Paraplégicos voltam a andar graças a um implante wireless

Um tratamento inovador, com recurso a neurotecnologia, permitiu que três pacientes com paralisia total nas pernas voltassem a andar. O recurso a um implante wireless que estimulou eletricamente suas medulas espinhais possibilitou o “milagre”.

Os cientistas suíços Grégoire Courtine e Jocelyne Bloch, do Hospital Universitário de Lausanne (CHUV) e da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), divulgaram os resultados desse tratamento inovador em um artigo científico publicado na Nature.

Depois de alguns meses de treino, os três pacientes que apresentavam lesões crônicas da medula espinhal há mais de quatro anos, com “deficits motores permanentes ou paralisia completa” dos membros inferiores, conseguiram andar e controlar os músculos voluntariamente, mesmo sem a presença da estimulação elétrica.

O procedimento, intitulado STIMO – Stimulation Movement Overground, revelou resultados sem precedentes, com efeitos positivos logo desde os primeiros tratamentos, recorrendo a “neurotecnologias específicas para estimulação da medula espinhal”.

Através de “um gerador de impulsos implantado, com capacidades de disparo em tempo real”, os pacientes receberam explosões elétricas de “estimulação espacialmente seletiva”, visando regiões específicas, ligadas ao cérebro, conforme os movimentos musculares desejados, explicam os autores da pesquisa.

Sebastian Tobler, de 48 anos, vítima de um acidente com um buggy, David, de 28 anos, que sofreu um acidente desportivo, e Gert-Jan, de 35 anos, atropelado quando seguia de bicicleta para casa, tiveram implantados cirurgicamente uma série de 16 eletrodos na região lombar.

Cada eletrodo estava configurado para estimular áreas específicas da medula espinhal, associadas a certos grupos musculares, de modo a imitar os sinais que o cérebro efetuaria com o mesmo fim.

Os eletrodos estavam conectados a um gerador de impulsos implantável, usado para a estimulação cerebral em pacientes com o mal de Parkinson, mas que foi adaptado para as lesões na coluna.

Em apenas uma semana, após o início do tratamento, a “estimulação espaço-temporal tinha restabelecido o controle adaptativo dos músculos paralisados durante a caminhada no subsolo”, aponta o artigo científico.

“Depois de alguns meses, os participantes recuperaram o controle voluntário sobre músculos anteriormente paralisados sem estimulação, e podiam caminhar ou andar de bicicleta em ambientes ecológicos, durante a estimulação espaço-temporal”, notam os autores da pesquisa.

“Conseguimos comprovar o que já sabemos que ocorre nos animais, que o cérebro pode chegar a ativar de forma natural a medula espinhal“, explica Grégoire Courtine.

O maior desafio dos três participantes foi aprender a coordenar as mensagens do cérebro com os movimentos dos músculos. Mas passado esse obstáculo, “conseguiram caminhar com suporte de peso corporal [muletas ou andador] em tão somente uma semana. Em cinco meses conseguiram uma melhoria enorme do controle voluntário dos músculos”, constata Grégoire Courtine.

Com a eletroestimulação clássica, os pacientes voltavam ao estado de paralisia depois de ela ser desligada. Mas com o tratamento inovador, mesmo quando a eletroestimulação é desligada, o paciente consegue controlar os músculos voluntariamente.

“Cinco meses depois de começar o treino com estimulação elétrica dirigida, o sistema nervoso humano respondeu ainda mais profundamente do que esperávamos”, salienta Grégoire Courtine.

O próximo passo do estudo é consolidar os resultados em mais pacientes, para depois desenvolver uma neurotecnologia que possa ser utilizada em tratamentos hospitalares.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Fóssil quase completo revela segredos sobre leão marsupial que aterrorizou a Austrália

A recente descoberta do fóssil de um esqueleto quase completo de um leão marsupial extinto revelou alguns dos seus segredos. Segundo a equipe de cientistas, cujo estudo foi publicado no dia 12 de dezembro na revista …

Boris, um robô altamente avançado, era na verdade um homem disfarçado

Em um fórum dedicado à robótica, a estação televisiva Rússia 24 apresentou um robô humanoide altamente avançado. Mas Boris era apenas um disfarce. “O Boris já aprendeu a dançar e não é ruim nisso”, foi assim …

Senado dos EUA responsabiliza príncipe saudita pelo homicídio de Khashoggi

Os senadores norte-americanos aprovaram por unanimidade uma resolução que refere que o príncipe herdeiro é “responsável pelo homicídio”, solicitando ao governo da Arábia Saudita que “garanta a aplicação de medidas apropriadas”. O Senado dos Estados Unidos …

Desigualdade cria ambiente propício para extrema direita no Brasil, diz Dilma

Personificada no presidente eleito Jair Bolsonaro, a extrema direita estava latente no Brasil e aproveitou-se da desigualdade para pavimentar seu crescimento. A avaliação foi feita pela ex-presidente Dilma Rousseff, derrotada nas eleições de outubro ao …

Químicos usados em panelas e roupas tornam os pênis menores

Um novo estudo científico concluiu que a exposição a altos níveis de compostos perfluoroalquílicos, mais conhecidos por PFCs, atrofia o crescimento dos órgãos sexuais masculinos, tornando os pênis menores e afetando também a fertilidade dos …

Atriz pornô é condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump

Stormy Daniels foi condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump para cobrir os gastos do presidente dos EUA com a Justiça. A atriz pornô Stormy Daniels, cujo nome real é Stephanie Clifford, foi condenada …

McDonald's vai reduzir uso de antibióticos na produção da carne

A resistência aos antibióticos representa uma ameaça à saúde global e à segurança alimentar. Quanto mais antibióticos são dados ao gado, mais rapidamente as bactérias podem se adaptar e se tornar resistentes. Quando se trata de …

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade na Alemanha

Um “rio” de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, esta semana. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade, se …

Sonda da NASA captou o som do vento em Marte

A sonda InSight da NASA pousou em Marte em 26 de novembro, tendo a missão de estudar o interior do Planeta Vermelho. Por enquanto, nos presenteou com o som do vento no nosso planeta vizinho. No …

Voyager 2 da NASA já entrou no espaço interestelar

Pela segunda vez na história, um objeto feito pelo homem alcançou o espaço entre as estrelas. A sonda Voyager 2 da NASA saiu da heliosfera – a bolha protetora de partículas e campos magnéticos criada …