Policiais alemães são investigados por saudação nazista

Dois policiais federais alemães e um agente de segurança voluntário estão sendo investigados após uma testemunha ter relatado que viu o trio fazendo a saudação nazista e falando frases racistas em um bar na cidade de Rosenheim, no sul da Alemanha, informou neste sábado (01/09) a polícia bávara.

Em comunicado, a polícia disse que os comentários feitos pelos três homens ocorreram sob a influência do álcool e que eles estavam de folga no momento do incidente, ocorrido na noite de quinta-feira (30/08). Nenhum detalhe sobre os comentários foi divulgado. A polícia informou que está à procura de mais testemunhas.

Um porta-voz da polícia disse que os policiais federais têm entre 44 e 45 anos. A idade do guarda, que atua na segurança da cidade de forma voluntária, não foi divulgada. Na Baviera, tais guardas atuam na chamada Sicherheitswacht – uma força auxiliar controlada pela polícia – por até 40 horas por mês, sem salário.

Fazer a saudação nazista – que contém a frase “Heil Hitler” – em público é ilegal na Alemanha, assim como a exibição de símbolos nazistas. Em agosto do ano passado, um cidadão americano foi espancado em Dresden por fazer o gesto.

Duas semanas depois foi a vez de dois turistas chineses serem detidos em Berlim após fazerem o gesto em frente ao Reichstag.

O incidente ocorre em meio à crescente preocupação na Alemanha com a infiltração de membros da extrema-direita nas forças policiais da Alemanha. Recentemente, um episódio envolvendo a polícia de Dresden provocou escândalo no país.

Na semana passada, um policial de folga que participava ativamente de uma demonstração do grupo Pegida interpelou uma equipe de reportagem que havia supostamente filmado seu rosto e pediu para que outros policiais detivessem os jornalistas.

No ano passado, episódios de apologia ao nazismo entre membros das Forças Armadas da Alemanha também foram alvo de investigação por parte das autoridades após um tenente do Exército ter planejado realizar um ataque e fazê-lo parecer que foi executado por terroristas islâmicos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …

Governo brasileiro publica portaria sobre aborto retirando obrigatoriedade de informar polícia

Nova portaria publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial retira a obrigatoriedade de que a polícia seja avisada sobre a realização de abortos previstos em lei. O texto é assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. …

Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV

Por pouco não tivemos a ‘visita‘ de um asteroide na manhã desta quinta-feira (24). O evento era, basicamente, a cereja do bolo do que está sendo o anos de 2020. Quase! O objeto, chamado de ‘2020 …

Sarcófago de 'supervisor dos tronos' é desenterrado no Egito

Um sarcófago de pedra calcária e várias estatuetas funerárias ushebti foram descobertas na cidade egípcia de Minya, por uma missão arqueológica do país, liderada por Mostafa al-Waziry, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do …

Trump não se compromete com transferência pacífica de poder

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recusou-se a se comprometer com uma transferência pacífica de poder caso seja derrotado na eleição presidencial de 3 de novembro. "Vamos ver o que vai acontecer", disse Trump, ao …

TikTok impõe restrições em anúncios de emagrecimento para combater gordofobia

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (23) uma série de novas regras que restringem a veiculação de anúncios de aplicativos e suprimentos de emagrecimento dentro da plataforma. Segundo o comunicado oficial da rede social, o objetivo das …