MIT lança jogo distópico que permite controlar uma pessoa real

MIT Media Lab / Twitter

Screenshot do trailer do jogo BeeMe criado pelo MIT

Durante o Halloween, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) vai lançar um jogo online onde os usuários poderão controlar, durante duas horas, uma pessoa real, que terá como objetivo salvar a humanidade de uma inteligência artificial (IA) maligna.

O MIT já é conhecido por lançar, em outubro, algumas das experiências mais assustadoras – desde algoritmos que alteram fotografias a inteligências artificiais que aprendem a escrever as próprias histórias de terror.

Agora, para o Halloween de 2018, o MIT teve outra ideia em mente para continuar a assustar com seus projetos: o programa “BeeMe” – uma experiência social e online em massa.

O novo projeto do MIT é descrito como “um jogo social massivo e imersivo”, que tem como objetivo “lançar uma nova luz sobre o potencial humano na nova era digital”, e é semelhante como um episódio qualquer de Black Mirror.

“Na noite de Halloween, às 23h um ator desistirá do seu livre arbítrio e deixará os usuários controlarem todas as suas ações“, disse Niccolo Pescetelli, pós-doutorado em inteligência coletiva no MIT Media Lab.

“O evento segue a história de uma IA com más intenções com o nome de Zookd, que acidentalmente foi lançada online. Os usuários da internet teriam que se coordenar em escala e coletivamente para ajudar o ator e personagem da história a derrotar o Zookd. Se falharem, as consequências poderiam ser desastrosas”, acrescentou Niccolo Pescetelli.

Controle sobre o indivíduo

Sob o lema: “Veja o que vejo. Ouça o que eu ouço. Controle as minhas ações. Controle a minha vontade. Seja eu”, o jogo ainda não se tornou público. No entanto, Pescetelli, através das contas sociais do programa BeeMe já começou a promover e revelar alguns detalhes importantes.

A pessoa controlada será um ator contratado, ainda desconhecido, assim como sua localização no início da experiência.

É esperado que o jogo dure duas horas, mas Pescetelli acrescentou que “será  o público que decidirá por quanto tempo o jogo vai durar”. O BeeMe terá limites em relação aos comandos que o público pode gerar para influenciar as decisões do ator.

Os usuários poderão ver e ouvir tudo o que o ator experienciar, a partir do seu ponto de vista. Contudo, serão incapazes de fazê-lo executar qualquer comando que possa colocar em risco a sua dignidade, privacidade ou bem-estar.

“Qualquer coisa que viole a lei ou que coloque em perigo o ator, sua privacidade ou imagem é estritamente proibida“, afirmou Pescetelli acrescentando ainda que “qualquer outra coisa é permitida” e que todo o MIT está curioso com o que pode acontecer.

O controle sobre o ator será entregue ao público através de um navegador de internet por duas maneiras.

Uma das maneiras propostas é escrever e enviar comandos personalizados como “fazer café”, “abrir a porta”, “fugir” e assim por diante. A outra maneira é através de um sistema de votação up and down, onde o comando mais votado ficará no topo, dando ao ator a ordem escolhida.

A origem da palavra Bee (abelha) surgiu pela comparação com o fato de que os usuários terão que agir coletivamente como uma “colmeia” para progredir no jogo.

“Muitas pessoas já jogaram um jogo de realidade aumentada, mas o BeeMe é a realidade aumentada”, disse Pescetelli em comunicado à imprensa.

“Em BeeMe, um indivíduo abre mão do seu livre arbítrio para salvar a humanidade – ou talvez para saber se a humanidade pode ser salva de alguma forma. Esse indivíduo corajoso concordará em deixar a internet conduzir todas as suas ações”, acrescenta.

“O BeeMe redefinirá a maneira como entendemos as interações sociais online e na vida real”, diz a descrição da experiência. “Isso vai incentivar o crowdsourcing e a inteligência coletiva até o extremo para ver onde quebra.”

O evento será transmitido ao vivo no site do jogo BeeMe. “Em teoria, não há limite para o número de usuários que a plataforma pode suportar, mas só teremos a certeza durante o a experiência”, afirmou Pescetelli.

A criação do BeeMe

O projeto foi criado por um grupo de oito pessoas e custou menos de 10 mil dólares, tendo sido divulgado quase em sigilo através de posts no Twitter, alguns dos quais com citações de Marshall McLuhan, Charles Darwin, Carl Jung e Émile Durkheim que ajudaram a criar mistério em volta do programa.

O programa BeeMe reflete sobre algo que parece divertido na superfície, mas que pode revelar algumas verdades ocultas sobre nós mesmos e a nossa sociedade digital.

BeeMe é um jogo distópico que promete alterar a cara das interações digitais, quebrando a quarta parede da internet e trazendo-a de volta à realidade. BeeMe quer reabrir uma séria, ainda que em tom de brincadeira, conversa sobre privacidade, ética, entretenimento e interações sociais”, afirma o comunicado enviado à Business Insider.

“É uma experiência interessante que vai testar a multidão, mais do que a pessoa”, disse à BBC Bernie Hogan, pesquisador no Instituto da Internet de Oxford.

Para o cientista, “será realmente esquisito no início, até meio anárquico. Algumas pessoas ficarão entediadas, mas algumas vão ficar – os motivados permanecerão e os que sentem que suas escolhas nunca são representadas estarão de saída”.

Através do jogo disponível durante o Halloween, saberemos se a humanidade se consegue unir para se salvar ou se falhará a missão do jogo, envolvendo-se em uma dramática desordem sem fim.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …