Reviravolta: EUA abrem as portas para diálogo “sem exigências prévias” com a Coreia do Norte

unc-cfc-usfk / Flickr

O secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson

É uma reviravolta surpreendente na abordagem efetuada pelos EUA ao conflito com a Coreia do Norte. A administração de Donald Trump abre “a porta” ao “diálogo direto” com o regime de Kim Jong-un sem impor “condições prévias”, como o abandono do programa nuclear.

Os EUA sempre exigiram aos norte-coreanos a renúncia ao armamento nuclear como ponto preliminar para qualquer conversa, com vista a uma solução para a tensão latente entre os dois países.

Agora, o secretário de Estado Rex Tillerson oferece à Coreia do Norte “um diálogo direto e sem condições prévias”, conforme referiu em coletiva de imprensa em Washington, segundo adianta a CNN.

A proposta é mais surpreendente do que quando, há cerca de 15 dias, a Coreia do Norte lançou aquele que foi descrito como o seu míssil intercontinental mais poderoso, que teria capacidade para atingir todo o território dos EUA.

É também uma abordagem completamente contrária ao o discurso oficial de Trump que chegou a ameaçar lançar um ataque militar “esmagador” contra o regime de Kim Jong-un.

“Estamos prontos para conversar, a qualquer momento que a Coreia do Norte queira”, diz, agora, Tillerson.

O Secretário de Estado dos EUA afirma que não é viável pedir ao regime norte-coreano que desista do seu programa nuclear, frisando que Trump também concorda com a ideia.

“Não é realista dizer que só vamos falar se aparecerem à mesa prontos para desistir do seu programa”, salienta Tillerson, segundo cita a CNN. “Investiram muito nele e o presidente [Donald Trump] está também muito realista em relação a isso”, constata.

Assim, os EUA estão “preparados para o primeiro encontro sem pré-condições”, frisa Tillerson. “Vamos simplesmente nos encontrar e podemos conversar sobre o tempo se quiserem”, acrescenta. “Mas podemos, pelo menos, nos sentar e nos vermos cara a cara e depois, podemos começar a traçar um mapa, um roteiro daquilo em que podemos estar interessados em trabalhar”, diz ainda.

A única exigência de Tillerson para que o diálogo ocorra é um “período de calma” nos testes de mísseis norte-coreanos. Pois, sem isso, seria “muito difícil ter discussões produtivas”, diz.

Durante a mesma coletiva, Tillerson abordou, ainda, as conversas diplomáticas com a China, referindo que têm abordado uma atuação conjunta perante um eventual colapso do regime norte-coreano.

O Secretário de Estado revelou também que os EUA se comprometeram com os chineses a se afastarem da fronteira norte-coreana, mantendo apenas um papel interveniente na questão das armas nucleares, para que não caiam “em mãos indesejáveis”.

Cibera // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …