm reforçar a curiosidade em torno da escritora – e constituem mais uma peça do quebra-cabeça que cerca sua morte.

Outras teses para o prematuro falecimento de Jane Austen são a doença de Addison, que constitui uma desordem endócrina, câncer ou tuberculose.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …