Paraplégicos voltam a andar graças a um implante wireless

Um tratamento inovador, com recurso a neurotecnologia, permitiu que três pacientes com paralisia total nas pernas voltassem a andar. O recurso a um implante wireless que estimulou eletricamente suas medulas espinhais possibilitou o “milagre”.

Os cientistas suíços Grégoire Courtine e Jocelyne Bloch, do Hospital Universitário de Lausanne (CHUV) e da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), divulgaram os resultados desse tratamento inovador em um artigo científico publicado na Nature.

Depois de alguns meses de treino, os três pacientes que apresentavam lesões crônicas da medula espinhal há mais de quatro anos, com “deficits motores permanentes ou paralisia completa” dos membros inferiores, conseguiram andar e controlar os músculos voluntariamente, mesmo sem a presença da estimulação elétrica.

O procedimento, intitulado STIMO – Stimulation Movement Overground, revelou resultados sem precedentes, com efeitos positivos logo desde os primeiros tratamentos, recorrendo a “neurotecnologias específicas para estimulação da medula espinhal”.

Através de “um gerador de impulsos implantado, com capacidades de disparo em tempo real”, os pacientes receberam explosões elétricas de “estimulação espacialmente seletiva”, visando regiões específicas, ligadas ao cérebro, conforme os movimentos musculares desejados, explicam os autores da pesquisa.

Sebastian Tobler, de 48 anos, vítima de um acidente com um buggy, David, de 28 anos, que sofreu um acidente desportivo, e Gert-Jan, de 35 anos, atropelado quando seguia de bicicleta para casa, tiveram implantados cirurgicamente uma série de 16 eletrodos na região lombar.

Cada eletrodo estava configurado para estimular áreas específicas da medula espinhal, associadas a certos grupos musculares, de modo a imitar os sinais que o cérebro efetuaria com o mesmo fim.

Os eletrodos estavam conectados a um gerador de impulsos implantável, usado para a estimulação cerebral em pacientes com o mal de Parkinson, mas que foi adaptado para as lesões na coluna.

Em apenas uma semana, após o início do tratamento, a “estimulação espaço-temporal tinha restabelecido o controle adaptativo dos músculos paralisados durante a caminhada no subsolo”, aponta o artigo científico.

“Depois de alguns meses, os participantes recuperaram o controle voluntário sobre músculos anteriormente paralisados sem estimulação, e podiam caminhar ou andar de bicicleta em ambientes ecológicos, durante a estimulação espaço-temporal”, notam os autores da pesquisa.

“Conseguimos comprovar o que já sabemos que ocorre nos animais, que o cérebro pode chegar a ativar de forma natural a medula espinhal“, explica Grégoire Courtine.

O maior desafio dos três participantes foi aprender a coordenar as mensagens do cérebro com os movimentos dos músculos. Mas passado esse obstáculo, “conseguiram caminhar com suporte de peso corporal [muletas ou andador] em tão somente uma semana. Em cinco meses conseguiram uma melhoria enorme do controle voluntário dos músculos”, constata Grégoire Courtine.

Com a eletroestimulação clássica, os pacientes voltavam ao estado de paralisia depois de ela ser desligada. Mas com o tratamento inovador, mesmo quando a eletroestimulação é desligada, o paciente consegue controlar os músculos voluntariamente.

“Cinco meses depois de começar o treino com estimulação elétrica dirigida, o sistema nervoso humano respondeu ainda mais profundamente do que esperávamos”, salienta Grégoire Courtine.

O próximo passo do estudo é consolidar os resultados em mais pacientes, para depois desenvolver uma neurotecnologia que possa ser utilizada em tratamentos hospitalares.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …