Kennedy achava que Hitler sobreviveu à Segunda Guerra Mundial

Robert Knudsen / Wikimedia

O presidente John F. Kennedy fala ao país sobre o esforço espacial, em discurso na Rice University, em Houston, Texas (1962)

O presidente John F. Kennedy fala ao país sobre o esforço espacial, em discurso na Rice University, em Houston, Texas (1962)

À medida que o centenário do nascimento do presidente John F. Kennedy se aproxima, seu diário pessoal de 61 páginas a partir de 1945 está prestes a atingir o bloco de leilões. Uma passagem chocante revela que Kennedy acreditou que Adolf Hitler poderia ter sobrevivido após o fim da Segunda Guerra Mundial.

O diário do presidente norte-americano John F. Kennedy foi escrito numa época em que trabalhava como correspondente de guerra para as revistas Hearst. Ele mais tarde deu o livro a Deidre Henderson, que era sua assistente de pesquisa.

Segundo o jornal britânico The Independent, acredita-se ser o único diário do ex-presidente ainda em existência.

No próximo 26 de abril, o dia em que ele completaria seu centésimo aniversário, o diário irá a leilão. A RR Auction, de Boston, nos EUA, que está organizando a venda, espera conseguir US$ 200.000 para o artefato.

“Hitler tinha uma ambição ilimitada para o seu país que o tornava uma ameaça para a paz do mundo, mas tinha um mistério sobre ele na maneira como ele viveu e na maneira de sua morte que viverá e crescerá depois dele”, escreveu Kennedy depois de visitar os bunkers de Hitler em Berlim, e seu retiro no topo da montanha Eagle’s Nest, no verão de 1945, informou o Independent.

Depois de visitar o bunker onde Hitler supostamente cometeu suicídio, Kennedy estava cético acerca de sua morte.

A ideia de que Hitler terá encenado seu suicídio e fugido para a América do Sul não é nova. Segundo algumas testemunhas, Hitler foi enterrado no Paraguai. Mas segundo parece, o próprio John F. Kennedy faz parte das pessoas que acreditavam que Hitler poderá não ter morrido antes do fim da II Guerra Mundial.

“A sala onde Hitler deveria ter encontrado a sua morte mostrou paredes chamuscadas e vestígios de fogo”, escreveu ele. “Não há evidência completa, entretanto, que o corpo encontrado era o corpo de Hitler.”

Quando questionado sobre a entrada, a casa de leilões negou que Kennedy admirou Hitler, e exortou os leitores a não levar sua escrita fora de contexto.

Não há glorificação, e eu não tiraria isso do contexto“, disse Bobby Livingston, vice-presidente executivo de leilão RR, ao Independent. “Acho que Kennedy foi um historiador e ele está escrevendo sua compreensão do lugar de Hitler na história.”

Henderson também compartilhou sua crença de que Kennedy não estava glorificando os nazistas ou Hitler. “Quando JFK disse que Hitler ‘tinha o material do qual as lendas são feitas’, ele estava falando do mistério que o rodeia, não do mal que ele demonstrou ao mundo”, Henderson disse à People Magazine.

“Em nenhum lugar neste diário, ou em qualquer de seus escritos, há alguma indicação de simpatia por crimes ou causas nazistas “, concluiu Henderson.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

França proíbe uso de hidroxicloroquina para tratar covid-19

Decisão foi tomada após parecer desfavorável do Conselho Superior de Saúde Pública. País é o primeiro a adotar proibição desde que OMS suspendeu testes com o medicamento no tratamento de pacientes com o novo coronavírus. A …

Netflix vai permitir reprodução de filmes e séries parcialmente baixados

Já faz um bom tempo que a Netflix liberou a função de baixar filmes e séries para ver offline e, agora, parece que a empresa trabalha em uma maneira de liberar a reprodução antes mesmo …

China revela 1ª apresentadora virtual desenvolvida por inteligência artificial e tecnologia 3D

Apresentada recentemente pela agência estatal chinesa Xinhua, a primeira apresentadora digital, feita com tecnologia 3D e inteligência artificial do mundo já está trabalhando. Batizada de Xin Xiaowei, a âncora humanoide replica à perfeição a aparência, feições, …

Esta massiva galáxia antiga não deveria existir, de acordo com astrônomos

Uma galáxia massiva similar à Via Láctea desafia a compreensão da formação de galáxias por astrofísicos. Estudo publicado na Nature revela que o sistema surgiu 1,5 bilhões de anos após o Big Bang, sendo o …

Pela 1ª vez, Twitter alerta para fake news em posts de Trump

Rede social marcou dois tuítes do presidente americano com sugestão para que usuários chequem os fatos, apontando que alegações "não têm fundamento". Em reação, Trump acusou plataforma de interferir em eleições. A rede social Twitter colocou, …

Arqueólogos creem ter solucionado mistério de pinturas rupestres aborígenes

Equipe de arqueólogos australianos descobriu raros exemplares de arte rupestre detalhada e em pequena escala com recurso a estênceis, em um abrigo rochoso do povo aborígene Marra. O achado teve lugar em uma caverna que servia …

Costa Rica realiza primeiro casamento homoafetivo da América Central e celebra avanço social

Duas mulheres se casaram na manhã desta terça-feira na Costa Rica, que se tornou o primeiro país da América Central a legalizar o casamento entre pessoas homoafetivas. A pandemia de coronavírus restringiu as comemorações. …

Novo coronavírus não se propaga facilmente pelo contato com superfícies e objetos

Nós sabíamos que o novo coronavírus poderia sobreviver em superfícies por determinados períodos de tempo, e que há detergentes especiais para o manterem longe, mas essa não era a principal forma de transmissão. Agora o Centro …

Sistema do Twitter falha em rotular mensagens falsas

Com o propósito de ajudar seus usuários a não serem vítimas da desinformação sobre a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), o Twitter investiu em mecanismos com base na inteligência artificial para rotular postagens falsas e …

EUA antecipam veto a entrada de estrangeiros que passaram pelo Brasil

Restrição passa a valer às 23h59 desta terça-feira, dois dias antes do anteriormente anunciado. Medida atinge cidadãos não americanos que estiveram em território brasileiro nos últimos 14 dias, salvo algumas exceções. O governo dos Estados Unidos …