MIT lança jogo distópico que permite controlar uma pessoa real

MIT Media Lab / Twitter

Screenshot do trailer do jogo BeeMe criado pelo MIT

Durante o Halloween, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) vai lançar um jogo online onde os usuários poderão controlar, durante duas horas, uma pessoa real, que terá como objetivo salvar a humanidade de uma inteligência artificial (IA) maligna.

O MIT já é conhecido por lançar, em outubro, algumas das experiências mais assustadoras – desde algoritmos que alteram fotografias a inteligências artificiais que aprendem a escrever as próprias histórias de terror.

Agora, para o Halloween de 2018, o MIT teve outra ideia em mente para continuar a assustar com seus projetos: o programa “BeeMe” – uma experiência social e online em massa.

O novo projeto do MIT é descrito como “um jogo social massivo e imersivo”, que tem como objetivo “lançar uma nova luz sobre o potencial humano na nova era digital”, e é semelhante como um episódio qualquer de Black Mirror.

“Na noite de Halloween, às 23h um ator desistirá do seu livre arbítrio e deixará os usuários controlarem todas as suas ações“, disse Niccolo Pescetelli, pós-doutorado em inteligência coletiva no MIT Media Lab.

“O evento segue a história de uma IA com más intenções com o nome de Zookd, que acidentalmente foi lançada online. Os usuários da internet teriam que se coordenar em escala e coletivamente para ajudar o ator e personagem da história a derrotar o Zookd. Se falharem, as consequências poderiam ser desastrosas”, acrescentou Niccolo Pescetelli.

Controle sobre o indivíduo

Sob o lema: “Veja o que vejo. Ouça o que eu ouço. Controle as minhas ações. Controle a minha vontade. Seja eu”, o jogo ainda não se tornou público. No entanto, Pescetelli, através das contas sociais do programa BeeMe já começou a promover e revelar alguns detalhes importantes.

A pessoa controlada será um ator contratado, ainda desconhecido, assim como sua localização no início da experiência.

É esperado que o jogo dure duas horas, mas Pescetelli acrescentou que “será  o público que decidirá por quanto tempo o jogo vai durar”. O BeeMe terá limites em relação aos comandos que o público pode gerar para influenciar as decisões do ator.

Os usuários poderão ver e ouvir tudo o que o ator experienciar, a partir do seu ponto de vista. Contudo, serão incapazes de fazê-lo executar qualquer comando que possa colocar em risco a sua dignidade, privacidade ou bem-estar.

“Qualquer coisa que viole a lei ou que coloque em perigo o ator, sua privacidade ou imagem é estritamente proibida“, afirmou Pescetelli acrescentando ainda que “qualquer outra coisa é permitida” e que todo o MIT está curioso com o que pode acontecer.

O controle sobre o ator será entregue ao público através de um navegador de internet por duas maneiras.

Uma das maneiras propostas é escrever e enviar comandos personalizados como “fazer café”, “abrir a porta”, “fugir” e assim por diante. A outra maneira é através de um sistema de votação up and down, onde o comando mais votado ficará no topo, dando ao ator a ordem escolhida.

A origem da palavra Bee (abelha) surgiu pela comparação com o fato de que os usuários terão que agir coletivamente como uma “colmeia” para progredir no jogo.

“Muitas pessoas já jogaram um jogo de realidade aumentada, mas o BeeMe é a realidade aumentada”, disse Pescetelli em comunicado à imprensa.

“Em BeeMe, um indivíduo abre mão do seu livre arbítrio para salvar a humanidade – ou talvez para saber se a humanidade pode ser salva de alguma forma. Esse indivíduo corajoso concordará em deixar a internet conduzir todas as suas ações”, acrescenta.

“O BeeMe redefinirá a maneira como entendemos as interações sociais online e na vida real”, diz a descrição da experiência. “Isso vai incentivar o crowdsourcing e a inteligência coletiva até o extremo para ver onde quebra.”

O evento será transmitido ao vivo no site do jogo BeeMe. “Em teoria, não há limite para o número de usuários que a plataforma pode suportar, mas só teremos a certeza durante o a experiência”, afirmou Pescetelli.

A criação do BeeMe

O projeto foi criado por um grupo de oito pessoas e custou menos de 10 mil dólares, tendo sido divulgado quase em sigilo através de posts no Twitter, alguns dos quais com citações de Marshall McLuhan, Charles Darwin, Carl Jung e Émile Durkheim que ajudaram a criar mistério em volta do programa.

O programa BeeMe reflete sobre algo que parece divertido na superfície, mas que pode revelar algumas verdades ocultas sobre nós mesmos e a nossa sociedade digital.

BeeMe é um jogo distópico que promete alterar a cara das interações digitais, quebrando a quarta parede da internet e trazendo-a de volta à realidade. BeeMe quer reabrir uma séria, ainda que em tom de brincadeira, conversa sobre privacidade, ética, entretenimento e interações sociais”, afirma o comunicado enviado à Business Insider.

“É uma experiência interessante que vai testar a multidão, mais do que a pessoa”, disse à BBC Bernie Hogan, pesquisador no Instituto da Internet de Oxford.

Para o cientista, “será realmente esquisito no início, até meio anárquico. Algumas pessoas ficarão entediadas, mas algumas vão ficar – os motivados permanecerão e os que sentem que suas escolhas nunca são representadas estarão de saída”.

Através do jogo disponível durante o Halloween, saberemos se a humanidade se consegue unir para se salvar ou se falhará a missão do jogo, envolvendo-se em uma dramática desordem sem fim.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …